Buscar

Projeto PIM GTI - Autentic

Prévia do material em texto

20
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar III
Cursos Superiores de Tecnologia
Autentic – Empresa especializada em Soluções de Tecnologia
UNIP EaD (Planaltina-GO)
2021
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar III
Cursos Superiores de Tecnologia
Autentic – Empresa especializada em Soluções de Tecnologia
Nome(s): 	Jeferson dos Santos Morais
RA(s): 0412618
Curso: Gestão da Tecnologia da Informação
Semestre: 2º
UNIP EaD (Planaltina-GO)
2021
RESUMO
Com a contratação da empresa Autentic, o cinema terá um ganho de performance considerável, pois será entregue toda a estrutura necessária para que se possa gerenciar de forma mais precisa e transparente todos os processos percorridos para a entrega de um serviço satisfatório para os clientes do cinema. Será fornecido toda a modelagem dos processos de vendas de ingressos e lanches disponíveis no cinema. Essa implementação terá o auxílio da disciplina Modelagem de Processos. Com o auxílio da disciplina Redes de Computadores e Telecomunicação, será implementado toda a rede local LAN, interligando todos os equipamentos disponíveis para uso no ambiente. Em seguida, será apresentado uma pesquisa contando um pouco do sugirmento deste seguimento, também como seus desafios encontrados ao longo de seu surgimento, até as melhorias implementadas e as possíveis atualização do seguimento. Esta pesquisa só será realizada com o apoio da disciplina Metodologia Científica que nos forneceu todo o conhecimento necessário para que se possa explorer ao máximo, enriquecendo ainda mais a pesquisa.
Palavras-Chaves: Cinema. Modelagem de Processos. Redes de computadores e Telecomunicação. Metodologia Científica.
ABSTRACT
With the contracting of the Autentic company, the cinema will have a considerable performance gain, as all the necessary structure will be delivered so that all the processes used to deliver a satisfactory service to cinema customers can be managed more accurately and transparently. . All the modeling of ticket and snack sales processes available at the cinema will be provided. This implementation will be supported by the Process Modeling discipline. With the help of the Computer Networks and Telecommunication discipline, the entire local LAN network will be implemented, interconnecting all equipment available for use in the environment. Then, a survey will be presented, telling a little of the suggestion of this segment, as well as the challenges encountered throughout its emergence, up to the implemented improvements and possible updating of the segment. This research will only be carried out with the support of the Scientific Methodology discipline, which provided us with all the necessary knowledge so that it can be fully explored, further enriching the research.
Keywords: Cinema. Process Modeling. Computer Networks and Telecommunication. Scientific methodology.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	6
MODELAGEM DE PROCESSOS	7
Venda de ingresso	7
Venda de Lanche	8
REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÃO	10
Rede LAN	10
Listagem dos equipamentos	11
Tabela de configuração IP	11
METODOLOGIA CIENTÍFICA	13
Chegada do cinema ao Brasil	13
Número de salas no brasil	15
Número de cinemas internacional	15
Maiores produtores de filmes	15
Funcionamento de salas de cinema	16
Principais redes de cinema no Brasil	17
CONCLUSÃO	20
REFERÊNCIAS	21
INTRODUÇÃO
A empresa de cinemas, está em expansão em nossa cidade. Com o surgimento do primeiro serviço fornecido no estado de Mato Grosso, cidade de Barra do Garças, a empresa nasceu no ano de 2004. Desde então, com muito emprenho, o sucesso tem sido cada vez mais notável, chegando hoje, na cidade de Planaltina-GO.
Hoje, com 29 empresas por todo o território nacional. 
Com a chegada na cidade de Planaltina-GO, a intensão é continuar expandindo, e para que isso aconteça, a empresa Autentic, dará todo o suporte necessário na implementação de todos os recursos tecnológicos necessários para que o cinema funcione de forma excepcional. No mercado a mais de 20 anos, a empresa Autentic, é especializada em soluções de tecnologias, com um vasto currículo de clientes que contam com os serviços. Este investimento, será notório em todo o processo implementado no cinema, pois o fluxo de serviços fornecidos, ocorrerá de forma simples, porém eficiente para que não haja impacto nem congestionamento nos serviços disponíveis do cinema.
A pesquisa elaborada com o auxílio da disciplina Metodologia Científica, dará um norte para a empresa, sobre os desafios encontrados e as soluções que possam ser implementadas na evolução do seguimento.
