Buscar

DESAFIO 4 - Linguística ou Linguística Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO 4
LINGUÍSTICA OU LINGUÍSTICA APLICADA?
Você é estudante do curso de Licenciatura: Português e Inglês e está cursando a disciplina Aquisição da Linguagem. Na aula, foi solicitado a você que fizesse a tradução do seguinte trecho: 
"What is language acquisition? A process where one learns languages, a native language, or first language, second language etc. It also occurs throughout an individual’s life span".
Como você  traduziria esse trecho e explicaria a escolha da tradução?
RESPOSTA:
As línguas não são e não podem ser traduzidas literalmente a todo instante. As estruturas devem ser sempre adequadas ao que se quer dizer na língua alvo, para que uma tradução literal não prejudique o sentido real do que se quer dizer. Se a tradução for literal, na maioria das vezes, o sentido se perderá.
Padrão de resposta esperado
A tradução é a seguinte: O que é aquisição de linguagem? É um processo onde uma pessoa aprende um idioma, sua língua nativa, ou a primeira língua, a segunda língua, etc. A aquisição da linguagem também ocorre ao longo de toda a vida do indivíduo.
Essa tradução foi adaptada a uma versão na Língua Portuguesa porque, na tradução literal de uma língua pra outra, pode haver erro de sentido, perdendo o significado que se quer obter com a mensagem.
A Linguística Aplicada se interessa pela utilização da linguagem em uma tradução, por exemplo. Já a Linguística analisa a linguagem humana considerando o estudo da língua pelos aspectos semânticos, sintáticos, pragmáticos, fonológicos, fonéticos e pragmáticos. 
Esses aspectos são melhor reforçados, trabalhados e compreendidos quando se estuda (formalmente) um idioma na escola. Lá, aprende-se a diferença entre a língua formal e a informal, aprendendo também a utilizá-la em situações diferentes.

Outros materiais