Buscar

SIMULADO 2

Prévia do material em texto

1.
		Marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	REQUISITOS FUNCIONAIS - Descrevem as funcionalidades do sistema. Estão diretamente ligados às especificações da tecnologia envolvida, do perfil do usuário, do tipo do sistema.
	
	
	Estudo de viabilidade: estudo inicial para saber se vale a pena desenvolver a ideia. O estudo deve oferecer base para ajudar nessa decisão: O projeto/produto pode ser feito? O projeto/produto beneficiará os clientes interessados?Existe uma outra alternativa?
	
	
	Atividades para análise de requisitos - CRONOGRAMA - Visa a atender os requisitos de tempo para os prazos estabelecidos. O levantamento deve ser baseado na viabilidade técnica em relação ao prazo estipulado. Prazos obrigatórios são mais difíceis de serem negociados.
	
	
	Atividades para análise de requisitos OPERACIONAL - Visa a atender os requisitos técnicos do produto a ser desenvolvido. O levantamento deve ser relacionado com a tecnologia envolvida no processo de desenvolvimento.
	
	
	Atividades para análise de requisitos - ECONÔMICA - Visa a atender os requisitos financeiros do projeto/produto. Considerada a mais critica, ela consiste em julgar se o projeto será deficitário ou se os custos de sua implementação não terão os benefícios desejados
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre as técnicas de elicitação de requisitos, assinale a ÙNICA opção correta
	
	
	
	Deve-se aplicar sempre apenas 1 técnica a cada levantamento de dados.
	
	
	Brainstorm é adequado quando a proposta é discutir idéias
	
	
	A entrevista é mais adequada na fase final, quando da entrega do sistema
	
	
	O questionário deve ser usado quando a quantidade de pessoas envolvidas é pequena.
	
	
	Casos de uso visam mostrar os detalhes do processo de desenvolvimento de software
	
Explicação:
O questionário deve ser usado quando a quantidade de pessoas envolvidas é pequena. - Falso, usado quando a quantidade de pessoas envolvidas é elevada ou estão geograficamente distantes entre si e/ou entre si e o aplicador
Brainstorm é adequado quando a proposta é discutir idéias  - Verdade
A entrevista é mais adequada na fase final, quando da entrega do sistema - Falso, as entrevistas são usadas em geral, no inicio do projeto, embora possa ser usada a qq momento.
Casos de uso visam mostrar os detalhes do processo de desenvolvimento de software - falso, apenas mostram as funcionalidades e os atores que com eles interagem
Deve-se aplicar sempre apenas 1 técnica a cada levantamento de dados. - falso, deve-se sempre combinar técnicas, explorando o melhor de cada uma.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Ponto de partida do processo de engenharia de requisitos é breve e focalizado e procura responder a uma série de questões: 1. O sistema contribui para os objetivos gerais da organização? 2. O sistema pode ser implementado com tecnologia atual e dentro das restrições definidas de custo e prazo? 3. O sistema pode ser integrado a outros sistemas já implantados? Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?
	
	
	
	Requisito de usuário.
	
	
	Requisito de sistema.
	
	
	Requisito não-funcional.
	
	
	Estudo de viabilidade.
	
	
	Requisito funcional.
	
Explicação:
As frases do enunciado correspondem ao conceito de Estudo de Viabilidade.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre o modelo iterativo e incremental, classifique cada sentença como sendo V(verdade) ou F(falsa). Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O modelo iterativo baseia-se na idéia do aumento da abrangencia do sistema.
II. O modelo incremental baseia-se na ideia de refinamentos sucessivos.
III. O modelo iterativo e incremental vale-se do modelo em cascata para sua realização.
IV. A cada iteração, ocorre a especificação, implementação, teste e implantação
Com base em sua analise assinale a opção que descreve a correta sequência de V e F é:
	
	
	
