Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – INTRODUÇÃO A FILOSOFIA – AULA 03
· A filosofia grega surge como uma resposta racional às explicações místicas sobre os fatos naturais e o comportamento humano. O seu desenvolvimento ocorre a partir de discussões sobre as diferenças entre:
Conhecimento e misticismo.
· Desde a sua origem, o homem afirma, nega, deseja e recusa coisas e pessoas em sua vida cotidiana, atribuindo juízos de valor pelos quais se orienta. Contudo, em determinado momento histórico de seu desenvolvimento intelectual, o homem passou a conferir um caráter filosófico aos seus questionamentos, discutindo racionalmente antigas crenças e valores. Dessa forma, é correto afirmar que a filosofia:
Surge com a insatisfação do homem com as respostas místicas sobre as coisas do universo, a partir do uso da racionalidade para tentar explicá-las.
· Na Grécia antiga, as explicações para quase todas as coisas estavam centradas na natureza (physis) e no cosmos, assim como o próprio entendimento da realidade. O misticismo ainda influenciava o que se produzia de conhecimento e a “fúria dos deuses” ainda parecia responder aos questionamentos dos gregos para o que lhes acontecia, de bom ou de mal. Assim, temos que os primeiros problemas filosóficos gregos foram:
Cosmológicos.
· Na etapa de sua trajetória em que ainda se detinha em investigar a natureza (physis), na tentativa de explicar a origem do universo e da vida, a filosofia grega se desenvolveu através de grandes pensadores. Dentre eles, um é considerado como o primeiro filósofo. Esse filósofo é:
Tales de Mileto.
· No esforço por compreender de maneira racional as coisas e empregando sua capacidade intelectual, os filósofos clássicos gregos abordaram temas presentes ainda hoje em pesquisas científicas das mais variadas áreas do conhecimento. Dentre os temas com os quais a filosofia grega se ocupa, destacam-se três, que são:
A natureza, o homem e a felicidade.

Mais conteúdos dessa disciplina