 
MODELAGEM DE processos
Modelar processos significa representar em forma de diagrama, mapa ou modelo os processos atuais de um empreendimento, com intuito de documentar, entender e analisar o trabalho feito para transformar e automatizar. (Qualitor, 2020)
Venda de ingresso
Na implementação da modelagem do processo de venda de ingressos, os gestores poderão entender o fluxo de cada atividade de forma transparente a ponto de gerenciar e implementar melhorias conforme a utilização. Neste processo, o fluxo demonstra o passo a passo de cada ação realizada pelo cliente na compra de um ingresso, independente do ambiente que o cliente está solicitando. 
Figura 1 – Modelagem do processo de venda de ingresso
Fonte: Fonte própria, criada no programa Bizagi Modeler
Como ilustrado na figura acima, o cliente inicia o processo de compra do ingresso tendo disponível 4 opções:
· Compra pelo App;
· Compra pelo Terminal/Totem;
· Compra pelo site da administradora do shopping;
· Compra direto na bilheteria.
Em todas as opções, é possível de forma muito intuitiva, efetuar a compra do ingresso desejado para o acesso ao cinema. O processo de compra pelo site e pelo app, necessita de um cadastro prévio de usuário, pois devido a segurança, só é possível efetuar compras, quando realizado autenticação em ambos. Ao concluir o cadastro, o cliente será direcionado para a área de vendas, onde poderá escolher pelos filmes em cartaz, com a disponibilidade de sessões. Já pelo terminal ou direto na bilheteria, não necessita de autenticação. Nas opções de compra pelo terminal, site ou app, o cliente terá que validar um voucher que será disponibilizado ao final do pagamento, esse voucher pode ser impresso, ou pode ser apresentado via QRCode direto no smartphone. Após a escolha do filme desejado, o cliente validará o voucher na bilheteria onde será entregue os ingressos comprados.
Venda de Lanche
No fluxo da venda de lanches, o cliente tem o mesmo modelo de opções, que foi apresentado na venda de ingressos. Em todos os locais de vendas, o cliente poderá optar por comprar ou não o lanche junto ao ingresso. Nesta etapa, ainda poderá ser ofertado uma opção de compra direto da sala do cinema. Antes dos filmes iniciarem, em cada sala, possui um atendente da lanchonete, anotando pedidos que ainda podem ser realizados e entregues pelos próprios atendentes. Esta é mais uma opção de agilidade, comodidade e eficiência empregada pela empresa de cinema. 
Figura 2 - Modelagem do processo de venda de lanche
Fonte: Fonte própria, criada no programa Bizagi Modeler
No fluxo apresentado, segue todas as ações realizadas pelo cliente, desde a criação de um cadastro no site ou no app, pois será preciso a validação para a compra de itens e o cadastro de cartão de crédito, para a conclusão do pagamento. Até a conclusão da compra, para retirada dos itens na lanchonete. Esta comodidade ou facilidade de distintas opções para a venda de ingressos e/ou lanches, possibilitou um fluxo de atendimento muito mais ágil em toda a área do cinema.
O fluxo, pôde mapear as necessidades do projeto e proporcionou aos gestores do cinema, a possibilidade de poder experimentar uma oportunidade de entender as melhores ações para que em dias de pico, o serviço prestado, pudesse atender sem muitas dificuldades. 
A flexibilidade dos atendentes poderem se locomover para a realização de pedidos nas salas, antes do início dos filmes, proporcionou um atendimento muitomais eficiente e cômodo, tanto para os clientes, quanto para o desafogo na lanchonete.
Uma das possíveis melhorias a serem observadas, é a implementação da compra online, sem a necessidade de validação na bilheteria. Sendo validado apenas na portaria do cinema, via QRCode, possibilitando ainda mais a agilidade do atendimento prestado.
REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÃO
Rede de computadores é uma malha que interliga milhares de sistemas computacionais para a transmissão de dados. Também conhecidos como nós, esses dispositivos interconectados enviam, recebem e trocam tráfego de dados, voz e vídeo, graças ao hardware e software que compõe o ambiente. Fonte: https://www.controle.net/faq/rede-de-computadores
Rede LAN
O projeto de implementação da rede LAN no ambiente do cinema, levou em consideração a estrutura física do local e pôde mapear o melhor trajeto para a instalação de todos os equipamentos utilizados, para evitar ruídos na comunicação. Com o levantamento realizado nas reuniões de alinhamento, foi verificado toda a necessidade do cliente, levando em consideração o fluxo de pessoas pelo ambiente. Como o cinema opera com uma capacidade máxima de 15 salas, podendo alcançar uma público de até 4.000 pessoas. Foi necessário o estudo de campo, para analisar os melhores locais para instalação de todos os equipamentos.
