Buscar

POLITICAS PUBLICAS 2

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Sobre a temática da Educação como direito de todos, assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que: I - comprovem finalidade não lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação; II - assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.
	 
	A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração anual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formação para o trabalho; V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.
	
	O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
	
	As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
	
	A Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
	Respondido em 25/01/2022 19:06:11
	
	Explicação:
A resposta correta é: A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração anual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formação para o trabalho; V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com a LDB, quando se trata dos níveis e das modalidades de educação e ensino, é incorreto afirmar que:
		
	
	A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
	 
	A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá optativamente estudos e práticas de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia.
	
	As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional.
	
	A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
	
	O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
	Respondido em 25/01/2022 18:45:43
	
	Explicação:
A resposta correta é: A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá optativamente estudos e práticas de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a inclusão educacional, enquanto política pública adotada pelo país para a educação de pessoas com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento na escola regular, é incorreto afirmar que:
		
	
	Visa desenvolver o ser humano em todos os aspectos, estilos e tempos, tratando a todos com equidade de oportunidades.
	
	A inclusão proporciona o reconhecimento do indivíduo como ele é, trata a deficiência como conceito cultural que impede a socialização e uma aprendizagem significativa.
	
	É o oferecimento de um ambiente escolar saudável, mudando as atitudes, as práticas, o currículo e a arquitetura para atender a todos.
	
	Incluir é perceber o educando como ser denso de possibilidades, não é vê-lo a partir somente da deficiência, mas sim como humano com habilidades diferentes e diversas.
	 
	Incluir é agrupar fisicamente alunos com deficiência em escolas, integrando-os ao ambiente e aos programas existentes, adaptando-os à escola.
	Respondido em 25/01/2022 18:46:28
	
	Explicação:
A resposta correta é: Incluir é agrupar fisicamente alunos com deficiência em escolas, integrando-os ao ambiente e aos programas existentes, adaptando-os à escola.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Decreto nº 5.154, de 23 de junho de 2004, que regulamenta artigos da LDB e estabelece diretrizes para a educação profissional, sofreu algumas alterações através do Decreto nº 8.268, de 18 de junho de 2014. Entre as alterações, passaram a vigorar, como premissas a serem observadas:
		
	
	A articulação entre a educação profissional técnica de Nível Médio e o Ensino Médio de forma integrada.
	
	Os objetivos contidos nas diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação.
	 
	A centralidade do trabalho como princípio educativo; e a indissociabilidade entre teoria e prática.
	
	A organização por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica.
	
	As exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.
	Respondido em 25/01/2022 18:38:43
	
	Explicação:
A resposta correta é: A centralidade do trabalho como princípio educativo; e a indissociabilidade entre teoria e prática.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	(CFB/1988) "Art. 212 - A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino." exceto
		
	
	A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, nos termos do plano nacional de educação.
	
	A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelos Estados na forma da lei.
	 
	A parcela da arrecadação de impostos transferida pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, ou pelos Estados aos respectivos Municípios, não é considerada, para efeito do cálculo previsto neste artigo, receita do governo que a transferir.
	 
	As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino.
	
	Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários.
	Respondido em 25/01/2022 18:59:22
	
	Explicação:
A resposta correta é: As cotas estaduais e municipais da arrecadação da contribuição social do salário-educação serão distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas respectivas redes públicas de ensino.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Constituição de 1988 rege nosso país e os governantes, inclusive o presidente, se guia por ela. Sobre a história da nossa Constituição e sua relação com a educação, é correto dizer que:
		
	
	A Constituição de 1988 foi feita em um momento político conturbado com a morte de Tancredo Neves, por isso é entendida como uma peça de museu e substituída por outras leis.
	
	A Constituição de 1988 é conhecida a partir dessadata, mas só foi reconhecida após 1996, ano em que vários dos seus itens foram finalmente aprovados, inclusive a LDB.
	
	Embora a Constituição seja de 1988, ela foi formulada durante as décadas de 60 e 70 do século XX e foi somente diante do Congresso que a obrigatoriedade da educação foi aprovada.
	
	A Constituição de 1988 acumula tradições diversas, demonstrando a nossa tendência democrática e nacionalista com base na valorização da educação, apesar de ter sofrido influências do pensamento monarquista brasileiro.
	 
