Buscar

Perguntas e respostas sobre cabine de segurança biológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Francyne Vitoria Ferreira dos Santos RGM: 2318934-7 1ºE
Perguntas
1. Diferencie uma Cabine de Segurança Biológica (CSB) nível 1 e nível 2.
2. Diferencie os tipos A e B da cabine de Biossegurança nível 2.
3. Qual a diferença da CSB III das demais?
4. Como deve ser o procedimento pós-uso da CSB?
5. Em geral, qual o objetivo do estudo?
6. Descreva a metodologia utilizada e compare com os resultados atingidos.
7. As microbactérias podem ficar em aerossol? Existe a possibilidade de saída do microrganismo para o meio externo?
8. Quais as possíveis atividades de risco que contribuem para a perda de qualidade e possível contaminação na manipulação da CSB?
9. A utilização de álcool 70% e luz U.V para a descontaminação da CSB, é efetivo ?
10. Descreva o seu aprendizado com a leitura do Artigo.
Respostas
1- A CSB nível I oferece proteção ao manipulador e ao meio ambiente, mas não protege o produto a ser manipulado enquanto A CSB nível II protege os funcionários, o produto e o meio ambiente.
2- A maior diferença entre as cabines de segurança dos tipos A e B de nível 2 é que as de tipo A trabalhando com 70% de recirculado (reciclado) e a de B trabalha com o ar renovado, ou seja, um ar sempre novo.
3- A CBS III é totalmente fechada e a CBS II tem uma parte aberta.
4- Manter ligada a luz UV, passar álcool 70% com uma gaze e depois de seco passar o hipoclorito.
5- É ensinar a diferença entre cada cabine e qual a correta a ser utilizada em cada situação e nível para não acabar se expondo a riscos. 
6- Objetivo: verificar evidências da formação de aerossóis durante a manipulação de cepas de microbactérias e avaliar o efeito da descontaminação com solução de álcool 70% e exposição da área de trabalho da CSB à luz UV durante 15 minutos, após os procedimentos laboratoriais.
Entre as 38 placas expostas nas duas cabines durante o processamento dos ANT, 25 delas não houve crescimento, ou seja, menos da metade das placas não ouve crescimento nenhum mesmo sem a Limpeza.
Entre as 38 placas expostas após limpeza e descontaminação com álcool a 70% e exposição da superfície de trabalho com UV durante 15 minutos, após realização dos ANT, Nas 34 restantes, não houve crescimento, ou seja, apenas 10% das placas foram contaminas, então é muito difícil haver crescimento depois da descontaminação correta.
Entre as 30 placas colocadas nas duas cabines durante a realização da TIP , 16 placas restantes não houve crescimento. Quase a metade das placas (45%) teve crescimento
Conclusão: Apesar das placas que foram expostas durante o processamento dos ANT não tiveram metade delas um crescimento não se torna desprezível a limpeza das cabines, portanto podemos dizer que a limpeza e descontaminação com álcool a 70% e exposição da superfície de trabalho com UV durante 15 minutos é realmente efetiva, porem precisa ser melhor para que não haja crescimento nenhum.
7- Podem ficar. Existe sim a possibilidade, esses aerossóis podem sair da CSB dependendo da movimentação do manipulador, do local onde o manipulador está trabalhando, do fluxo de ar externo e do tamanho da abertura da CSB, ocasionando risco para o manipulador e para o ambiente.
8- A inserção e a retirada repetida dos braços dos manipuladores para dentro e para fora das cabines, a abertura e o fechamento das portas do laboratório, a colocação ou a operação imprópria dos materiais ou dos equipamentos dentro da cabine.
9- Sim, conforme o texto relata os resultados obtidos com a descontaminação das CSB com álcool a 70% e UV após realização dos procedimentos foi efetiva.
10- Aprendi um pouco mais sobre a CBS nível III e o nível de biossegurança que a utiliza (no caso NB4), sobre a formação de aerossóis e como podem sair da cabine de segurança por falta de atenção ou descuido do manipulador e que a Luz UV é um método secundário de descontaminação e deve ser usada em conjunto com outro método (como por exemplo: Álcool com o hipoclorito como o professor ensinou na aula de hoje)

Continue navegando