Figura 3 – Projeto da rede LAN do cinema
Fonte: Fonte própria, criada no programa Packet Tracer
Como apresentado na figura acima, o projeto contemplou todas as exigências do cliente, a ponto de atender a demanda com excelência. Além do servidor de banco de dados, o servidor de firewall, realiza o controle de todo a rede do local, alcançando um melhor desempenho da rede e trazendo mais segurança para o negócio.
No estudo realizado, foi verificado que não havia necessidade de instalação de um equipamento access point ou roteador wireless em cada sala do cinema. Como as salas são próximas, bastou apenas a instalação de 5 equipamentos com capacidade de alcance atendendo de forma precisa a conexão de aparelhos sem fio.
Listagem dos equipamentos
Listados abaixo os equipamentos utilizados na infraestrutura da rede montada.
· 5 computadores na bilheteria;
· 5 Terminal/Totem;
· 15 computadores das salas de cinema;
· 3 notebooks da administração;
· 2 computadores da lanchonete;
· 4 servidores;
· 2 smartphones da bilheteria;
· 2 tablets da lanchonete;
· 1 notebook de apoio;
· 2 roteadores centrais;
· 2 switchs;
· 1 roteador wireless.
Tabela de configuração IP
Na utilização do modelo TCP/IP foi configurado a topologia física em estrela, onde o concentrador central são os switchs. Como possuem uma capacidade máxima de 20 portas, neste projeto foi necessário a utilização de dois switchs para atender à necessidade. Os roteadores utilizados, forma configurados com a necessidade de redundância para evitar uma interrupção abrupta da conexão.
A lista abaixo, apresenta a configuração dos ip’s atribuídos aos equipamentos, utilizando a classe C do protocolo IPv4.
Figura 4 – Configuração dos equipamentos Roteador Central
Fonte: Fonte própria, criada no Excel
Figura 5 – Configuração dos equipamentos Roteador Auxiliar
Fonte: Fonte própria, criada no Excel
Metodologia científica
Entendo que a metodologia científica, se baseia no estudo da ciência e do conhecimento, traçando a compreensão de forma metodológica.
Esta pesquisa, tem como objetivo, explorar o cinema no âmbito nacional e internacional. Apresentando o processo de evolução até os dias de hoje.
A metodologia científica é o conjunto de processos escolhidos para investigar um fenômeno com rigor científico. São os métodos e as técnicas científicas. A partir de uma metodologia científica, o pesquisador pode testar, verificar e comprovar fenômenos de forma científica. Fonte: https://blog.mettzer.com/metodologia-cientifica/
Chegada do cinema ao Brasil
O cinema brasileiro teve como ponto de partida a sua primeira sessão, que foi realizada no Rio de Janeiro, em 1896. As primeiras filmagens remontam a 1897 e 1898, e as primeiras produções com histórias fictícias remontam ao começo do século XX. O Cinema Novo e o Cinema Marginal foram duas importantes correntes do cinema nacional. O cinema surgiu no final do século XX e esse feito é atribuído a Auguste e Louis, mais conhecidos como irmãos Lumière. Em 1895 eles inventaram um aparelho, chamado cinematógrafo, que tornou possível a reprodução de pequenas filmagens em telas. Esse feito permitiu que salas de cinema fossem construídas em todo o continente europeu. Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/artes/cinema-brasileiro.htm
Figura 6 – Cinematógrafo
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/artes/cinema-brasileiro.htm
Essa invenção chegou ao Brasil poucos meses depois da primeira demonstração pública do funcionamento de um cinematógrafo. Em 8 de julho de 1896, a primeira sessão de cinema foi realizada aqui no Brasil. Essa sessão aconteceu na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, exibindo pequenos filmetes que traziam filmagens de cidades europeias. Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/artes/cinema-brasileiro.htm
Com as primeiras aparições de imagens reproduzidas em forma de audiovisual, foi dando início da caminhada do cinema nacional. Com essa novidade se espalhando, logo se viu uma necessidade e oportunidade de negócio e investimento no ramo, já que para essas produções serem realizadas, seriam necessárias filmadoras. Com a chegada desses equipamentos, As primeiras filmagens realizadas no Brasil puderam ser feitas por Vittorio di Maio, Afonso Segreto e José Roberto Cunha Salles.
