Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

FILME: FRAGMENTADO
Kevin possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.
No decorrer do filme Fragmentado parece que aquele sequestro fora planejado minuciosamente. Tanto que uma das personalidades de Kevin, uma criança de nove anos, revela que ele estava atrás dessas garotas há um tempo e que até tinha melhorado o local em que as colocaria recentemente.
O que ele quer fazer com as garotas não fica claro. Primeiro pensamos que ele deseja abusar das três. Mas não é o que acontece ao longo dos dias em que elas estão presas. Depois começamos a pensar que seria apenas um desejo de uma das personalidades de ver uma mulher dançando nua. Mas não é isso que é exibido.
O fime retrata bem o transtorno Dissociativo de Identidade(TDI) que de acordo com alguns critérios diagnósticos têm as causas associadas a traumas na infância e Estudos norte-americanos mostraram que 97 a 98% dos adultos com Transtorno Dissociativo de identidade relataram abuso durante a infância e que tal abuso pode ser documentado em 85% dos adultos e 95% das crianças e adolescentes com outras formas de transtornos dissociativos. 
Durante o filme conhecemos a história de Casey que foi abusada sexualmente ainda quando criança por um dos seus tios e em diversos momentos ela têm flasbacks de memórias inoportunas e perturbardoras do acontecido.
Na minha opinião a psiquiatra que acompanhava o caso de Kevin deixou passar despercebida a grande periculosidade do mesmo para o meio social pois quando o paciente começa a dar muitos indícios de descontrole total ela fixou-se em detalhar o caso para estudos universitários e não recorreu aos meios cabíveis de segurança e apoio tanto para o paciente quanto para a sociedade.Isso foi tão emblemático que a Doutora acaba sendo assassinada pelo paciente.
No caso de Casey o estado e/ou a sociedade falharam gravemente quando não estudaram mais a fundo o histórico social da menina que era extremamente introspectiva e já havia dando sinais de inabilidades sociais e estudantis.Acredito que até mesmo a própria Casey tenha desenvolvido algum transtorno mental devido ao seu trauma na infância.

Mais conteúdos dessa disciplina