Buscar

formação territorial aula 4 OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fazer parte do Mercosul para o Brasil tem causado algumas vantagens e algumas desvantagens. E uma das maiores desvantagens, como membro do bloco, tendo em vista que é a maior economia do Mercosul, seria a dependência dos demais membros para tratativas comerciais importantes, principalmente, para seu desenvolvimento nacional e regional. Apesar de certas desvantagens na participação brasileira no bloco, é possível refletir a respeito de algumas vantagens que o bloco traz para o país, tanto em questões econômicas quanto políticas.
Uma das vantagens de o Brasil fazer parte do Mercosul é a facilitação do comércio entre as nações, e neste caso, o acordo ampliou o mercado para os produtos brasileiros, o que fez as importações intra-bloco aumentarem. Uma outra vantagem é em relação as trocas comerciais entre o Brasil e Argentina, essas trocas são mais equilibradas no setor de automóveis e eletrônicos, no sentido que um país supre a necessidade do outro. 
Existem vantagens na ótica política também, o bloco concede o aval para o fortalecimento de sua posição de liderança regional. Portanto economicamente, a característica mais relevante é o importante superávit do Brasil como membro do bloco, principalmente, nas exportações de mercadorias mais sofisticadas. Enquanto a pauta de exportação brasileira é dominada por produtos primários de baixo valor agregado, como minério de ferro, soja, milho e carne. O momento atual da economia brasileira é a do crescimento da primarização de sua pauta de exportação, contudo, o bloco, ainda, é um relevante destino de mercadorias brasileiras com maior valor agregado.

Continue navegando