Buscar

B PRATICA DE ENSINO EM BIOGEOGRAFIA_STELLA RIBEIRO DA SILVA_PLANO DE AULA E SEQUENCIA DIDATICA (1)

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA 
 
	PROFESSORA: Stella Ribeiro Da Silva 
	TURMA: 7° ano do Ensino Fundamental 
	TEMA: Cerrado
	DURAÇÃO: 2 aulas com duração de 50 min cada 
 
	HABILIDADES
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária)
 
	OBJETIVO
Identificar elementos que caracterizam o bioma cerrado 
Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social como, por exemplo, a utilização das plantas, das frutas do cerrado. Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações
Reconhecer a importância do cerrado como um bioma que abriga um terço das espécies vegetais e animais e a importância de sua preservação 
 
 
 
	 
ESPECÍFICOS
 Trabalhar com os alunos quais os conhecimentos que eles já possuem sobre o cerrado, qual a vegetação, os animais do nosso bioma. É interessante perguntar aos alunos se eles já observaram a paisagem local perto de suas casas, nos parques da sua cidade. O que eles podem falar sobre as árvores, como elas são; se eles acham que as pessoas contribuem para a preservação do nosso bioma; o que eles acham que se podem fazer para preservar esse ambiente.
	CONTEÚDO 
 Na aula os alunos já terão um conhecimento prévio sobre o cerrado. O enfoque da aula será sobre questões ambientais que nos últimos anos tem sido um tema muito debatido na nossa sociedade 
	METODOLOGIA 
 Aula expositiva de maneira interativa, contextualizando as discussões iniciais sobre o que eles acham que as pessoas contribuem para a preservação do nosso bioma; o que eles acham que se podem fazer para preservar esse ambiente.
	 AVALIAÇÃO 
Avaliar o envolvimento dos alunos em grupo para produzir e representar os cartazes através de desenhos e textos sobre elementos que caracterizam o cerrado (árvores, flores, animais, solo). 
	 REFERÊNCIAS 
 
ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) UFMG, Belo Horizonte - MG.
 
PENA, Rodolfo F. Alves. Cerrado: a caixa d'água do Brasil. Brasil Escola. 
TEIXEIRA, Victor. Os domínios morfoclimáticos do Brasil. 
WWF.2015.Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=WH0vFpurSa0
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 
Na primeira aula irei começar fazendo uma breve introdução sobre o bioma que iremos trabalhar. 
Contextualizando
A questão ambiental ultimamente tem sido um tema bastante comentado na sociedade. O mundo parece estar tomando conhecimento e em poucas vezes consciência da importância da preservação do meio ambiente. Infelizmente isso só vem acontecendo depois de diversos estudos e até mesmo catástrofes que enunciam que a natureza chora por tanta destruição. Temas como a água, o lixo, a preservação de biomas têm tomado presença em meios de comunicação, livros, artigos. Inseridos nesse contexto todos temos que tomar consciência do nosso papel como cidadãos e responsáveis pelo bem estar de todos. Nesse sentido é importante aumentar os esforços no sentido de educar os alunos para aumentar a consciência ambiental.
 O cerrado é um dos temas de grande importância nessa conscientização, principalmente para os alunos que habitam no Centro-Oeste, pois está inserido em suas realidades. Há pouco tempo muitas pessoas pensavam que o Cerrado não tinha importância e que era uma área perdida. Hoje muito já se sabe, como: o Cerrado contém um terço da biodiversidade do nosso país, ele é o segundo maior bioma do Brasil ,20 % existe de sua formação original e apenas 2% de todo esse bioma está preservado em reservas ecológicas. Nesse sentido muito tem que ser feito para que o Cerrado não seja extinto, mas não é isso que temos visto. Devastação através da agricultura, lixo em locais inapropriados e poluição das nascentes são alguns dos descasos.Temos que conscientizar os alunos da importância desse bioma para o Brasil e consequentemente para o Mundo.
Pedirei que os alunos escrevam sobre o que eles sabem, já ouviram falar ou que imaginam sobre o Bioma Cerrado em uma folha de papel. Conforme eles forem terminando, deixarão em cima da minha mesa o que eles escreveram.
 Após toda a turma terminar pedirei que voluntários leiam o que está escrito no papel. Durante a leitura, irei gerar debates sobre o tema: Cerrado. Instigarei os alunos com perguntas referentes ao tema, fazendo pequenas intervenções durante as leituras.
 Para acabar a aula, pedir que os alunos pesquisem em casa curiosidades sobre o Cerrado
Na segunda aula farei uma síntese da aula anterior sobre o bioma cerrado , sobre a preservação do cerrado, o que as pessoas podem fazer para contribuir para essa preservação ,sanando dúvidas, explicando alguns conceitos referentes ao tema, comentando sobre a variedade de plantas e animais, ressaltando a importância e preservação da natureza local, aproveitando o material que os alunos trouxeram de casa das suas pesquisas sobre curiosidades do cerrado; em seguida irei passar para os alunos um vídeo disponível no Youtube ( Cerrado: o berço das águas) relacionado à paisagem do cerrado enfatizando a vegetação e o solo pertinentes a nossa região. Após o vídeo irei dividir a sala em grupos, distribuindo revistas, jornais, papel, cartolina e giz de cera. Para que os alunos montem um painel relativo ao filme, descrevendo as paisagens por meio de desenhos, relacionando a importância de se preservar a natureza. Montado os painéis, cada grupo falará brevemente sobre o que relatou em seu trabalho para seus colegas de classe.

Continue navegando

Outros materiais