Buscar

redação modelo desafios enfrentados pelos professores no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafios enfrentados pelos professores no Brasil
 No romance “A Ilha”, Aldous Huxley idealiza Uma sociedade harmônica que persegue será na mente a Felicidade. Em oposição a essa civilização fraterna, está a do Brasil atual, que se caracteriza por apresentar impasses com relação aos desafios enfrentados pelos professores. Nesse sentido, a desvalorização da profissão bem como o descaso e o desrespeito dos alunos são pontos relevantes desta problemática que devem ser debatidos. 
 Em primeira análise, é válido ressaltar que a figura do professor é, muitas vezes, rebaixada e ridicularizada pela sociedade contemporânea. Nesse prisma, o programa “Escolinha do Professor Raimundo” acerta ao representar, de maneira cômica, as dificuldades às quais os educadores são submetidos, criticando, devidamente, o salário por eles recebido. Assim, a falta de suporte do Estado na área da educação pública manifesta-se, entre outros efeitos, na remuneração injusta e nas condições precárias do ambiente de ensino, resultando na reduzida oferta de profissionais que aspiram a tais empregos.
 Em segunda análise, é imprescindível pontuar o desinteresse de diversos estudantes com a vida escolar, prejudicando o andamento das aulas e a ação do professor. Nesse viés, seriados adolescentes, como “iCarly”, “Drake Josh” e “Glee”, aproximam-se da realidade brasileira ao retratarem exemplos de relações conturbadas entre os alunos e seus educadores, sendo elas marcadas por discussões e, até mesmo, violência física. Dessa forma, os mestres no Brasil apresentam dificuldades em manter a atenção e o comportamento adequado dos jovens dentro de sala, culminando em formações educacionais defasadas que ameaçam o avanço do país.
 Torna-se evidente, portanto, que os desafios dos professores brasileiros na contemporaneidade precisam ser combatidos. Para isso, tendo como base a ideia de Nelson Mandela, segundo a qual a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, é dever do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), promover o respeito aos educadores no Brasil, por meio de campanhas nacionais de valorização da função e da melhoria salarial de tais profissionais, a fim de reduzir a condição injusta imposta aos mestres. Logo, a pátria avança na garantia de um cenário agradável e aproxima-se, de fato, da harmonia social idealizada por Huxley.
Por: Raquel Temponi
2

Continue navegando