Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

AOL 3 - Módulo B - 80009 . 7 - Físico-Química - D1.20221.B
Atividade de Autoaprendizagem 3
Conteúdo do teste
· Pergunta 1
· A área da química que estuda as velocidades das reações químicas é conhecida como cinética química. Essa é uma área de vasta importância para os dias atuais. Como exemplo de atuação da cinética, podemos citar a rapidez com que um medicamento é capaz de agir no organismo.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se dizer que a alternativa correta em relação aos fatores que afetam as velocidades das reações é:
· Considerando uma reação: aA + bB → cC + dD, a lei da velocidade é expressa como 
· A energia necessária para que uma reação tenha início é conhecida por energia mínima.
· A reação química que ocorre entre um gás e um sólido despreza a área superficial da substância sólida, uma vez que a substância gasosa envolve toda a substância sólida.
· Os catalisadores elevam a velocidade das reações, pois causam um aumento na energia de ativação das reações.
· Caso a reação seja de ordem zero para um dos reagentes, a elevação da concentração desse reagente não afetará a velocidade da reação.
· Pergunta 2
· 0 ponto
· Alguns processos podem ser potencializados, garantindo um efeito mais rápido em um tempo menor, quando sua superfície de contato é diminuída. Pode-se afirmar que, quanto maior a substância for, maior será o tempo para que a reação seja efetivada.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cinética química, é correto afirmar que o processo que representa uma maior velocidade na reação cinética é:
· pó de carvão sendo abanado no fogo.
· navio flutuando sobre a água.
· objeto em queda livre.
· movimento de uma pá eólica em função dos ventos.
· colisão entre dois objetos.
· Pergunta 3
· 0 ponto
· Quando abrimos um refrigerante, observamos que uma fração do produto é liberada rapidamente pelo gargalo da garrafa. A explanação para essa ocorrência está ligada à alteração sofrida pelo equilíbrio químico existente entre alguns dos elementos que compõem o produto. Podemos observar isso por meio da equação a seguir:
· 
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre equilíbrio químico, pode-se afirmar que a alteração do equilíbrio anterior, relacionada ao vazamento do refrigerante nas condições descritas, tem como consequência:
· a liberação de CO2 para o meio ambiente.
· o aumento da quantidade de CO2 no líquido.
· a produção de um volume significativo de H2O.
· o aumento da temperatura da garrafa.
· o aumento da pressão interna da garrafa.
· Pergunta 4
· 0 ponto
· No estudo das reações químicas, alguns elementos são utilizados para promover um aumento na velocidade em uma reação, mas o elemento ativador não é consumido durante a etapa de reação. Ou seja, essas substâncias não participam da reação química.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cinética química, pode-se afirmar que o componente que promove a aceleração das reações químicas é o:
· calefator.
· dispersor.
· catalisador.
· distribuidor.
· nebulizador.
· Pergunta 5
· 0 ponto
· Equilíbrio químico é a nomenclatura dada ao ramo da Físico-Química que trata de toda e qualquer reação reversível. Nela, podemos observar duas reações possíveis, sendo uma direta (os reagentes se transformam em produtos) e uma inversa (os produtos se transformam em reagentes).
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre equilíbrio químico, pode-se afirmar que o ponto de equilíbrio é alcançado pela reação química quando:
· a razão entre as concentrações de reagentes e produtos é unitária.
· as velocidades são iguais para as reações direta e inversa.
· todos os reagentes são totalmente consumidos.
· o ponto de equilíbrio ocorre ao mesmo tempo nos sentidos direto e inverso.
· a temperatura do sistema é igual à do ambiente.
· Pergunta 6
· 0 ponto
· Nas reações de ordem zero, a velocidade é uma variável constante e independe da concentração do reagente. Elas são sempre reações não elementares, e são vistas como decomposições químicas termais, em que a taxa de reação não depende da concentração do reagente.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cinética química, pode-se afirmar que, em relação ao reagente Z, na demonstração de uma reação de ordem zero:
· o gráfico da concentração de Z em função do tempo é representado por uma curva exponencial decrescente.
· o gráfico logarítmico da concentração de Z, em função do inverso do tempo, é representado por uma linha reta.
· a velocidade de Z inicial é maior que a sua velocidade média.
· a velocidade inicial de Z depende da concentração de Z.
· a velocidade de consumo de Z permanece a mesma durante toda a etapa de reação.
· Pergunta 7
· 0 ponto
· Numa expedição arqueológica, profissionais fizeram uma descoberta muito importante para a ciência. Eles encontraram um fóssil, que foi examinado e teve sua idade calculada por meio do uso do carbono-14. Foi verificado que o teor de carbono na amostra era de 6,25%. Considere que o valor para meia-vida para o carbono é de 5730 anos.
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a idade estimada do fóssil é de:
· 17190 anos.
· 2292 anos. ergia de ativação para um processo A→B. A seguir, temos a curva que representa as leituras pa
· 22920 anos.
· 5760 anos.
· 1719 anos.
· Pergunta 8
· 0 ponto
· Após um experimento, foi montado um gráfico a partir das leituras extraídas de uma pesquisa, que tinha como objetivo descrever a enra essa simulação:
· 
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o valor da energia de ativação para esse processo é de:
· 450 kJ.
· 750 kJ.
· 150 kJ.
· 600 kJ.
· 300 kJ.
· Pergunta 9
· 0 ponto
· Um pesquisador fez vários testes em laboratório para observar o comportamento na reação do óxido nítrico com o bromo a 546 K. A equação que representa essa reação é a seguinte:
· 
· Após o experimento, ele conseguiu as seguintes leituras da reação:
· 
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o equilíbrio químico, pode-se dizer que a constante (k) para a reação química é:
· k = 1,4 x 104 L2/ mol 2.s.
· k = 1,6 x 104 L2/ mol 2.s.
· k = 1,5 x 104 L2/ mol 2.s.
· k = 1,2 x 104 L2/ mol 2.s.
· k = 1,3 x 104 L2/ mol 2.s.
· Pergunta 10
· 0 ponto
· Sabemos que a modernidade tem gerado um desequilíbrio no meio ambiente devido à geração e emissão de gases nocivos. Esses gases, por sua vez, comprometem o equilíbrio e geram o fenômeno que chamamos de chuva ácida. A seguir, podemos observar a equação que representa esta formação:
· 
· A partir do exposto acima, um pesquisador fez uma mistura em um recipiente de 1 litro com os seguintes elementos: 6 mols de dióxido de enxofre e 5 mols de oxigênio. Após algum tempo, houve, pelo sistema, a obtenção do equilíbrio; e a quantidade de mols dos elementos foi a seguinte:
· 
· Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre equilíbrio químico, pode-se dizer que o valor aproximado da constante de equilíbrio é de:
· 1,33.
· 2,33.
· 0,66.
· 0,53.
· 0,75.

Mais conteúdos dessa disciplina