Buscar

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 1 BIMESTRE 4 ANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTADO DO PARÁLOGO DA ESCOLA
PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
Rua Itamarati S/N – Bairro Novo Horizonte - Canaã dos Carajás-PA
 CEP 68537-000
	SEQUÊNCIA DIDÁTICA
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	Escola: Rede Municipal de Ensino
	Coordenador(a): 
	Professor(a):
	Ano/Turma: 4º 
	Quinzenal: 10/02/2022 a 03/03/2022
	Carga horária: 8 aulas
	Unidade Temática
	· Brincadeiras e Jogos
	Habilidades 
	(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.
(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
	Competências Gerais
	9. Empatia e Cooperação – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidade, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização das diversidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
	ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
	Objetos de conhecimento
	· Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.
	Estratégias, aplicação/fixação
	1ª e 2ª aula: 
· Leitura do texto em anexo – “Brincadeiras e jogos de origem indígena”.
· Roda de conversa com os alunos em relação à contribuição dos povos indígenas quanto a cultura do País.
· Propor um questionário (atividade) para verificar se a turma compreendeu o conteúdo abordado. (Em anexo após o texto).
3ª e 4ª aula: 
· Aula prática – Organizar a turma em círculo para realizar a atividade inicial: Alongamento dos membros inferiores e superiores.
· Aquecimento: Brincadeira do pique – pega. (Escolher um aluno para ser o pegador. Quem for capturado passará a ser o pegador e assim sucessivamente).
· Brincadeira - Corrida do Saci: A corrida é feita com uma perna só. Traça-se com um giz ou mesmo na areia, uma linha para indicar a chegada, e outra, a partida. Assim, todos os jogadores permanecem atrás da linha de partida.
Quando for dado o sinal, todos devem correr com uma perna só até a linha de chegada. Se for utilizado os dois pés em algum momento da corrida, o jogador fica fora de jogo. Vence quem conseguir chegar primeiro do outro lado com uma perna só.
· Brincadeira – Jogo da melancia: Nessa brincadeira, um grupo de crianças representará as melancias e ficarão agachadas com as cabeças para baixo. Elas estarão espalhadas pelo terreno. Uma delas será escolhida para representar o dono da plantação, responsável por cuidar de suas frutas. Essa criança deverá ser acompanhada por mais duas, que representarão os cachorros do dono da plantação. Esses animais o ajudam a vigiar o campo de melancias. Por sua vez, outro grupo representará os ladrões que ficarão responsáveis por tentar roubar as frutas sem que o dono perceba. Se o dono ou os cachorros pegaram um dos ladrões tentando roubar as melancias, eles correm atrás para o pegar. 
5ª e 6ª aula: Introdução aos jogos de origem africana.
· Organizar a turma para iniciar a roda de conversa quanto a origem das brincadeiras e jogos africano.
· Com a turma organizada, projete ou escreva no quadro a letra da música Escravos de Jó. Pergunte se todos conhecem e convide-os para cantar. Se quiser pode também colocar a música para ouvirem. Em seguida, diga que é uma cantiga popular de origem africana. Fale sobre o significado das palavras e seu contexto na tradição dos povos africanos. 
((Jó é um personagem bíblico do antigo testamento que possuía uma grande paciência. Nada indica que Jó tinha escravos e muito menos que jogavam o tal caxangá. Acredita-se que a cultura negra tenha se apropriado da figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os guerreiros que faziam o zigue zigue zá, seriam os escravos fugitivos que corriam em ziguezague para despistar o capitão-do-mato. O mais difícil de entender é o que seria o caxangá. Segundo o dicionário Tupi-Guarani-Português, a palavra vem de caá-çangá, que significa "mata extensa")).
· Em seguida levante um questionamento para os alunos:
Professor para conhecer mais sobre a cantiga acesse:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23638
7ª e 8ª aula:
· Aula prática – Organizar a turma em filas para realizar a atividade inicial: Alongamento dos membros inferiores e superiores.
· Aquecimento: Corrida de revezamento – estafeta. (Organizar a turma em duas fileiras; ao sinal do professor o primeiro de cada equipe deverá correr ao ponto determinado e em seguida retornar para o final da fila. A atividade é finalizada quando todos participarem da atividade.
· Brincadeira - Escravos de Jó: Juntos, em formato de círculo, todos começam a cantar a música. Nas primeiras fases, as pedrinhas são transferidas para o colega que está do lado direito, ou seja, em sentido anti-horário. Quando chegar no verso “Tira, põe, deixa ficar”, todos obedecem ao que diz a letra da música. No verso seguinte a passagem de pedrinhas é retomada, até que no trecho “Fazem zig-zig-zá” as pedras são movimentadas, mas sem entregá-las a ninguém. Os jogadores que errarem algum movimento serão eliminados da competição, até que reste apenas o vencedor. Confira, a letra mais tradicional da cantiga:
“Escravos de jó
Jogavam cachangá
Tira, põe, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-zá
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-zá”
· Brincadeira - Terra-mar: Originária de Moçambique, a brincadeira é muito fácil de ser executada. Basta riscar uma extensa linha no chão. De um lado deve-se escrever a palavra “terra” e do outro lado, a palavra “mar”. No começo todos podem ficar na terra. Porém, quando o professor gritar “mar!” todos devem pular para o lado contrário. O procedimento vai se repetindo, e o interessante é que as ordens sejam dadas cada vez mais rápidas.
· Brincadeira - Saltando o feijão: De origem nigeriana, o único material necessário para desenvolver a brincadeira é uma corda. Um dos participantes será escolhido para ser o “balançador”, que será o responsável por girar uma corda no chão. Os demais formarão um círculo ao seu redor e quando o balançador gira a corda no chão os colegas devem saltá-la sem que sejam atingidos. Se isso acontecer, o participante estará fora da competição. Aquele que ficar por último será o vencedor.
	AVALIAÇÃO
	· Participativa e contínua.
	RECURSOS
	Materiais
	· Corda, bola, lápis, caderno, caneta, borracha.
	ODAs – Objetos Digitais de Aprendizagem
	· ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BRINCADEIRAS E JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA - COM TEXTO E GABARITO (tudosaladeaula.com)
· Brincadeiras de origem africana - Planos de aula - 4º ano - Geografia (novaescola.org.br)
· 8 Jogos e Brincadeiras africanas populares - Dia da Consciência Negra (escolaeducacao.com.br)
ANEXO I
TEMA: BRINCADEIRAS E JOGOS DE ORIGEM INDÍGENA
O Brasil é formado por vários povos e recebeu influência de diversas culturas. O resultado é a mestiçagem específica que caracteriza as manifestações culturais nacionais. Um legado muito forte que nosso país recebeu veio da cultura dos povos indígenas que já ocupavam o Brasil quando os portugueses aqui chegaram. O legado indígena pode ser identificado em diversos campos culturais, culinários, jogos, música e artesanato. 
As brincadeiras indígenas são aquelas herdadas das culturas desenvolvidas pelos diversos grupos de índios do Brasil. Representam as brincadeirase os jogos indígenas que foram criados nas tribos para diversão, sobretudo das crianças. Geralmente, as próprias pessoas confeccionam os brinquedos utilizados em algumas dessas brincadeiras. 
Hoje vamos conhecer duas brincadeiras de origem indígena (Fonte: Toda Matéria)
Corrida do Saci
Relacionado com o personagem mais conhecido do nosso folclore, o saci. A corrida é feita com uma perna só. Traça-se com um giz ou mesmo na areia, uma linha para indicar a chegada, e outra, a partida. Assim, todos os jogadores permanecem atrás da linha de partida. Quando for dado o sinal, todos devem correr com uma perna só até a linha de chegada. Se for utilizado os dois pés em algum momento da corrida, o jogador fica fora de jogo. Vence quem conseguir chegar primeiro do outro lado com uma perna só.
Jogo da melancia
Nessa brincadeira, um grupo de crianças representará as melancias e ficarão agachadas com as cabeças para baixo. Elas estarão espalhadas pelo terreno. Uma delas será escolhida para representar o dono da plantação, responsável por cuidar de suas frutas. Essa criança deverá ser acompanhada por mais duas, que representarão os cachorros do dono da plantação. Esses animais o ajudam a vigiar o campo de melancias. Por sua vez, outro grupo representará os ladrões que ficarão responsáveis por tentar roubar as frutas sem que o dono perceba. Se o dono ou os cachorros pegaram um dos ladrões tentando roubar as melancias, eles correm atrás para o pegar.
CONCLUSÃO:
É essencial todos os brasileiros terem o conhecimento da grande contribuição que os indígenas deixaram para a cultura do nosso país. Além de conhecer, é importante respeitar e valorizar, pois uma cultura de um povo nunca é formada por apenas uma, mas sim, por uma diversidade cultural dos mais diversos povos. 
ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. O nosso país é formado por vários povos e recebeu influência de diversas culturas. O que isso provocou na cultura brasileira?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
2. Segundo o que estudamos, qual a cultura que o Brasil recebeu forte influência?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Em que campos culturais do comportamento dos brasileiros a tradição indígena deixou seu legado?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.  O texto diz que as próprias pessoas geralmente confeccionam seus brinquedos nos jogos indígenas. Isso significa que os brinquedos são:
a) artesanais.
b) tecnológicos.
c) industrializados.
d) sofisticados. 
5. Como ser vencedor no jogo da corrida do Saci?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.  Por que é importante respeitar e valorizar a cultura indígena?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BRINCADEIRAS E JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA - COM TEXTO E GABARITO (tudosaladeaula.com)

Continue navegando