Buscar

Atividade de Pesquisa 02 - Instrumentação em Higiene Ocupacional MARIA JOSE DE JESUS LIMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Pesquisa 02: Instrumentação em Higiene Ocupacional
INSTRUMENTAÇÃO EM 
HIGIENE OCUPACIONAL
Aluno (a): MARIA JOSE DE JESUS LIMA
Data: 08 /12 /2021
Atividade de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 6 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
Quais os principais efeitos biológicos da radiação ionizante?
R= Os efeitos da radiação ionizante na matéria podem ser divididos em nucleares, químicos, elétricos e biológicos:
Efeitos nucleares: Radiações como emissão de nêutrons, radiação alfa e radiação gama de alta energia podem induzir transmutações nucleares, tornando os núcleos atômicos instáveis e, consequentemente, radioativos.
Efeitos químicos: Entre os efeitos químicos da radiação ionizante, destaca-se a quebra de ligações químicas que resulta na formação de radicais livres altamente reativos.
Efeitos elétricos: A ionização de alguns compostos expostos a radiações ionizantes pode causar mudanças repentinas em sua condutividade, fazendo surgir picos de corrente elétrica, que podem danificar equipamentos sensíveis.
Efeitos biológicos: Os efeitos biológicos da radiação ionizante são bastante diversos. Atualmente, existem, por exemplo, terapias baseadas na exposição à radiação para o tratamento do câncer. Os efeitos biológicos desse tipo de radiação são divididos em duas categorias: determinísticos e estocásticos. Os efeitos determinísticos são imediatos, tais como queimaduras por radiação ou morte de tecidos. Já os efeitos estocásticos são relacionados à mutação do código genético das células e ao surgimento de câncer ou doenças hereditárias.
Qual a diferença entre radiação externa e interna ?
R= A Radiação externa é resultante de fontes externas ao corpo, proveniente dos raios X ou fontes radioativas. A Radiação interna, resulta da entrada de material radioativo no organismo por inalação, ingestão, ferimentos ou absorção pela pele. O tempo de manifestação dos efeitos causados por estas exposições pode ser tardio, os quais manifestam-se após 60 dias, ou imediatos, que ocorrem num período de poucas horas até 60 dias. Ou A exposição externa é resultante de fontes externas ao corpo, proveniente dos raios X ou fontes radioativas. A exposição interna, resulta da entrada de material radioativo no organismo por inalação, ingestão, ferimentos ou absorção pela pele.
Quais as metodologias básicas para se fazer a avaliação da radiação?
R= A avaliação da exposição à radiação deve ser feita através da monitoração ambiental (ou monitoração de área), popularmente conhecida por levantamento radiométrico ou radiometria
O que é energia sonora?
R= Energia Sonora é a energia presente em uma onda sonora. O som é o movimento da energia através de substâncias em ondas longitudinais (compressão / raridade). O som é produzido quando uma força faz com que um objeto ou substância vibre – a energia é transferida através da substância em uma onda. Normalmente, a energia no som é muito menor do que outras formas de energia.
O ruído é classificado em 3 modalidades, conforme as suas características físicas, quais são elas?
R= Conhecer os 3 tipos diferentes de ruído é de muita importância, uma vez que a configuração do equipamento que mede o Nível de Pressão Sonora (Decibelímetro) é diferente quando iremos levantar os valores de exposição para ruído contínuo e intermitente ou ruído de impacto
Ruído contínuo- O nome já dá a dica: é um barulho produzido de forma contínua tendo pouca ou nenhuma variação durante um período. Exemplos são máquinas de fábricas que ficam em operação por longas horas sem interrupção. 
Ruído intermitente- Ruído que conta com variações de intensidade, aumentando e diminuindo rapidamente. O barulho de britadeiras, trânsito de cidades ou de um trem ou metrô passando são exemplos do ruído intermitente.Quando equipamentos em uma indústria são sobrecarregados e o barulho que produzem é alterado por um certo período, também pode ser considerado um ruído intermitente.
Ruído de impacto - Esse tipo de ruído geralmente está vinculado a sons altos e com uma duração curta. Empresas de demolições, equipamentos de construção e pedreiras geralmente estão associadas a esse tipo de ruído quando, por exemplo, são realizadas implosões, detonações e outros barulhos de duração curta. Até mesmo disparos de arma de fogo são considerados ruídos de impacto.
Defina o limite de tolerância para ruído dos seguintes tempos de exposição:
a) 20 minutos: 108
b) 4 horas: 90
c) 8 horas: 85
d) 1 hora e 15 minutos: 98

Continue navegando

Outros materiais