Buscar

RESUMO VIDEOS AUTOMAÇÃO

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Escola de Ciências Exatas e da Computação
Disciplina: Automação da Produção
Alunas: Fernanda Faria e Luma Almeida 
RESUMO SOBRE OS VÍDEOS
Vídeo 1: Industria 4.0- no setor de alimentos e bebidas.
O vídeo sobre “Insdústria 4.0- no setor de alimentos e bebidas” mostra que as evoluções tecnológicas estão cada vez mais rápidas em relação à informação e conectividade na linha de produção de alimentos que estão totalmente automatizadas, conectada e integrada. O grande avanço tecnológico com maquinas que são inteligentes e trocam informações entre si, diferenciam no produto que produzem por serem bem especionalizados e em escala sem interferência humana e com maior oportunidade e competividade no processo. 
A grande vantagem da indústria 4.0 é que não importa o tamanho do seu empreendimento se é de pequeno, médio ou grande porte, é só aplicar o conceito e estar preparado para as mudanças no mercado de trabalho. 
Excelente vídeo que mostra um complicado mais aberto futuro industrial. A sua analise é interessante, já que permite compreender onde estão os problemas mais graves, as vantagens e os limites do modelo. A nova indústria precisará de novos profissionais altamente capacitados. A nova educação vai ser tão importante quanto os investimentos. Sem pessoas preparadas, os investimentos e os avanços tecnológicos não serão produtivos. Agora os atores públicos e privados devem acompanhar essa nova tendência industrial.
Vídeo 2: Industria 4.0 já é realidade na fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em SBC.
A fábrica localizada em São Bernardo do Campo demonstra uma revolução e aplicação real da nova revolução industrial. Com isso a Mercedes-Benz não fez somente uma melhoria mais uma revolução na maneira como se faz caminhões, atingindo um novo patamar de produtividade. Através da conectividade de todo o processo foi alcançada, como uma automatização total da linha, elimina-se falhas humanas e eventuais perdas de tempo como consulta em papéis, pois a tecnologia trás ao colaborador tudo em um monitor mais facilmente consultado, trazendo assim uma maior interação entre o colaborador e a conectividade do processo.
 Com isso ganhou-se a diminuição do tempo de produção de cada caminhão, garantia de qualidade e ergonomia para o colaborador no processo.
Ressalta-se que as  tecnologias trouxeram melhoria da segurança, ergonomia, eficiência e capacidade de entrega do produto.
Video 3: Indústria 4.0 – Planta da Bosch em Blaichach, Alemanha. 
A fábrica da empresa Bosch localizada em Blaichach na Alemanha tinha grandes chances e oportunidades para a implementação da Indústria 4.0. material em tecnologias como RFID e MEMS, o que otimiza o processo e reduz o estoque. Há um gerenciamento digital do chão de fábrica que garante 100% de rastreabilidade. A máquina consegue detectar problemas e falhas antes que prejudique a produção. As máquinas comunicam entre si para manter os parâmetros de produção de processos. 
Vídeo 4: O impacto da Indústria 4.0 para o setor de alimentos e bebidas. 
Para reduzir perdas de produtos e de tempo, estão utilizando a indústria 4.0 no setor alimentício para auxiliar na manutenção de fábricas. Além disso, também utiliza recursos que ajudam um cliente a longas distâncias utilizando um óculos de realidade remota. Com isso, é possível reduzir custos desnecessários por conta de falhas que antes não eram previstas, não somente da empresa em si, mas de toda a cadeia que é influenciada por uma mudança.

Continue navegando