Buscar

TRANSPORTES NAS CÉLULAS

Prévia do material em texto

Transportes nas células
	Pode-se dizer que as substancias hidrofóbicas que são solúveis em lipídios atravessam a membrana mais facilmente; enquanto substancias hidrofílicas que são insolúveis em lipídios tem mais dificuldade de atravessar a membrana, por questão de natureza e afinidade, e por este motivo precisam de mecanismos especiais para o seu transportes. 
	Assim, os transportes que ocorrem nas células podem ser do tipo passivo e ativo. 
Transporte passivo
	O transporte passivo é um processo de passagem de componentes pela membrana plasmática sem o gasto de energia, podendo ocorrer de três formas:
· Osmose: é um processo em que a água se move do meio menos concentrado para o mais concentrado, ou seja, do hipotônico para o hipertônico, sem gasto de energia. 
· Difusão passiva: consiste na passagem espontânea de moléculas pequenas ou lipossolúveis do meio mais concentrado para o menos concentrado, ou seja, do hipertônico para o hipotônico, a favor do gradiente de concentração, sem gasto de energia. 
· Difusão facilitada: consiste no transporte de moléculas grandes não lipossolúveis, as quais não conseguem atravessar a membrana mais facilmente ou espontaneamente, sendo transportadas pelas proteínas presentes nas membranas, do sentido mais concentrado para o menos concentrado, ou seja, do hipertônico para o hipotônico, a favor do gradiente de concentração e sem gasto de energia. 
Transporte ativo
	O transporte ativo consiste em uma passagem de substancias contra o gradiente de concentração, que envolve o gasto de energia em forma de ATP. As moléculas passam do meio menos concentrado para o mais concentrado, ou seja, do hipotônico para o hipertônico gastando energia porque o transporte é mais difícil de ocorrer. 
	Um exemplo de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio. No estado de repouso, o meio intracelular está repleto de potássio e o meio extracelular está repleto de sódio. Ao sair do repouso, abrem-se os canais de sódio e este começa a entrar na célula; quando estes se fecham, se abrem os canais de potássio e este começa a sair da célula. Após isso, a bomba de sódio e potássio começa a funcionar de forma intensa, mandando o sódio de dentro onde estava menos concentrado para fora onde estava mais concentrado; e começa a mandar o potássio de fora onde estava menos concentrado para dentro onde estava mais concentrado todo este processo envolve gasto de energia em forma de ATP. 
Transporte em massa
	O transporte em massa consiste no transporte de várias substancias entrando e saindo da célula ao mesmo tempo. É responsável por transferir para o interior ou exterior da célula grupos de macromoléculas em bloco. Também é responsável pela eliminação de substancias desnecessárias ou prejudiciais à célula. 
	A endocitose consiste no transporte de grande quantidade de substancias de fora para dentro da célula, podendo ocorrer de duas formas:
· A fagocitose consiste no transporte de moléculas sólidas duras para dentro da célula. Por exemplo, quando há bactérias no organismo, os neutrófilos as capturam, englobam por meio da fagocitose e conseguem destruí-las dentro de si, graças aos lisossomos presentes que as digerem na tentativa de proteger o organismo. 
· A pinocitose consiste no transporte de moléculas líquidas para dentro da célula. Por exemplo quando chegam líquidos como a gordura, estes entram através da membrana dos adipócitos e são transportados por pinocitose. 
	A exocitose é o transporte de grande quantidade de substancias de dentro para fora da célula, como substancias produzidas pelas células que são armazenadas em vesículas que se fundem com a membrana e liberam esta no meio extracelular. Por exemplo, para que a sinapse ocorra, as vesículas que contém os neurotransmissores são tracionadas, juntando-se à membrana e liberando-as no meio extracelular, fazendo com que eles levem o impulso até o próximo neurônio, em um fenômeno conhecido como sinapse.

Continue navegando