Buscar

Conceitos e Disciplinas da Criminologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Em relação ao conceito de criminologia visto na apostila, marque a alternativa correta:
A. A Criminologia por ser uma ciência, possui um fator definitivo absolutamente verdadeiro, ela se baseia em informações confiáveis, relativas ao multifatorial problema do fenômeno criminal.
B. A criminologia é uma ciência que se desenvolve por meio de métodos, que é moderna e não se ajusta aos paradigmas da certeza, portanto MOLINA diz que a criminologia é uma ciência exata, que possui receitas mágica para acabar com o problema da criminalidade, uma ciência do ser e, como tal, não se sustenta no binômio causa-causalidade, que se ocupa de fatores, variáveis e correlações.
C. A criminologia: Pode-se conceituar criminologia como a ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo e da vítima, e o controle social das condutas criminosas.
D. Todas as alternativas estão corretas.
2 - As vertentes sociológicas da criminologia são teorias que fazem parte da chamada virada sociológica, as quais tentam explicar o crime através de fatores alheios as questões biológicas, que não possuem paradigmas etiológicos baseados na patologia individual. Com base nessa afirmativa marque a correta:
1-Parte da ideia de um conjunto de valores e ideais comuns a todos os membros da sociedade, que baseia e fundamenta a ordem social.
2-A coesão se funda na coação que alguns membros exercem sobre os outros. Com isto se determina por meio de normas penais, a criação de dispositivos que assegurem tal ordem e, por conseguinte, o triunfo da classe dominante.
3-A ordem social se faz necessária, no entanto é impossível alcançar a organização social nos dias atuais.
4-A coesão não é permitida no Brasil, por ser um país onde existem muitos direitos, as liberdades estabelecidas na Constituição como Direito fundamental impede que se determine normas penais ou sanção.
A. Todas as alternativas estão corretas.
B. Nenhuma das alternativas estão corretas.
C. Apenas as alternativas 1 e 2 estão corretas e as alternativas 3 e 4 estão incorretas.
D. As alternativas 1, 2 e 4 estão corretas e apenas a alternativa 3 está incorreta.
3 - A metodologia é uma análise sistemática dos procedimentos, hipóteses e meios de explicação com que nos deparamos na investigação empírica. Diante dessa afirmação marque a alternativa que demonstra a importância da metodologia:
A. A importância da metodologia é permitir a teorização mais eficaz dos fenômenos sociais.
B. A importância da metodologia está vinculada ao fato de não se obter números específicos quando se faz um levantamento dos crimes existentes.
C. A importância da metodologia é que esta se baseia em um caráter indutivo.
D. A metodologia é importante uma vez que visa criar gráficos precisos da quantidade de crimes existentes em cada região, determinando especificamente para que se crie políticas públicas voltadas a resolver o problema.
4 - Observa-se quanto ao objeto da criminologia que diversas ocasiões, no decorrer do tempo a criminologia ocupava uma posição diferente, ou seja, em cada momento histórico da criminologia, há protagonismo de algum objeto, por exemplo, se o delito ocorreu na escola clássica, o protagonista do positivismo criminológico foi o delinquente. Atualmente o objeto da criminologia tem sido:
A. Apenas o Delito.
B. O Delinquente e a vítima.
C. O Delito, a Vítima e o delinquente.
D. O Delito, a Vítima, o delinquente e o Controle social.
5 - Existem fatores individuais que levam o homem a se tornar criminoso, ou seja, do indivíduo criminoso, que possui um tratamento individualizado, já no âmbito social ele vai tratar das causas sociais que venham a levar o homem a cometer o crime. Diante disso a criminologia por ser uma ciência interdisciplinar se ocupa de algumas disciplinas que irão ajudar no estudo desse indivíduo, as principais são, exceto:
A. Sociologia.
B. Biologia.
C. Psicologia.
D. Filosofia.
6 - A psicologia criminal também conhecida como psicologia jurídica ou psicologia forense, a psicologia criminal então se refere à aplicação da psicologia no sistema legal, ou seja, no mundo jurídico, tendo o seu foco voltado para a denominada psicologia clínica. Diante de tal aplicação a psicologia criminal possui o foco em:
A. Avaliação e tratamento de indivíduos dentro de um contexto legal, incluindo ainda conceitos como: psicopatia, inimputabilidade, avaliação de risco, danos pessoais e responsabilidade civil.
B. Apenas a avaliação do indivíduo dentro de um contexto legal, sem se importar com outros conceitos.
C. A concepção conflitual da sociedade e do direito (o direito penal se ocupa de proteger os interesses do grupo social dominante).
D. Avalia o indivíduo e propõe reformas estruturais na sociedade para redução das desigualdades e, consequentemente, da criminalidade.
7 - O objetivo do direito criminal é punir os infratores, buscando manter um senso de justiça na sociedade e prevenir o crime, leva o estado, ou o governo, a agir em nome da sociedade. Para isso se utiliza dos estudos criminológicos que analisam, exceto:
A. Avaliação de risco no momento da sentença.
B. Imputabilidade e responsabilidade criminal.
C. Capacidade para se submeter a julgamento.
D. Tratamento de agressores sexuais.
8 - É o último objeto da criminologia, o qual se associa a capacidade que uma sociedade tem de se autorregular, baseada em princípios e valores estabelecidos pela mesma através de instrumentos de mecanismos e processos que são inevitáveis. Qual é esse instituto?
A. Controle social.
B. Existência de normas.
C. Disponibilidade de mecanismos.
D. Todas as alternativas estão corretas.
9 - A criminologia crítica também conhecida como: criminologia radical ou moderna, entende-se uma criminologia insuficiente e incapaz de explicar o fenômeno da criminalidade, para tentar alcançar esse objetivo ela se divide em:
A. Apenas Criminologia científica e criminologia aplicada.
B. Apenas a Criminologia aplicada e criminologia acadêmica.
C. Criminologia acadêmica, criminologia aplicada, criminologia científica e criminologia clínica.
D. Apenas a criminologia clínica, criminologia aplicada e criminologia acadêmica uma vez que se entende que a criminologia científica se encaixa dentro da criminologia clínica.
10 - Para que haja um controle entre os cidadãos existe por parte do Estado conforme mencionado anteriormente, estabelece-se, por conseguinte, o controle social como o conjunto de mecanismos e sanções sociais que visam à submissão do homem aos modelos e normas de convívio comunitário, mecanismos de controle formais e informais, como por exemplo:
A. Família, Escola, Igrejas, Polícia, Ministério Público, Poder Judiciário.
B. Ciclo profissional, Família, Escola, Polícia, Ministério Público, Poder Judiciário.
C. Polícia, Ministério Público, Poder Judiciário.
D. Família, Escola, Igrejas, Polícia, Ciclo profissional, Ministério Público, Poder Judiciário.

Continue navegando