	A Constituição de 1988 foi gestada após o término da ditadura militar no Brasil, é chamada de Constituição cidadã e reforça a Educação como um direito de todos os brasileiros.
	Respondido em 25/01/2022 18:40:02
	
	Explicação:
A resposta correta é: A Constituição de 1988 foi gestada após o término da ditadura militar no Brasil, é chamada de Constituição cidadã e reforça a Educação como um direito de todos os brasileiros.
A Constituição foi homologada em 1988, após o término da ditadura militar.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Brasil é um Estado Federal, composto pela união indissolúvel da União, dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, modelo definidor da forma de Estado que pode ser encontrado em sua primeira manifestação histórica:
		
	 
	quando da ocasião da celebração da Paz de Westfália, em 1648.
	
	ao final da Segunda Guerra Mundial, quando houve a formação da Organização das Nações Unidas, em 1945.
	
	com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, fruto da Revolução Francesa, de 1789.
	
	com a constituição dos Estados Unidos da América, em 1787.
	
	no momento da assinatura, por João Sem Terra, na Inglaterra, da Magna Carta, em 1215, dando origem ao constitucionalismo moderno.
	Respondido em 25/01/2022 18:40:23
	
	Explicação:
A resposta correta é: quando da ocasião da celebração da Paz de Westfália, em 1648.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O que caracteriza a dimensão "pública" de uma política é a sua:
		
	
	regularidade
	
	continuidade
	 
	imperatividade
	
	totalidade
	 
	publicidade
	Respondido em 25/01/2022 19:05:13
	
	Explicação:
A resposta correta é: imperatividade.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Educação e a formação docente, concebidas num campo de contradições e disputas hegemônicas, sempre foram um desafio a ser vencido. A política de formação dos profissionais da educação básica atual, Decreto n. 8.752/2016, tem como objetivos instituir o Programa Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica e articular ações das instituições de ensino superior vinculadas aos sistemas federal, estaduais e distrital de Educação, por meio da colaboração entre o Ministério da Educação, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Visa, portanto, atender às especificidades do exercício docente e aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, à formação dos profissionais da educação.
No cenário da temática acima, podemos considerar princípios da formação dos profissionais da Educação:
I - O compromisso com um projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação soberana, democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e dos grupos sociais.
II - O compromisso dos profissionais e das instituições com o aprendizado dos estudantes na idade certa, como forma de redução das desigualdades educacionais e sociais.
III - O diagnóstico e a identificação das necessidades de formação inicial e continuada de profissionais da educação e da capacidade de atendimento das instituições envolvidas, de acordo com o Planejamento Estratégico Nacional.
IV - A definição de ações, com revisões anuais, a serem desenvolvidas para o atendimento das necessidades de formação inicial e continuada, nas diferentes etapas e modalidades de ensino.
V - A valorização dos profissionais da educação, traduzida em políticas permanentes de estímulo à profissionalização, à progressão na carreira, à melhoria das condições de remuneração e à garantia de condições dignas de trabalho.
Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II e III.
	
	II, IV e V.
	 
	I, II e V.
	
	II, III e IV.
	
	III, IV e V.
	Respondido em 25/01/2022 18:48:31
	
	Explicação:
A resposta correta é: I, II e V.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Observe o Mapa dos Referenciais Legais da Política de Formação de Professores da Educação abaixo:
Fonte: Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, 2019.
A respeito da legislação brasileira sobre a formação docente, é incorreto afirmar que:
		
	 
	Na Constituição Federal de 1988, não há proposições para a formação docente, ato inaugurado pela LDB.
	
	A Lei n. 11.273/2006, autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica.
	
	As diretrizes para formação de professores contidos no PNE colocam a implementação de políticas públicas neste campo como condição e meio para o avanço científico e tecnológico do País. A formação inicial é desafiada a superar a histórica dicotomia entre teoria e prática, e a continuada deve ter como foco a formação em serviço.
	
	Iniciando pela LDB, destacam-se os arts. 61, 62 e 63, que se referem especificamente à FPEB. O primeiro texto da lei apresentava no art. 61 os fundamentos para formação, incluindo a associação entre teoria e prática e o aproveitamento de experiências anteriores.
	
	A Lei n. 11.502/2007 definiu que formação inicial deverá acontecer, preferencialmente, na modalidade presencial, conjugada com o uso de recursos da EaD e que a educação continuada utilizará, especialmente, os recursos da EaD.
	Respondido em 25/01/2022 18:52:26
	
	Explicação:
A resposta correta é: Na Constituição Federal de 1988, não há proposições para a formação docente, ato inaugurado pela LDB.

Continue navegando