Buscar

Hidrologia - Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HIDROLOGIA
Prova
1. Descreva UM dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos destacando sua importância. 
R: O instrumento de gestão outorga pelo uso da água assegura o controle qualitativo e quantitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso a água associado a uma garantia. Para tanto deverá considerar o impacto do lançamento ou da captação do corpo hídrico, diante o cenário real da bacia hidrográfica, e o atendimento às metas estabelecidas nos Planos de Recursos Hídricos, sobretudo, para as prioridades de uso estabelecidas pelo Comitê. Deve-se também respeitar a classe em que o corpo de água estiver enquadrado e a manutenção de condições adequadas ao transporte aquaviário, quando for o caso. A outorga do uso da água é importante pois garante ao usuário o direito de uso da água, condicionado à disponibilidade hídrica e à preservação dos usos múltiplos.
2. O que é regionalização hidrológica? Quais são os principais parâmetros que podem ser obtidos nesse processo? 
R: A regionalização hidrológica é uma técnica que permite transferir informação entre bacias hidrográficas semelhantes a sim de calcular em sítios que não dispõe de dados, as variáveis hidrológicas de interesse. Assim, a mesma caracteriza-se por ser uma ferramenta útil na gestão de recursos hídricos, e no que diz respeito ao terceiro instrumento da Lei 9433/97, a outorga do direito de uso dos recursos hídricos. Os principais parâmetros que podem ser obtidos são: vazão média de longo período, vazão mínima de duração variável de um a seis meses associada à probabilidade de ocorrência, curva de permanência de vazões, volume de armazenamento intra anual necessário para atender dada demanda.
3. Descreva que procedimentos vocês adotariam para a gestão dos recursos hídricos de uma pequena bacia hidrográfica, cujo principal uso do solo é a agricultura.
R: Adotar práticas agrícolas mais sustentáveis, evitando contaminação da água superficial e dos lençóis freáticos, não descartar resíduos no ambiente; Proteger as nascentes implantando: mata ciliares, e fazer o manejo adequado da água evitando represá-las; Proteger as águas litorâneas pensando na biodiversidade do local; Manejo de irrigação adequado, evitando desperdício e salinização do solo; Sistemas de captação de água da chuva.
4. Vocês foram contratados para fazer a regularização da outorga dos três barramentos do CCA. Quais os procedimentos e documentos necessários para atender essa demanda.
R: Outorgada o direito de uso ou interferência de recursos hídricos é um ato administrativo, de autorização ou concessão, mediante o qual o Poder Público faculta ao outorgado fazer uso da água por determinado tempo, finalidade e condição expressa no respectivo ato.  
Para obter-se a outorga dos três barramentos do CCA e, assim, fazer a regularização, seriam necessários os seguintes procedimentos:
1º Procurar a Diretoria de Bacia do DAEE cuja área de atuação seja a mesma do seu empreendimento ou uso, ou seja, execução de obras que possam alterar o regime dos cursos d’água.
2º Dar entrada com o devido requerimento e a documentação necessária:
- Formulários de requerimento:
· Cópia do ARF, emitido pelo DEPRN, ou do requerimento de sua expedição;
· Planta da barragem e do reservatório;
· Fotos da barragem, estruturas hidráulicas e reservatório, no caso de obra já existente;
· Planta e seções transversais da barragem, mostrando principalmente os seus órgãos de controle (descarregador de fundo, vertedouro etc.) em duas vias;
· Documento de posse ou cessão de uso das áreas envolvidas.
- Informações do empreendimento, documentos de posse ou cessão de uso da terra, do usuário;
- Projetos, estudos e detalhes das obras acompanhadas da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
- Protocolo/cópia do ARF (Atestado de Regularidade Florestal) emitido pelo DEPRN e da Licença de Instalação ou Funcionamento da CETESB;
- Relatório de avaliação de eficiência (RAE) do uso das águas;
3º O pedido será analisado pelos técnicos do DAEE e, se aprovado, as informações são cadastradas no sistema de informações e o pedido será encaminhado para a sede do DAEE.
4º Quando a outorga for emitida, já poderá ser feito o uso do recurso hídrico em questão.
5. Por que o conhecimento de hidrologia é importante na formação profissional em agroecologia? Exemplifique escolhendo uma ou mais dos processos estudados (precipitação, infiltração, evapotranspiração e escoamento superficial).
R: Em tempos em que os recursos hídricos, principalmente a água doce, estão ficando mais escassos. A quantidade de água disponível é finita e sua disponibilidade vem diminuindo devido ao crescimento populacional, desperdício, expansão de atividades agrícolas e contaminações adversas. O conhecimento da Hidrologia é importante para um profissional da Agroecologia pois permite o conhecimento a acerca de cursos de água existente e da dinâmica dessa água no sistema. Esse conhecimento possibilita a prospecção de poços de água e aquíferos além de alternativas que minimizem esses impactos causados cotidianamente. No que se refere a escoamento superficial, o papel de um profissional da agroecologia seria desenvolver maneiras de aproveitar essa água e amenizar os fenômenos provocados pelo deslocamento como por exemplo o uso de vegetação a fim de que as raízes segurem o solo e amenize o impacto de gotas d’água no solo e a velocidade de escoamento. A infiltração é um processo que afeta diretamente o escoamento superficial sendo responsável por inundações e erosões. A partir disso e de outros conhecimentos é possível dimensionar melhor: projetos de irrigação que em alguns casos podem causar salinização dos solos em regiões áridas e semiáridas, auxiliar nos projetos de irrigação na escolha do manancial e estudos de evaporação e infiltração de água no solo, regularização de cursos d’água e controle de inundações por meio de estudos de variação de vazão, previsão de vazões máximas e áreas de inundação, entre outros.

Continue navegando