Buscar

Documentação para Passaporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Preencher o formulário
Antes de preencher o formulário, é importante conferir se possuir toda a documentação necessária em via original. A documentação será usada no preenchimento do formulário e deverá ser apresentada no dia do atendimento presencial, sendo devolvida após a conferência. Não são aceitas cópias comuns nem autenticadas, em respeito ao Decreto 5.978 de 2006.
 
DOCUMENTAÇÃO
Documentação em comum para todos os casos
· Documento de identificação do solicitante e do acompanhante (caso o solicitante seja menor), em bom estado de conservação e que possua foto que identifica plenamente o titular. Menor de 12 anos pode apresentar certidão de nascimento.
Quais documentos de identificação são aceitos?
· Passaporte anterior, se houver, e se ainda estiver válido no dia do atendimento presencial. Caso tenha sido roubado ou furtado, deve ser apresentado Boletim de Ocorrência da Polícia Civil com a devida tipificação.
Dúvidas sobre apresentação do passaporte anterior
Menor de 18 anos
· Autorização para emissão de passaporte ao solicitante menor de 18 anos, a não ser que o menor seja emancipado e comprove sua emancipação. Além da autorização, menor e quem estiver lhe acompanhando devem apresentar documento de identificação.
Informações e modelos de autorização para menor
· Fotografia facial recente no caso de solicitante menor de 5 anos. A criança deve comparecer ao atendimento e a fotografia deve ser colorida, tamanho 5x7, sem data e de fundo branco.
Dúvidas sobre a fotografia 5 x 7
· Adoção Internacional? Neste caso, além dos documentos aqui elencados, deverão ser apresentados documentos específicos:
Adoção Internacional: documentação adicional
Solicitante que já teve alguma alteração no nome
· Certidão que demonstre todos os nomes anteriores e atual, na solicitação do primeiro passaporte. Na solicitação do segundo passaporte em diante, certidão que demonstre todos os nomes adotados após a emissão do último passaporte pela Polícia Federal.
Dúvidas sobre alteração de nome
Naturalizado solicitando primeiro passaporte
· Documento referente à naturalização, para naturalizados que estejam solicitando seu primeiro passaporte: se a naturalização ocorreu antes de 21/11/2017, o naturalizado deve apresentar RG com portaria de naturalização ou Certificado Naturalização; se a naturalização ocorreu após 21/11/2017, o naturalizado deve informar data de publicação da naturalização no Diário Oficial.
Indígena NÃO integrado
· Autorização da FUNAI é necessária ao indígena não integrado, que deverá ser acompanhado de representante da FUNAI. Nos casos em que o indígena, apesar de integrado, não possui algum dos documentos obrigatórios, a autorização também será aceita - como substituição ao documento faltante, desde que o indígena também se encontre acompanhado por representante da FUNAI.
Solicitante que tinha entre 18 e 70 anos na última eleição
· Deve estar em situação eleitoral regular todo brasileiro alfabetizado que tinha idade entre 18 e 70 anos na última eleição. Não sabe sua situação? Consulte o site do TSE.
Dúvidas sobre regularidade eleitoral
Homem que completa 19 a 45 anos nesse ano
· Deve estar regular com o Serviço Militar todo brasileiro do sexo masculino que complete entre 19 a 45 anos no ano corrente. Havendo irregularidade ou divergência cadastral, poderá ser solicitado algum documento.
Dúvidas sobre regularidade com o Serviço Militar
Brasileiro nascido no estrangeiro
· Para solicitar o primeiro passaporte junto à Polícia Federal, o brasileiro nascido no estrangeiro deverá apresentar um dos seguinte documentos, a depender das circunstâncias do seu nascimento:
· Certidão de Nascimento ou de Traslado, lavrada no livro "E" do Cartório de Registro Civil do 1º Ofício da comarca respectiva, quando:
a) pelo menos um dos pais era brasileiro e estava no estrangeiro A SERVIÇO DO BRASIL ou
b) o nascimento foi REGISTRADO EM REPARTIÇÃO CONSULAR BRASILEIRA ou
c) nascido entre 07/06/94 e 21/09/2007, foi registrado NOS TERMOS do Art. 95 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ou
d) o solicitante ainda é MENOR de 18 anos
· Certidão de Registro da Opção de Nacionalidade do Registro Civil de Pessoas Naturais ou cópia da Sentença de Opção de Nacionalidade quando:
O solicitante não se enquadra em nenhuma das opções anteriores e já atingiu a maioridade
Casos de urgência
· Comprovação da urgência: documentos que demonstrem a situação de urgência, seja ela de trabalho, estudo, saúde, ajuda humanitária, catástrofes naturais, situações que não poderiam ser previstas pelo titular etc.
Em quantos dias posso buscar o passaporte pronto?
· Comprovante de pagamento, somente nos casos em que o solicitante não tenha conseguido agendar seu atendimento.
  
Saiba mais:
Outras dúvidas sobre a documentação necessária
CANAIS DE PRESTAÇÃO
   Web :  
Ao final do preenchimento, será gerado um arquivo com 02 páginas: protocolo e boleto. No caso da solicitação de passaporte para menores, também será gerada uma terceira página, contendo a Autorização.
Preencher Formulário

Outros materiais