Buscar

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL - QUESTIONÁRIO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO Nº 03
1) Da autoprimazia normativa, característica da norma constitucional, decorre o princípio da conformidade, segundo o qual nenhum ato do poder político – legislativo, executivo ou judiciário – pode ser praticado em desacordo com as normas e princípios constitucionais.
2) Na aplicação do princípio da interpretação das leis em conformidade com a Constituição, o intérprete deve considerar, no ato de interpretação, o princípio da prevalência da constituição e o princípio da conservação das normas.
3) O princípio da unidade da CF, como princípio interpretativo, prevê que esta deve ser interpretada de forma a se evitarem contradições, antinomias ou antagonismos entre suas normas.
4) Não existe relação hierárquica fixa entre os diversos critérios de interpretação da CF, pois todos os métodos conhecidos conduzem sempre a um resultado possível, nunca a um resultado que seja o unicamente correto. Essa pluralidade de métodos se converte em veículo da liberdade do juiz, mas essa liberdade é objetivamente vinculada, pois não pode o intérprete partir de resultados preconcebidos e, na tentativa de legitimá-los, moldar a norma aos seus preconceitos, mediante a utilização de uma pseudo-argumentação.
5) Podemos entender por mutação constitucional:
a) Que ela consiste na interpretação constitucional evolutiva.
b) Que ela pressupõe alguma modificação significativa do texto formal da Constituição.
c) Que pode ser mais limitada (emenda) ou mais extensa (revisão)
d) Que ela depende, necessariamente, da identificação de um caso de repristinação
6) No que diz respeito a interpretação constitucional e, especialmente, em conformidade com a doutrina de J.J.Gomes Canotilho, analise:
I. “O texto de uma Constituição deve ser interpretado de forma a evitar contradições (antinomias) entre suas normas e, sobretudo, entre princípios constitucionalmente estabelecidos. O intérprete deve considerar a Constituiçao na sua globalidade procurando harmonizar suas aparentes contradições; não pode interpretar suas disposições como normas isoladas e dispersas, mas sim como preceitos integrados em um sistema interno unitário de regras e princípios.”
II. “O intérprete não pode chegar a um resultado que subverta ou perturbe o esquema organizatório-funcional estabelecido pelo constituinte. Assim, a aplicação das normas constitucionais propostas pelo intérprete não pode implicar alteração na estrutura de repartição de poderes e exercício das competências constitucionais estabelecidas pelo constituinte originário.
Esses aspectos de interpretação dizem respeito, respectivamente, aos princípios:
a) Da harmonização e normativo-estruturante
b) Normativo-estruturante e hermenêutico-concretizador
c) Do efeito integrador e da unidade da Constituiçao
d) Da unidade da Constituição e da justeza
e) Da justeza e da força normativa da Constituição
7) A jurisprudência do STF é pacífica no sentido de que a hierarquia entre normas constitucionais originárias. Por isso, já se admitiu a declaração de inconstitucionalidade de determinadas normas em face de outras normas de maior precedência hierárquica.
8) A chamada interpretação conforme a Constituiçao somente é viável quando a norma constitucional apresentar vários significados, uns compatíveis com a Constituiçao, que, por isso, devem ser preferidos pelo intérprete,e outros com ela inconciliáveis.
9) O princípio de interpretação da Constituição segundo o qual, na solução de problemas jurídico-constitucionais, deve-se dar primazia aos critérios ou pontos de vista que favoreçam a integração política e social e o reforço da unidade política, denomina-se princípio da concordância prática ou da harmonização.
10) No entendimento de doutrinadores, não é considerado, dentre outros, como princípio e regra interpretativa das normas constitucionais:
a) A unidade da Constituição – interpretação de maneira a evitar contradições entre as normas constitucionais.
b) O efeito integrador – primazia aos critérios favorecedores da integração política e social.
c) A concordância prática ou a harmonização – coordenação e combinação dos bens jurídicos em conflito.
d) A força normativa da Constituição – adoção de interpretação que garanta maior eficácia e permanência das normas constitucionais.
e) A adoção da contradição dos princípios – os preceitos exigem uma interpretação explícita, excluindo-se a implícita.

Outros materiais