Buscar

GESTAO DE RECURSOS HÍDRICOS E BACIAS HIDROGRÁFICAS atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Algumas cidades acabaram crescendo às margens de recursos hídricos, inclusive, é comum empreendimentos de engenharia (residências, indústrias, comércios, dentre outras) estarem localizados no leito maior dos rios. Em períodos de chuvas mais elevadas, estas áreas podem ser atingidas por inundações.
Esse é exatamente o problema que uma determinada cidade brasileira enfrenta corriqueiramente. Praticamente, todo ano, prejuízos econômicos e sociais assolam a comunidade devido às inundações causadas pelo rio que corta a cidade. Visando resolver esse problema, a Prefeitura decidiu contratar uma empresa para buscar a solução do problema.
Após licitação, a empresa vencedora realizou uma vistoria em toda a cidade. Sendo assim, visando controlar as inundações, foram propostas as seguintes medidas:
· recompor a vegetação das matas ciliares;
· realizar campanhas para que a população não jogue resíduos nas ruas;
· remover a população que se encontra em locais de risco;
· realizar obras nas margens do rio que estão sofrendo com a erosão, como a construção de muros.
Porém, como medida mais importante, a empresa sugeriu alterar o trajeto do rio, retirando algumas “curvas” que possui, deixando-o mais reto. Dessa forma, o escoamento e a vazão seriam facilitados, diminuindo os riscos de inundação. Conforme indicado nas figuras a seguir:
                                   Fonte: Piotr Piatrouski/123RF.                                                                     Fonte: Vladimir Salman/123RF.
Nesse contexto, as medidas apresentadas, que visa resolver o problema, são consideradas adequadas? Justifique a sua resposta.
Não, não são adequadas. A retificação de canais fluviais é um processo no qual os rios são artificialmente modificados na sua forma através do aprofundamento e/ou alargamento da calha fluvial e da retirada de meandros alterando a forma em planta e o perfil longitudinal dos canais, o que interfere diretamente e indiretamente em todo o sistema fluvial da bacia.  Esse tipo de intervenção já foi realizado em várias bacias hidrográficas de várias partes do mundo, de maneira geral, com o intuito de facilitar ou propiciar a navegação fluvial, controlar enchentes, melhorar a drenagem de zonas pantanosas, contribuindo para a eliminação de focos de possíveis doenças. Muitos são os benefícios dessas obras para as regiões onde são realizadas, mas inúmeros impactos negativos sobre os sistemas fluviais também são constatados. Esses impactos relacionam-se à modificação no comportamento natural do rio, como a perda de sinuosidade do canal, modificações no padrão de drenagem, alterações no regime das descargas, no padrão de escoamento, na velocidade dos fluxos, elevação dos picos de descargas nos tributários, bem como aumento da carga de sedimentos, diminuição da rugosidade do leito, aumento da erosão nos afluentes, ocasionado pelo abaixamento do nível de base, além da perda ou destruição de habitats naturais, da mata ciliar e de mangues, entre outros impactos. Com a destruição da mata ciliar haverá enchentes.

Outros materiais