Buscar

1 E 2 SimuladoS AV - HISTÓRIA- FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS-2022-NOTAS 10

Prévia do material em texto

Simulado AV
	Teste seu conhecimento acumulado
	
		
		Disc.: DIDÁTICA   
	Aluno(a): WILSON DE JESUS MACHADO MIRANDA
	202103606938
	Acertos: 10,0 de 10,0
	04/01/2022
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
		
	
	Didática Mecânica
	
	Didática Tecnicista
	 
	Didática Fundamental
	
	Didática operacional
	
	Didática Piagetiana
	Respondido em 04/01/2022 09:08:25
		Explicação:
A didática para assumir um papel significativo na formação do educador não poderá reduzir-se e dedicar-se somente ao ensino de meios e mecanismos pelos quais desenvolvem um processo de ensino-aprendizagem, e sim, deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Comenius foi um dos grandes pensadores da Didática. Tendo formulado ideias e propostas inovadoras para sua época, já no século XVII, em sua obra intitulada: A Didática Magna, o autor propõe uma reforma da escola, a qual visa:
		
	
	uma educação, uma teoria e um método para preparar o indivíduo para a cidadania, partindo da vida religiosa e fundamentado nas leis e estruturas da sociedade.
	 
	um ensino, uma aprendizagem e um método para preparar o indivíduo para a cidadania, partindo da vida religiosa-comunitária e fundamentado nas leis e estruturas da natureza.
	
	um ensino e um método para preparar o indivíduo para a cidadania, partindo da vida religiosa-comunitária e fundamentado nas leis da natureza.
	
	um ensino, uma aprendizagem e um método para preparar o trabalhador, partindo da vida religiosa-comunitária e fundamentado nas leis e estruturas da ciência.
	
	um ensino, uma aprendizagem e um método para preparar o indivíduo para a sociedade, partindo da vida comunitária e fundamentado nas leis e estruturas da comunidade.
	Respondido em 04/01/2022 09:10:20
		Explicação:
Na obra a Didática Magna, Comenius propõe uma reforma da escola na busca por um ensino, uma aprendizagem e um método para preparar o indivíduo para a cidadania, partindo da vida religiosa-comunitária e fundamentado nas leis e estruturas da natureza.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quando o professor apenas disserta o conteúdo à frente dos alunos, lançando mão da aula expositiva como estratégia de ensino e sendo ele o centro do processo de aprendizagem, significa que o método de ensino adotado é:
		
	 
	tradicional
	
	construtivista
	
	progressista
	
	dialético
	
	transformador
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na perspectiva tecnicista, entendia-se que a função principal do professor seria planejar, executar e avaliar o ensino. Esta concepção trazia subjacente a ideia de que a ação pedagógica poderia ser completamente prevista, predeterminada e totalmente controlada pelo professor. Mais recentemente, as diversas perspectivas críticas em educação têm contribuído para redefinir o fazer pedagógico, tendo em vista seus múltiplos determinantes, suas contradições e sua complexidade. Nessa abordagem crítica, podemos considerar como elementos fundamentais do planejamento:
I. a seleção de saberes que considere os conhecimentos prévios dos estudantes; o uso de diferentes fontes de informação e de conhecimentos.
II. a opção por estratégias de ensino baseadas somente nos livros didáticos que devem nortear o ensino do professor.
III. o estabelecimento de articulações entre o conhecimento escolar e os saberes do cotidiano que possibilitem a ampliação do conhecimento dos estudantes.
IV. a previsão dos encaminhamentos metodológicos, o conjunto de técnicas que devem ser adotadas como um fim em si mesmo.
Marque a resposta correta:
		
	 
	As afirmativas I e III são corretas.
	
	As afirmativas II e IV são corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV são corretas.
	
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	As afirmativas I e IV são corretas.
	Respondido em 04/01/2022 09:23:00
		Explicação: Na pedagogia crítica, progressista se estabelece relação entre o currículo disciplinar e o currículo real, vivido, os saberes dos educandos
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A avaliação tem estreita relação com a interpretação que o professor faz das respostas dadas, especialmente significativas dos alunos, funcionando como um processo de investigação. Nesse sentido, o professor que faz avaliação escolar pautado na perspectiva libertadora da educação centraliza sua atenção:
		
	 
	na formação integral do aluno.
	
	no domínio cognitivo e afetivo do aluno.
	
	no rendimento e resultado do aluno.
	