O dia do cinema no Brasil, é comemorado no dia 19 de julho. Esta data, marca o filme Baía de Guanabara que foi exibido no dia 19 de julho de 1898 no Rio de Janeiro. Afonso Segreto, em um dos seus retornos da Europa, gravou a uma vista da Baía de Guanabara, dando origem ao filme.
Apesar de não haver imagens do filme Baía de Guanabara, o dia 19 de junho de 1898, data de sua filmagem, é considerado o dia do cinema brasileiro, enquanto os cineastas italianos Paschoal Affonso e Segreto são considerados os primeiros cineastas no Brasil. Fonte: https://falauniversidades.com.br/cinema-brasileiro-quais-foram-os-primeiros-filmes-feitos-no-brasil/
Figura 7 – Imagem retrata o primeiro longa apresentado no Brasil
Fonte: https://falauniversidades.com.br/cinema-brasileiro-quais-foram-os-primeiros-filmes-feitos-no-brasil/
Embora toda essa repercussão, o primeiro filme gravado no Brasil, foi Chegada do Trem em Petrópolis, de 1897, gravado por Vittorio Di Maio. Um curta-metragem que apresenta a chegada de um trem na estação. Muitos desconfiaram de sua aparição, suspeitando de ter sido gravado fora do país. Porém, sua autenticidade foi comprovada.
Já o primeiro filme de ficção nacional é de 1908, Os Estranguladores, de Francisco Marzullo e Antônio Leal, com duração de 40 minutos. Apenas em 1914 foi feito um longa-metragem, chamado O Crime dos Banhados, dirigido por Francisco Santos, com mais de duas horas de duração. Fonte: https://falauniversidades.com.br/cinema-brasileiro-quais-foram-os-primeiros-filmes-feitos-no-brasil/
Já em 1930, com a criação do estúdio Cinédia, formam exibidos os principais filmes da época, sendo:
· Limite (1931), de Mário Peixoto;
· A Voz do Carnaval (1933), de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro;
· Ganga Bruta (1933) de Humberto Mauro.
Número de salas no brasil
No ano de 2019, foi um período em que especialistas do ramo, considerou um momento crítico para o cinema nacional. Mesmo assim, para surpresa de muitos, o país registrou um total de 3.507 salas de cinema e viu esse número ultrapassar o recorde anterior, de 3.300 salas, que persistia desde o fim dos anos 1970.
Número de cinemas internacional
· EUA: 5.628 cinemas;
· França: 2.033 cinemas;
· Itália: 1.152 cinemas;
· Rússia: 1.101 cinemas;
· Reino Unido: 751 cinemas. 
Maiores produtores de filmes
Em dados coletados pela super abril em 2015 e atualizado em 2019, esses são os maiores produtores de filmes no mundo. Para a surpresa de muitos, EUA não é a potência do ramo comsuperproduções de Hollywood. Índia e Nigéria, com suas Bollywood e Nollywood, superam com folga o número de produções.
· Índia: 1907
· Nigéria: 997
· EUA: 791
· China: 686
· Japão: 581
· França: 300
· Brasil (15º lugar): 129
Funcionamento de salas de cinema
Uma empresa de cinema, não tem nenhuma diferença de outras empresas de ramo distinto, em termos de negócio, enfrenta os mesmos problemas burocráticos que qualquer outra. Embora ofereça um produto diferente, é apenas um serviço comercializado como outro qualquer.
A construção de um ambiente adequado para se considerar cinema, necessita de levantamento de projeto, com os planos da obra, para que se possa, negociar um financiamento direto com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ou por intermédio de um agente financeiro, banco tradicional, que fora a ponte com o BNDES. Esse financiamento, vai depender do valor da obra. A linha de preço que define o formato, é estabelecido em R$ 7 milhões de reais.
Estudos demonstram uma preocupação, com empresas menores, que não conseguem concorrer com grandes empresas, ficando restritos a menores empréstimos bancários, empréstimos de outros parceiros, associação a redes maiores ou a venda de bens para arrecadar o valor necessário para o início da construção. A depender das vantagens e atrações do shopping, as empresas de cinema, se sentem cada vez mais atraídas a esse modelo de negócio.
