Buscar

Exercicios capitulo 1 revisão navathe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - • Dados é um conjunto de informações
• Banco de dados é um conjunto de dados organizados que se junto de forma a criar uma informação.
• SGBD é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades.
• Sistema de Banco de dados é dividido em módulos que tratam de cada uma das responsabilidades do sistema geral.
• Catálogo de banco de dados são os locais onde os sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais armazenam os metadados do esquema como informações de tabelas e colunas.
• Independência entre dados e programas é conhecida como abstração de dados exemplo: Um SGBD fornece aos usuários uma representação conceitual de dados que não inclui muitos dos detalhes relativos ao modo como os dados estão armazenados ou como as operações são implementadas.
• Visão do usuário é um conjunto de resultados de uma consulta armazenado sobre os dados, em que os usuários do banco de dados podem consultar simplesmente como eles fariam em um objeto de coleção de banco de dados persistente.
• DBA é um Administrador de dados e tem a função por desenvolver e administrar de modo centralizado as estratégias, procedimentos e práticas para o processo de gerência dos recursos de dados e aplicativos.
• Usuário Final é aquele que são os usuários finais do banco de dados, fazendo consultas, atualizações e gerando documentos.
• Transações Programadas são feitas para ajudar a lançar operações repetitivas, como assinaturas, seguros ou taxas.
• Sistema de Banco de Dados Dedutivos é um sistema de banco de dados que inclui capacidades para definir regras que possam deduzir ou inferir informações adicionais a partir de fatos que estão armazenados no banco de dados.
• Objeto Persistente é o armazenamento não-volátil de dados, por exemplo, o armazenamento em um dispositivo físico como um disco rígido. Quando se grava um arquivo no disco, por exemplo, o dado está sendo “eternizado”, ou seja, deixa de ficar volátil na memória RAM e passa a ser escrito num dispositivo que armazena a informação de modo que ela não desapareça facilmente.
• Metadados são dados que descrevem dados, ou seja, são informações úteis para identificar, localizar, compreender e gerenciar os dados.
• Aplicação para processamento de transação é uma referência ao processamento das transações realizada pelo sistema conhecido como monitor de transação ou servidor de transação.
2 - Definição do BD: especificar os tipos de dados, estruturas e restrições para os dados a serem armazenados em um BD.
• Construção – armazenamento dos dados em alguma mídia apropriada, controlado pelo BD.
• Manipulação – inclui funções como pesquisas para recuperação de dados, atualização do BD para refletir as mudanças no minimundo e geração de relatórios dos dados.
• Compartilhamento – função que permite que múltiplos usuários acessem, de forma concorrente, o banco de dados.
3 - Um Banco de dados possuiu independência em relação programas-dados e pode ser acessada de várias ferramentas. Já um sistema tradicional é ligado à um software e é mais limitados nesses tipo de recursos
4 - Os projetistas de banco de dados são quem desenvolvem os SGBD´s específicos, com dados intrínsecos e os DBA´s são quem administram o acesso, mantém o controle e segurança, desempenho e autorização.
5 - USUÁRIOS CAUSAIS: acessam o banco de dados casualmente, mas podem necessitar de diferentes informações a cada acesso; utilizam sofisticadas linguagens de consulta para especificar suas necessidades;
USUÁRIOS NOVATOS OU PARAMETRICOS: utilizam porções pré-definidas do banco de dados, utilizando consultas pré-estabelecidas que já foram testadas.
USUÁRIOS SOFISTICADOS: são usuários que estão familiarizados com o SGBD realizam consultas complexas.
6 - CONTROLE DAS REDUNDÂNCIAS: A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um Banco de Dados, as informações só se encontram armazenadas em um único local, não existindo duplicação descontrolada dos dados. Quando existem replicações dos dados, estas são decorrentes do processo de armazenagem típica do ambiente Cliente-Servidor, totalmente sobre controle do Banco de Dados.
COMPARTILHAMENTO DE DADOS: O SGBD deve incluir software de controle de concorrência ao acesso dos dados, garantindo em qualquer tipo de situação a escrita/leitura de dados sem erros.
CONTROLE DE ACESSO: O SGDB deve dispor de recursos que possibilitem selecionar a autoridade de cada usuário. Assim um usuário poderá realizar qualquer tipo de acesso, outros poderão ler alguns dados e atualizar outros e outros ainda poderão somente acessar um conjunto restrito de dados para escrita e leitura.
INTERFACEAMENTO: Um Banco de Dados deverá disponibilizar formas de acesso gráfico, em linguagem natural, em SQL ou ainda via menus de acesso, não sendo uma "caixa-preta" somente sendo passível de ser acessada por aplicações.
ESQUEMATIZAÇÃO: Um Banco de Dados deverá fornecer mecanismos que possibilitem acompreensão dos relacionamentos existentes entre as tabelas e de sua eventual manutenção.
7 - Sistema de recuperação de informações, que é um conceito e um conjunto de regras que todos ou os principais Sistemas de Banco de Dados seguem. Alguns sistemas de banco de dados seguem a maioria dessas regras, e alguns seguem apenas algumas regras.
A maioria dos produtos / ferramentas de banco de dados usa a linguagem SQL, que é apenas um padrão ANSI, e é usada como base na maioria dos sistemas de banco de dados, como Microsoft SQL Server, Oracle, MySQL e IBM DB2. sistemas de banco de dados. Banco de dados é uma coleção de dados relacionados armazenados em várias tabelas e vinculados por meio de chaves estrangeiras.
Um Banco de Dados é uma coleção de dados inter-relacionados organizados de forma que os dados possam ser facilmente acessados, gerenciados e atualizados. O banco de dados é, na verdade, um local onde informações relacionadas são armazenadas e várias operações podem ser executadas nele. Qualquer informação ou os fatos conhecidos que podem ser registrados e que têm significado implícito são dados.

Continue navegando