Buscar

Articuladores e Montagem dos Modelos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Articuladores e Montagem dos Modelos
DEFINIÇÃO: Instrumento mecânico, que representam as A.T.Ms., mandíbulas e maxilas e simulam o relacionamento existentes entre os dentes superiores e inferiores.
OBJETIVO: Auxiliar as fases laboratoriais do trabalho protético, substituindo partes anatômicas por partes mecânicas equivalentes, imitando deste modo os movimentos fisiológicos. 
CLASSIFICAÇÃO: 1- ARTICULADORES NÃO AJUSTÁVEIS: Só reproduz movimento de charneira (abrir e fechar). VANTAGENS: Baixo custo, Simplicidade de montagem. DESVANTAGENS: Não realiza movimentos excêntricos mandibulares. Longo tempo clínico para ajuste. 2- ARTICULADORES SEMI-AJUSTÁVEIS (PARCIALMENTE AJUSTÁVEIS) Reprodução dos pontos inicial e final dos movimentos; Padrões aproximados de reprodução; Distâncias intercondilares: Pequena, Média, Grande. TIPO ARCON: Elementos condilares na parte inferior do instrumento e a guia condilar no ramo superior. Ex.: GNATUS BIO ART TMJ (totalmente ajustável). TIPO NÃO ARCON: Esferas condilares no ramo superior e guia condilar no ramo inferior. Ex.: DENTATUS. VANTAGENS: Reprodutividade dos movimentos mandibulares; Minimiza a necessidade de ajuste oclusais intra-orais; Fornece grande número de informações que se aproximam da realidade fisiológica do paciente Relação custo benefício/custo. DESVANTAGENS: Maior tempo para a transferência de informações do paciente para o articulador
ARTICULADORES TOTALMENTE AJUSTÁVEIS:Curvatura e direção da inclinação. Reprodução completa dos movimentos bordejantes da mandíbula;
3 AJUSTES: Ângulo da inclinação condilar, Distância intercondilar, Ângulo de Bennett.
INCLINAÇÃO DA CAVIDADE GLENÓIDE: Variação de paciente para paciente. 30*: média pré-estabelecida, Guia condilar: representa a fossa condilar. FINALIDADE: orientar os movimentos das esferas condilares tanto no sentido antero-posterior como lateral.
ÂNGULO DE BENNETT: 15*: média pré-estabelecida. Ângulo formado pela trajetória do processo condilar do lado de balanceio em seu movimento para baixo e para frente.
CONSTITUINTES DO ARTICULADOR: Corpo, Ramos superior e inferior. Guias: incisal e condilar.
GUIA INCISAL: FINALIDADE: Orientar e registrar a amplitude dos movimentos de lateralidade transmitidos pela haste do ramo superior.
CONSTITUINTES DO ARCO FACIAL: Olivas articulares; Forquilhas ou garfo intra-oral; Glabela.
ARTICULADORES: Um articulador somente é preciso na medida do conhecimento do clínico que o usa.
FINALIDADES DOS ARTICULADORES: Fixar posições de referência; Reproduzir movimentos mandibulares; Diagnóstico; Estudo e planejamento do trabalho protético; Montagem dos dentes artificiais; Ajuste oclusal.
SEQÜÊNCIA DE MONTAGEM DOS MODELOS EM ARTICULADOR: AJUSTE DO ARTICULADOR ÂNGULO DE BENNETT = 15*. GUIA CONDILAR = 30*. GUIA INCISAL=0.

Continue navegando