O cuidado com os equipamentos é fundamental para se garantir qualidade na exibição cinematográfica, que é na verdade resultado da otimização de quatro aspectos (Emery, 1994): cópias, equipamentos, espaço físico e mão-de-obra. Fonte: https://silo.tips/download/empresas-exibidoras-de-cinema-no-brasil
Com relação às cópias, é preciso que as tenham produzidas em excelente qualidade, e estejam em ótimo estado de conservação, para evitar a deterioração com o decorrer do tempo. Embora, difícil de evitar, é sempre importante realizar novas cópias de tempos em tempos, levando em consideração os cuidados necessários.
Quanto aos equipamentos, a qualidade dos produtos, a instalação e dimensionamento é levado em consideração para que se evite uma má reprodução do filmes a serem exibidos.
O espaço físico, também é muito importante para o correto funcionamento do espetáculo. Distância da projeção, para não apresentar imagens menores, ou maiores, evitando imagens distorcidas. Distância correta das cadeiras, espaço de circulação, ar-condicionado, acústico, banheiros limpos. Todos esses fatores, determinam como será o conforto do público e o quão agradável se tornará essa experiência.
Quanto à mão-de-obra, os funcionários com vestimenta adequada, a simpatia, educação, sorriso no rosto e eficiência em prestar um bom atendimento são aspectos que contribui para tomar a ida ao cinema mais prazerosa. De nada adianta, se o profissional, responsável pela exibição do filme, não possuir experiência e conhecimento necessário para desempenhar seu trabalho de forma competente. 
Principais redes de cinema no Brasil
Cinemark é uma das três maiores redes de cinema do mundo. É uma empresa transnacional especializada em operar complexos cinematográficos multiplex, e sua sede brasileira fica na cidade de São Paulo. Seu parque exibidor é o maior do Brasil, presente em 42 cidades de 18 unidades da federação de todas as regiões do país, sendo composto por 79 complexos, totalizando 598 salas de cinema. Fonte: https://salasdecinemablog.wordpress.com/2016/05/20/historia-das-principais-empresas-de-salas-de-cinema-no-brasil/
A Cinépolis é uma rede de cinema no Brasil, sediada na cidade de São Paulo é originária do México. Seu parque exibidor é o segundo maior do Brasil, perdendo apenas para a Cinemark. Está presente em 33 cidades de 20 unidades da federação de todas as regiões do país, e seu parque exibidor conta com 45 complexos e 348 salas de cinema. Fonte: https://salasdecinemablog.wordpress.com/2016/05/20/historia-das-principais-empresas-de-salas-de-cinema-no-brasil/
A Moviecom é uma empresa brasileira do ramo de exibição cinematográfica, sediada na cidade de Botucatu e com escritório de operações na cidade de São Paulo. Está presente em 18 cidades de oito Unidades da Federação localizados em quase todas as regiões do país, à exceção da Região Sul e seu parque exibidor é composto por 21 complexos, perfazendo 103 salas. Fonte: https://salasdecinemablog.wordpress.com/2016/05/20/historia-das-principais-empresas-de-salas-de-cinema-no-brasil/
A United Cinemas International – UCI é uma cadeia de cinemas com sede no Reino Unido instalada em vários países do mundo. Pertence a National Amusements no Brasil e a Odeon & UCI Cinemas Group na Europa. Seu parque exibidor no Brasil é composto no total por 23 complexos, totalizando 196 salas. Fonte: https://salasdecinemablog.wordpress.com/2016/05/20/historia-das-principais-empresas-de-salas-de-cinema-no-brasil/
Kinoplex é uma empresa brasileira, que atua no ramo de exibição cinematográfica, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Está presente em 19 cidades de 11 Unidades da federação de quase todas as regiões do país, à exceção da Região Sul. Seu parque exibidor é composto, no total, por 42 complexos e 252 salas. Fonte: https://salasdecinemablog.wordpress.com/2016/05/20/historia-das-principais-empresas-de-salas-de-cinema-no-brasil/
Figura 8 – Tabela com as principais empresas de cinemas no Brasil.
Fonte: Tabela criada no programa excel, através de dados obtidos de https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Distribuidores_e_exibidores_de_cinema_do_Brasil
No Brasil, o público que mais frequenta o cinema, são pessoas entre as idades de 14 à 29 anos, sendo 51,5% deste público, masculino. Segundo levantamentos da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), no ano de 2020, os moradores do Distrito Federal foi a região que mais foi ao cinema, em comparação com o número de habitantes. Em seguida, ficaram Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima e Amazonas.
Hoje, no Brasil, existem 4 grandes distribuidoras de filmes que são a Warner Bros., Columbia (Disney, Buena Vista), UIP (Paramount, Universal, Dreamworks) e Fox (MGM). Além de outras independentes, como a Lumiére e a Playarte. Essas distribuidoras entram em contato com as empresas exibidoras de filmes, oferecendo seu portfólio.
CONCLUSÃO
Na elaboração do projeto, foi necessário desenvolver um plano de ação, traçando a melhor estratégia para a implementação tanto do fluxo de vendas quanto a estrutura da rede LAN, o projeto desenvolvido proporcionou um melhor planejamento de implementação. 
Na execução das atividades, a empresa Autentic, teve como auxílio, o conhecimento adquirido na disciplina Modelagem de Processos, que contribuiu de forma precisa na construção de todo o serviço entregue. 
Da mesma forma, contamos com o apoio da disciplina de Redes de Computadores e Telecomunicação, que expandiu nossos conhecimentos e nos garantiu uma vasta experiência na construção de redes, neste caso, LAN, entregue de forma a atender todas as necessidades entendidas.
Já a disciplina Metodologia Científica, nos mostrou um universo exploratório, onde conseguimos entregar alguns aspectos curiosos sobre o surgimento das salas de cinema no Brasil.
Este projeto foi necessário e esclarecedor, pois os gestores do cinema puderam acompanhar o processo do serviço prestado, da melhor forma possível. Entregando um serviço atraente, eficiente e satisfatório para o cliente final.
REFERÊNCIAS
CINEMA BRASILEIRO: QUAIS FORAM OS PRIMEIROS FILMES FEITOS NO BRASIL?. [S. l.], 27 out. 2021. Disponível em: https://falauniversidades.com.br/cinema-brasileiro-quais-foram-os-primeiros-filmes-feitos-no-brasil/. Acesso em: 23 nov. 2021.
CONTROLE.NET. O que é rede de computadores? Saiba mais sobre a tecnologia que nos conecta. [S. l.], [2021?] ano provável. Disponível em: https://www.controle.net/faq/rede-de-computadores. Acesso em: 27 nov. 2021.
G1. China supera EUA como país com mais salas de cinema do mundo. [S. l.], 20 dez. 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/china-supera-eua-como-pais-com-mais-salas-de-cinema-do-mundo.ghtml.Acesso em: 15 nov. 2021.
MUNDO. Cinema Brasileiro: Chegada do cinema ao Brasil. [S. l.], Sem nenhum ano de publicação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/artes/cinema-brasileiro.htm. Acesso em: 10 nov. 2021.
NOTÍCIAS. Brasil se torna o 10º maior mercado de cinema no mundo. [S. l.], 27 mar. 2017. Disponível em: https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-129726/. Acesso em: 12 nov. 2021.
OCA. Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. [S. l.], Sem nenhum ano de publicação. Disponível em: https://oca.ancine.gov.br/. Acesso em: 24 nov. 2021.
PODER360. Número de salas de cinema no Brasil quebra recorde estabelecido há 40 anos... Leia mais no texto original: [S. l.], 16 jan. 2020. Disponível em: https://www.poder360.com.br/midia/numero-de-salas-de-cinema-no-brasil-quebra-recorde-estabelecido-ha-40-anos/. Acesso em: 26 nov. 2021.
QUALITOR. Modelagem de processos: o que é, como funciona e como fazer?. [S. l.], 19 out. 2021. Disponível em: https://blog.qualitor.com.br/modelagem-de-processos-o-que-e-como-funciona-e-como-fazer/. Acesso em: 25 nov. 2021.
SUPER ABRIL. O atlas do Cinema. [S. l.], 4 nov. 2019. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/o-atlas-do-cinema/. Acesso em: 15 nov. 2021.
WIKIPEDIA. Distribuidores e exibidores de cinema do Brasil. [S. l.], Sem nenhum ano de publicação. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Distribuidores_e_exibidores_de_cinema_do_Brasil. Acesso em: 23 nov. 2021.
WORDPRESS. Histórias das principais empresas de salas de cinema no Brasil. [S. l.], 20 maio 2016. Disponível em: https://salasdecinemablog.wordpress.com/2016/05/20/historia-das-principais-empresas-de-salas-de-cinema-no-brasil/. Acesso em: 25 nov. 2021.

Continue navegando