	na classificação e aprovação do aluno
	
	na assimilação da informação pelo aluno.
	Respondido em 04/01/2022 09:27:23
		Explicação:
Nesta perspectiva o processo de aprendizagem está voltado para uma formação integral do sujeito e sua atuação em sociedade na busca de um profissional articulado com o seu mundo. 
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com a dimensão do conteúdo, analise os objetivos que foram considerados quando da avaliação da aprendizagem de ensino em Educação Física: participar das atividades físico-esportivas desenvolvidas nas aulas; reconhecer a necessidade do espírito esportivo e da solidariedade nas atividades esportivas coletivas(ajudar o outro, dar segurança, contribuir com um ambiente favorável); demonstrar respeito pelos professores e colegas ; e demonstrar responsabilidade com as tarefas e o material pedagógico. Estes objetivos estão voltados para:
		
	
	a permissividade e objetivos espontâneos
	
	a teoria e necessidade de estar em dia com os conteúdos de ensino.
	
	a lógica do mercado de trabalho sem necessidade de articulá-la à lógica humana.
	
	os comportamentos específicos e técnicos
	 
	a formação integral do sujeito
	Respondido em 04/01/2022 09:28:43
		Explicação:
Trata-se de contemplar a formação integral do sujeito e não apenas formar atletas, com habilidades específicas, meramente técnicas.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para elaborar seu planejamento anual, a professora Paula M. buscou referencial em Zabala (1997), que classifica os conteúdos em:
		
	
	conceituais, globais e atitudinais;
	
	conceituais, normais e gerais.
	
	gerais, específicos e procedimentais;
	 
	conceituais, procedimentais e atitudinais;
	
	globais, específicos e especiais;
	spondido em 04/01/2022 09:29:49
		Explicação:
Conceituais que são os conteúdos de ensino, procedimentais e atitudinais são  subjetivos, tais como a formação de valores.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As novas tecnologias de comunicação e informação têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional. Diante dessa revolução o professor deve:
		
	
	ter uma atitude contida, precavida
	
	deixar sua apropriação para especialistas, posto que não está capacitado para trabalhar com elas
	 
	se apropriar dessas tecnologias e fazer uso pedagógico delas na escola
	
	buscar ações para neutralizar os efeitos do mundo moderno
	
	evitar para não se submeter à técnica
	Respondido em 04/01/2022 09:32:02
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Entre os instrumentos utilizados no processo ensino e aprendizagem, a professora Raquel, ao final de cada ciclo avaliativo, realiza uma "roda de conversa" com seus alunos para discutir as aprendizagens construídas, levando em consideração o desempenho individual, a participação e interesse nas aulas, as relações interpessoais vivenciadas e as atitudes conquistadas. Os alunos avaliam seu próprio desempenho, avaliam o professor, e esse, por sua vez, avalia a turma. Essa prática de avaliação está associada a quais concepções?
I. Democrática, embasada na autoavaliação e no saber-fazerdos alunos.
II. Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo.
III. Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem.
IV.Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	IV.
	 
	I e III.
	
	II e III.
	
	II.
	
	I e IV.
	Respondido em 04/01/2022 09:39:15
		Explicação:
I. Democrática, embasada na autoavaliação e no saber-fazer dos alunos. VERDADEIRO, POIS O ALUNO TAMBÉM PARTICIPA DE SUA AVALIAÇÃO
II. Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo.FALSA
III. Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem. VERDADEIRO, POIS A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SE DÁ EM PARCERIA E CONTEMPLA-SE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM DETRIMENTO DO PRODUTO FINAL
IV.Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos FALSO, NÃO SE TEM COMO OBJETIVO CLASSIFICAR OS ALUNOS EM MELHORES OU PIORES E SIM VALORIZAR O QUE CADA INDIVÍDUO CONSEGUIU PRODUZIR.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	À luz da "Educação Bancária", denominada por Paulo Freira, pode-se afirmar sobre o trabalho docente, EXCETO:
		
	
	O professor está no centro do processo e detém o saber, esperando que o aluno assimile-o passivamente.
	 
	Entre teoria e prática sempre haverá uma lacuna, cabe ao professor comparar dialeticamente essas duas lógicas e buscar a superação, a transformação, perseguindo novas respostas a partir do lugar que ocupa na sociedade.
	
	É um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante.
	
	Na visão "bancária" da educação, o "saber" é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber
	
	A única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los.
	Respondido em 04/01/2022 09:36:42
		Explicação:
O pensamento que defende que entre teoria e prática sempre haverá uma lacuna, e que caberá ao professor comparar dialeticamente essas duas lógicas e buscar a superação, a transformação, perseguindo novas respostas a partir do lugar que ocupa na sociedade, parte do campo progressista e não dos tradicionalistas, conservadores cuja concepção de educação Paulo Freire tachou de "Educação Bancária".
	
			Simulado AV
	Teste seu conhecimento acumulado
	
		
		Disc.: DIDÁTICA   
	Aluno(a): WILSON DE JESUS MACHADO MIRANDA
	202103606938
	Acertos: 10,0 de 10,0
	15/02/2022
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A partir dos anos de 1980, a pesquisadora Vera Candau ,juntamente com os outros autores brasileiros, iniciou uma série de questionamentos sobre a Didática para que esse conhecimento assumisse um posicionamento crítico, visando o rompimento com a Didática exclusivamente instrumental. Esse conceito de didática instrumental significa:
		
	
	um processo de ensino e aprendizagem em que o senso comum é trabalhado de forma dialética ao conhecimento científico.
	 
	uma prática pedagógica desvinculada do contexto sociocultural dos alunos;
	
	uma pedagogia onde se enfatiza o senso de coletividade e as contradições sociais;
	
	um fazer pedagógico voltado à valorização dos saberes dos educandos e os contextos em que estão inseridos;
	
	uma ideia de ensino e aprendizagem que leve em consideração as condições sociais, culturais, históricas da comunidade escolar;
	Respondido em 16/02/2022 09:38:23
		Explicação: A Didática instrumental volta-se para uma perspectiva neutra e para aos interesses do que visa atender ao mercado de trabalho, sendo a técnica usada com um fim em si mesmo.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. O trecho acima apresenta ideias de um documento publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Este documento ficou conhecido como:
		
	
	Documento de Manifestação dos Novos Educadores;
	
	Manifesto dos Primeiros Educadores da Educação Nova;
	 
	Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova;
	
	Documento de Manifesto dos Educadores da Escola Libertadora.
	
	Manifesto dos Pioneiros da Escola Libertadora;
	Respondido em 16/02/2022 09:41:45
		Explicação:
Manifesto lançado em 1932 por um grupo de 26 educadores e intelectuais propondo princípios e bases para uma reforma do sistema educacional brasileiro. Redigido por Fernando de Azevedo, foi assinado entre outros por Anísio Teixeira, M. B. Lourenço Filho, Heitor Lira, Carneiro Leão, Cecília Meireles e A. F. de Almeida Júnior.
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na atualidade, o professor deve possuir, ao menos, três competências para que os alunos aprendam.
1) Saber sobre a área que leciona. Isso não quer dizer que o professor deve saber tudo. Professor não é Google. Mas, que deve ser um estudioso em sua área, ser professor pesquisador que é aquele que transforma e se emancipa socialmente; exerce a praxis. 
2) Saber sobre os conteúdos da psicologia que contribuem para entender como funciona a mente dos alunos, como aprendem, partindo de referenciais teóricos, mas, (re) elaborando-os do lugar que ocupa na sociedade, contextualizando o processo de aprendizagem.
3) Saber sobre os conteúdos da didática (relacionamento professor/aluno, métodos de ensino, tendências pedagógicas, planejamento, currículo, entre outros), refletindo sobre os mesmos, buscando respostas permanentemente para sua prática, com autonomia.
Nessa perspectiva, é importante que os professores contribuam para que os alunos saibam:
		
	 
	Pensar.
	
	Reproduzir.
	
	Silenciar.
	
	Escutar.
	
	Memorizar.
	Respondido em 16/02/2022 09:42:48
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Paulo Freire, representante da pedagogia libertadora, faz uma crítica à pedagogia tradicional, atribuindo a esta prática o conceito de educação bancária e conteudista, uma vez que o professor deposita na mente do aluno uma massa de conhecimentos, visando o desenvolvimento moral e intelectual do mesmo. A perspectiva progressista libertadora da educação, por sua vez, tem como expectativa que os alunos:
		
	
	compreendam as matérias gravando os conteúdos e fazendo exercícios repetitivos.
	
	aceitem sua condição de vida como fato consumado e não a questionem;
	
	reproduzam de maneira clara e objetiva os conteúdos repassados pelo professor;
	 
	critiquem a realidade social posta, e modifica-la a partir da compreensão dos conteúdos estudos, debatidos e contextualizados;
	
	desenvolvam o individualismo, exigindo cada vez mais realizar seus interesses pessoais.
	Respondido em 16/02/2022 09:44:46
		Explicação: Importante o aluno licenciando no curso de formação docente compreender que a pedagogia libertadora de Paulo Freire tem um sentido que vai além do aprendizado da matéria para competir no mercado; que o licenciando compreenda que o sentido dessa prática está relacionado a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"É pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se atingir e como avaliar o que se pretende atingir". Estamos falando do ato de:
		
	
	Avaliar
	
	Criar
	
	Ensinar
	
	Estudar
	 
	Planejar
	Respondido em 16/02/2022 09:46:51
		Explicação:
Planejar, pensar no que se pretende fazer, como fazer, porque fazer
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0Em um plano de ensino ou de aula, enquanto os objetivos gerais devem ser construídos com verbos no infinitivo que traduzam ações/comportamentos do professor, os objetivos específicos devem ser um desdobramento dos objetivos gerais e devem ser construídos com verbos no infinitivo que traduzam ações/comportamentos do aluno. A partir dessas considerações, assinale a ÚNICA alternativa que apresenta um OBJETIVO GERAL.
		
	
	Pontuar textos narrativos, empregando os seguintes sinais de pontuação: ponto final, interrogação, exclamação e travessão.
	
	Identificar variedades linguísticas de diferentes regiões do Brasil.
	
	Produzir textos do gênero "Conto" com clareza, coesão e coerência.
	
	Reescrever textos em linguagem informal para linguagem formal.
	 
	Proporcionar o conhecimento de diferentes variedades da Língua Portuguesa.
	Respondido em 16/02/2022 09:49:02
		Explicação:
Objetivos Gerais são aqueles mais amplos e complexos que poderão ser alcançados, por exemplo, ao final da disciplina. O item ¿Proporcionar o conhecimento de diferentes variedades da Língua Portuguesa¿ requer uma capacidade mais ampla, que não envolve um conteúdo ou objetivo específico, mas um campo maior de conhecimentos da área de língua portuguesa. O objetivo geral projeta resultado relativo a execução de conteúdos e procedimentos mais abrangente do processo educativo.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) sobre o MULTICULTURALISMO 
 
1.   (   )  Multiculturalismo é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país. 
2.   (  ) A política multiculturalista visa resistir à homogeneidade cultural, principalmente quando esta homogeneidade é considerada única e legítima.
3.   (  )  O multiculturalismo assim como o interculturalismo, não reconhece que cada povo e cada grupo social desenvolvem uma identidade, pois não considera os costumes das minorias (exemplo: negros, mulheres, homossexuais) como cultura.
4.   (  )  O multiculturalismo permite pensar alternativas para as minorias, uma vez que dá um passo à frente ao assumir que todas as representações são os resultados de lutas sociais sobre significantes e seus significados.
      A sequência correta para essa questão é:
		
	 
	V, V, F, F
	
	V, V, V, F
	
	V, V, F, V
	
	F, V, V, V
	
	F, F, V, V
	Respondido em 16/02/2022 09:50:47
		Explicação:
A perspectiva do multiculturalismo é democrática, não há cidadãos melhores e piores; não há que se contemplar apenas as minorias, mas,todos os alunos inseridos no universo escolar.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A metodologia do ensino é uma das etapas do planejamento. Trata-se do procedimento que o professor vai adotar para trabalhar o conhecimento. Quando o professor inicia a aula perguntando o que os alunos conhecem a respeito de um determinado assunto e registra no quadro as respostas dos mesmos, fazendo indagações, dialogando com os educandos e explicando cientificamente o objeto de estudos em questão, significa que:
		
	 
	o aluno é representado no currículo escolar
	
	o currículo disciplinar é o que está predominando na prática docente
	
	o conteúdo é transmitido como verdade absoluta
	
	o saber do professor é o único que tem valor no processo de aprendizagem
	
	o professor está respaldando a prática na pedagogia tradicional de ensino
	Respondido em 16/02/2022 09:55:32
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A avaliação da aprendizagem é um dos elementos que constituem o planejamento de ensino. Em se tratando de concebermos a avaliação como aplicação de testes e provas, superdimensionando o resultado em detrimento do processo de aprendizagem, significa que estamos respaldando a prática na pedagogia:
		
	
	escolanovista
	
	libertadora
	
	progressista
	 
	tradicional
	
	construtivista
	Respondido em 16/02/2022 09:59:12
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Legitimar a ideologia dominante a partir do seguinte pensamento: "eu sou incapaz e, portanto, sou responsável pelo meu fracasso ou sucesso escolar e na vida", está de acordo com uma concepção de educação que compreende o homem como:
		
	
	sujeito da história.
	
	protagonista social.
	
	político e cultural
	 
	mero objeto condicionado.
	
	cidadão emancipado.
	Respondido em 16/02/2022 10:02:49
		Explicação:
O indivíduo se sente incapaz, como se ele fosse o único responsável por seu fracasso escolar e na vida e não as injustiças sociais; logo, não compreende que pode ser sujeito protagonista de sua história, se submete ao sistema, sendo objeto condicionado.

Continue navegando