Buscar

Independência do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Independência do Brasil
A chegada da corte brasileira (1808) ocorreu na era napoleônica (1799-1815). Houve um Bloqueio continental (806): proibição da Europa fazer negócios com a Inglaterra, o que acarretaria um grande prejuízo para Portugal, assim decide não cumprir os termos do bloqueio continental.
Corte portuguesa viria para o Brasil com auxílio da Inglaterra, fugindo das tropas napoleônicas. Após a ida da corte para o Brasil, Portugal entrou em uma onda de protestos, devido ao abandono da realeza;
Brasil se tornaria a nova base de Portugal, para receber os produtos ingleses, e em troca a Inglaterra pressionaria pela quebra do pacto colonial. Portugal perde um dos fundamentos coloniais.
Abertura Dos Portos Brasileiros
A abertura dos portos brasileiros às nações amigas correu em 1808. O fim do pacto colonial. A revogação do alvará de 1785, que foi um decreto que proibia a produção de manufaturas na colônia, com objetivo de consumir os bens oriundos da metrópole;
O fato de a colônia poder produzir manufaturas a partir da revogação, é um incentivo para a industrialização no Brasil, entretendo tal fator é paradoxal, uma vez que, também houve a liberação da entrada de produtos industrializados da Inglaterra;
Tal competição com os produtos ingleses, não seria um negócio viável para o Brasil. Hegemonia inglesa do mercado brasileiro.
Os Tratados De 1810
Aliança e amizade, comércio e navegação. A Inglaterra adquiri liberdade de culto no Brasil. Os ingleses não seguiam leis brasileiras no Brasil, implementação de tarifas alfandegárias (ingleses: 15%, portugueses: 16%, outras nações: 24%).
Outras Medidas Joaninas
Medidas joaninas: medidas adotadas por Dom João vi. Criação do Banco do Brasil, biblioteca, horto real, casa da moeda, faculdades na BA e RJ, impressa, corpo de bombeiro, academia de policiais, tribunal de justiça do RJ;
Rio de Janeiro se torna capital imperial (1763). A corte estabelece no RJ, porém a cidade não tinha estrutura. A arquitetura é toda sob influência da cultura francesa, moda da Europa. Tudo isso é caracterizado como ́ ́reformas joaninas``. Missão francesa no Brasil, Debret é um artista clássico naquela época no país.
O Brasil Reino Unido
Brasil deixa de ser colônia e torna-se Reino Unido, sede do império (1815). O congresso de Viena, reuniões afins de reestabelecer a geopolítica na Europa, depois da era napoleônica;
Uma das exigências do congresso era que a monarquia respectiva deveria estar presente e pronta para a restauração do seu trono, no entanto a corte portuguesa não estava presente no reino, e sim no Brasil, assim surge a sugestão da elevação do Brasil á reino, e Dom João VI torna–se rei de três reinos e possui direito de representação de voto no Congresso de Viena.
Insurreição Pernabucana (1817)
Movimento separatista no Brasil. Os pernambucanos devidos o abandono político se revolta em virtude de a cobrança de impostos usados par sustentar a corte no RJ. 
Contou com a participação de mulatos, índios e proprietários de escravos e terras (abandonou a causa devido o radicalismo do movimento). É a única revolução que consegue a separação (por 2 meses). O próprio radicalismo minou o movimento.
A Revolução Do Porto (1820)
Em Portugal, a partir da cidade portuária do Porto, a população organiza uma revolução; que ameaçava destituir a dinastia de Bragança, a qual exigia a presença de Dom João em Portugal. Exigiam que Dom João volte para casa, sente no trono português novamente e jure sob a constituição de 1820 (liberal, que almejava uma monarquia parlamentarista);
Uma constituição liberal para Portugal, conservadora para o Brasil, pois exigem sua a recolonizarão. Dom João vai para Portugal garantir o trono português e deixa Dom Pedro como príncipe regente no Brasil.
Dia Do Fico (09/01/1822)
Em 1821, as Cortes portuguesas passaram a insistir cada vez mais no retorno do príncipe a Portugal, com a instalação no Brasil uma junta governativa. