Buscar

Atividade de envio 02 - Instrumentação em Higiene Ocupacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Pesquisa 02: Instrumentação em Higiene Ocupacional
INSTRUMENTAÇÃO EM 
HIGIENE OCUPACIONAL
Aluno (a): 
Data:09 /03 /2022
Atividade de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 6 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
Quais os principais efeitos biológicos da radiação ionizante?
R.: A exposição do tecido vivo a radiação ionizante resulta em dano às células componentes. Tal dano por radiação pode ser útil para a humanidade (assim como no tratamento de câncer sob condições controladas cuidadosamente), mas sob a maioria das condições deve ser evitado ao máximo possíve. Os possíveis efeitos estão resumidos em :
Efeitos agudos: Eritema, alteração sanguinea, esterelidade, morte.
Efeitos crônicos: câncer, defeitos hereditários.
Qual a diferença entre radiação externa e interna ?
R.: Radiação externa: A contaminação externa ocorre quando o material radioativo entra em contato com a pele, o cabelo ou as roupas de uma pessoa.
Radiação interna: A contaminação interna pode ocorrer quando o material radioativo é engolido ou inalado. A contaminação interna também pode ocorrer quando o material radioativo entra no corpo através de uma ferida aberta. Diferentes materiais radioativos podem se acumular em diferentes órgãos do corpo.
Quais as metodologias básicas para se fazer a avaliação da radiação?
R.: Avaliar os riscos para constatar sua presença (em caso de dúvida) e chegar a conclusões quanto a sua magnitude. A avaliação pode ser qualitativa, semi-quantitativa ou quantitativa. As avaliações qualitativas são baseadas em observação, experiências anteriores ou modelos. As avaliações quantitativas são baseadas, em geral, na comparação de resultados de medições com valores limites de exposição ocupacional recomendados e/ou legalmente adotados. Se tais valores não tiverem sido estabelecidos, o higienista ocupacional deve ter a capacidade de estabelecer seus próprios critérios de avaliação. Inclusive, quando riscos sérios para a saúde são óbvios e evidentes, a recomendação de medidas preventivas deve ser imediata, mesmo antes de ser feita uma avaliação quantitativa de risco.
O que é energia sonora?
R.: A energia sonora transforma-se em sinais elétricos no ouvido interno, que seguem por nervos até o cérebro e assim percebemos o som. A energia sonora pode ser produzida por instrumentos musicais através de sopro ou vibrações, que seguem o conceito de objetos se movimentando no ar em direções e velocidades diferentes. A energia sonora é transmitida através do ar, por um movimento molecular entre dois ou mais objetos, provocando uma onda sonora, por isso não existe som no vácuo. A onda sonora consiste em regiões de compressão das moléculas (moléculas próximas, pressão maior) e regiões de rarefação das moléculas (moléculas afastadas, pressão menor). O som pode ser produzido quando dois objetos estão em direções opostas ou, se estiverem na mesma direção, possuem velocidades diferentes.
O ruído é classificado em 3 modalidades, conforme as suas características físicas, quais são elas?
O ruído pode ser contínuo, variável, intermitente ou impulsivo, dependendo de como ele muda com o tempo. Ruído contínuo é o ruído que permanece constante e estável durante um determinado período de tempo. Operações diferentes ou diferentes fontes de ruído fazem com que o som mude com o tempo. O ruído é intermitente se houver uma mistura de períodos relativamente silenciosos e barulhentos. Impulsivo ou ruído de impacto é um ruído alto e curto, que dura menos de um segundo.
Defina o limite de tolerância para ruído dos seguintes tempos de exposição:
a) 20 minutos: 110dB
b) 4 horas: 90dB
c) 8 horas: 85 dB
d) 1 hora e 15 minutos: 98dB

Continue navegando