	I-V; II-V; III-F; IV-V
	
	
	I-V; II-V; III-V; IV-F
	
	
	I-V; II-V; III-V; IV-V
	
	
	I-F; II-F; III-V; IV-V
	
	
	I-F; II-F; III-V; IV-F
	
Explicação:
O Desenvolvimento Iterativo e Incremental é um dos clássicos modelos de processo de desenvolvimento de software criado em resposta às fraquezas do modelo em cascata, o mais tradicional. Os dois padrões mais conhecidos de sistemas iterativos de desenvolvimento são o RUP (Processo Unificado da Rational) e o Desenvolvimento ágil de software. Por isso o desenvolvimento iterativo e incremental é também uma parte essencial da Programação Extrema e outros.
ASSIM APENAS AS AFIRMATIVAS III E IV SÃO VERDADEIRAS.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Considere os seguintes requisitos de um Sistema de Folha de Pagamento e classifique cada um como sendo F (Funcional) e NF (Não Funcional).
I. O sistema deve emitir extrato online de cada funcionário;
II. O banco de dados dever ser SQL Server, que a empresa já possui;
III. O sistema deve rodar em ambiente web;
IV. Após gerar a folha mensal deve ser emitido email a cada funconário, informando do salário líquido.
Assina a única opção que classifica corretamente os requisitos é:
	
	
	
	I-F, II-NF, III-F, IV-F
	
	
	I-F, II-F, III-F, IV-F
	
	
	I-F, II-F, III-NF, IV-F
	
	
	I-NF, II-NF, III-NF, IV-NF
	
	
	I-F, II-NF, III-NF, IV-F
	
Explicação:
Requisitos Funcionais: São declarações de funções que o sistema deve fornecer, ou são descrições de como alguns cálculos dever ser realizados.
Requisitos não funcionais: São restrições sobre os serviços ou as funções oferecidos pelo sistema. Entre eles destacam-se restrições de tempo, restrições sobre o processo de desenvolvimento, padrões, entre outros.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em relação as atividades para análise de requisitos pra o estudo de viabilidade, qual alternativa abaixo melhor representa a frase:
"Visa atender os requisitos para a aceitação do produto ou problema apresentado. 
Levantemanto deve ser relacionado com a aceitação da solução proposta, e como os agentes se sentirão em relação à ela. "
	
	
	
	Custo benefício.
	
	
	Operacional.
	
	
	Econômica.
	
	
	Cronograma.
	
	
	Técnica.
	
Explicação:
Em nossa aula nós abordamos quatro tipos de atividades para análise de requisitos(viabilidade): Técnica, Operacional, Cronograma e Econômica.
A viabilidade operacional está relacionada com a importância do software contribuir para os objetivos da organização e , consequentemente,ter um bom aceite pela empresa.
Conclusão:
Com base no conceito dessas atividades, a frase "Visa atender os requisitos para a aceitação do produto ou problema apresentado. 
Levantemanto deve ser relacionado com a aceitação da solução proposta, e como os agentes se sentirão em relação à ela. " está relacionada com a atividade operacional.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A análise de requisitos no desenvolvimento de sistemas especifica as funcionalidades (requisitos funcionais) e as propriedades (requisitos não-funcionais). É considerado um requisito não-funcional:
	
	
	
	a emissão de relatórios fiscais.
	
	
	uma informação na interface de entrada.
	
	
	um histograma na interface gráfica do usuário.
	
	
	a notificação de inconsistência de dado na tela.
	
	
	a disponibilidade do sistema.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O que se deve fazer para aumentar as chances de sucesso no desenvolvimento de software?
	
	
	
	Atender os requisitos no momento em que forem solicitados independente de planejamento.
	
	
	Obter mão de obra especializada independente de processo.
	
	
	Obter muitos recursos financeiros.
	
	
	Adotar um processo de desenvolvimento.
	
	
	Focar no prazo independente do atendimento das funcionalidades desejadas.
	
Explicação:
Um processo de desenvolvimento de software, prevê planejamento, organização e controle das atividades inerentes ao desenvolvimento. Uma empresa que não tem processo de desenvolvimento não terá gestão dos acontecimentos e fatalmente extrapolará  o prazo (na verdade nem consegurá prever com maior precisão),dos custos e a qualdiade fica comprometida

Continue navegando