Buscar

avaliacao da vitima considerações finais (1)

Prévia do material em texto

Diante do trabalho finalizado observamos o quanto é importante que todas as profissões tenham o mínimo de conhecimento ao se deparar com uma situação que necessita prestar socorro a alguém, nestes estudos aprendemos passo a passo o que fazer.
Se torna uma promoção a saúde ter esses temas como fonte de conhecimento e prática se necessário são eles: Avaliação inicial da cena da temperatura corporal da frequência respiratória da pressão arterial e a da frequência cardíaca
A profissão farmacêutica, como todas as outras profissões, vem sofrendo transformações ao longo do tempo. Essas transformações foram desencadeadas pelo desenvolvimento e mecanização da indústria farmacêutica, aliada à padronização de formulações para a produção de medicamentos em larga escala e à descoberta de novos fármacos, sempre considerados de eficácia superior pela indústria farmacêutica, resultado da pesquisa farmacêutica de alta complexidade. Adiciona-se a estes fatos a evolução das formas farmacêuticas, remodelando ações terapêuticas de fármacos. Estes avanços levaram à quase obsolescência os laboratórios magistrais das farmácias, até então atividade primária do farmacêutico, definida pela sociedade e pelo âmbito profissional (Freitas et al., 2002).
Diante desta condição tecnológica mais avançada, o farmacêutico, na farmácia, passou a ser visto pela sociedade como um mero vendedor de medicamentos. A insatisfação provocada por esta condição levou, na década de 1960, estudantes e professores da Universidade de São Francisco (EUA) à profunda reflexão, a qual resultou no movimento denominado "Farmácia Clínica". Esta nova atividade objetivava a aproximação do farmacêutico ao paciente e à equipe de saúde, possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à farmacoterapia (Menezes, 2000).
O farmacêutico é um profissional que faz parte do dia a dia de uma comunidade. Com exercício fundamental para a manutenção da saúde dos cidadãos, ele atende desde simples demandas como aplicação de injeção até auxílio na escolha do medicamento mais apropriado. Ser farmacêutico, portanto, é parte integrante e indissociável de quem ele é.
Além das atividades que norteiam a profissão o seu contato com o paciente é de suma importância e o seu conhecimento em cima de diversas situações também se faz necessária, em um caso de urgência é preciso que um farmacêutico saiba se portar, ao se deparar com alguma pessoa que está passando mal, ou até mesmo ocorreu algo mais grave como ter que prestar os primeiros socorros a alguém que necessite de cuidados imediatos.
A finalidade deste é levar para as pessoas, profissionais da saúde e demais áreas um conteúdo que visa unicamente ensinar a ajudar o próximo, muitas vezes com uma simples ação podemos salvar vidas. 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322008000400006"& HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322008000400006"pid=S1516-93322008000400006
https://portogente.com.br/noticias/opiniao/83282-o-papel-do-farmaceutico-na-sociedade
Fontes: Daniel Fontana Pedrollo, Médico Emergencista da Unidade Vascular do HCPA e Genaro e Nicolau Laitano, médicos socorristas
https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2014/06/Saiba-como-prestar-os-primeiros-socorros-em-casos-de-emergencia-4532014.html

Continue navegando