Buscar

SERVIDORES E SERVIÇOS DE INTERCONECTIVIDADE LINUX - Atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Assim como a maioria dos serviços Linux, o SAMBA também é configurado por um arquivo de configuração localizado em: “/etc/samba/smb.conf”, sendo o responsável pelas configurações específicas do servidor e de todos os compartilhamentos. Esse arquivo possui uma seção denominada global com as configurações gerais, e as demais são criadas conforme os compartilhamentos desejados no servidor.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica apenas as opções de configuração do SAMBA na seção global.
 workgroup, netbios, debug level e log file.
É possível que a concessão de endereços IP por meio do servidor DHCP também possa ser fornecida conforme o endereço físico da placa de rede. Uma impressora de rede que necessita ter um endereço IP definido pelo administrador da rede, ao invés de ser definido pelo servidor DHCP conforme a disponibilidade, terá de utilizar um determinado recurso de definição.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica esse recurso.
 MAC.
Quando se trata do sistema operacional Linux, boa parte dos serviços de rede tem suas configurações realizadas por meio de arquivos. No caso do serviço DHCP, o arquivo responsável por essa estrutura chama-se “dhcpd.conf”. Dentro desse arquivo, há diversas linhas e comentários.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica apenas opções de configuração da segunda seção.
 subnet, options routers, netmask e range.
O SAMBA é configurado por um arquivo de configuração localizado em “/etc/samba/smb.conf”, que é o responsável pelas configurações específicas do servidor e de todos os seus compartilhamentos. Esse arquivo possui uma seção denominada homes, que tem como característica a criação de um compartilhamento para cada usuário do sistema.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica apenas opções das sessões permitidas.
 path, browseable, create mask e valid users.
No sistema operacional Linux, quando se deseja atribuir somente permissão de leitura e escrita para o dono do arquivo “en42s.sh” e somente leitura para usuários do mesmo grupo, utiliza-se o comando chmod, que permite alterar as permissões de acesso aos arquivos e diretórios.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao comando para atribuição das permissões citadas.
chmod 640 en42s.sh
No Linux, a grande maioria dos serviços de rede são configurados pelos arquivos de configuração. No caso do serviço DHCP, o arquivo que possui as configurações é o “dhcpd.conf”. Ao abrir esse arquivo, é possível observar que, originalmente, possui muitas linhas e muitos comentários.
 
A respeito das definições apresentadas para cada linha da primeira seção do arquivo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (   ) ddns-update-style none.
II. (   ) default-lease-time.
III. (    ) max-lease-time.
IV. (    ) interceptive.
 
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
VVVF
Permissões no Linux são utilizadas para definição de quem pode acessar determinados arquivos ou diretórios, permitindo manter a segurança e organização em seu sistema e sua rede. O comando chmod modifica as permissões de arquivos com respeito à execução, leitura e escrita.
 
Assinale a alternativa que indica a expressão equivalente a “chmod 751 file.txt”.
 chmod u=rwx, g=rx, o=x file.txt
Imagine o cenário de uma empresa com centenas de usuários, diversos grupos e permissões de acesso. Para realizar a administração de um servidor de arquivos SAMBA, será necessária certa organização e que exista um processo definido para inserção e remoção de usuários, atualização de permissões de acesso aos compartilhamentos, criação de compartilhamentos e definição das quotas de disco disponíveis.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica os tipos de permissões existentes no Linux
· 
write, read e execute.
 
Um servidor SAMBA permite o compartilhamento de arquivos em diferentes sistemas operacionais em uma rede. Com a implementação desse serviço, é possível realizar a distribuição de arquivos, independentemente do sistema operacional utilizado nas estações clientes, por meio de um determinado protocolo que faz o relacionamento entre Linux/Samba/Windows.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica esse protocolo.
SMB
A configuração do servidor SAMBA é realizada por meio de um arquivo localizado em “/etc/samba/smb.conf”. É nesse arquivo que diversas opções são definidas, na seção global, na homes e na última,  referente aos compartilhamentos definidos. Após a realização dessa configuração, é importante executar um comando que lerá o arquivo de configuração do SAMBA e, caso encontre algum erro, este é acusado.
 
Assinale a alternativa que indica esse comando
 testparm

Continue navegando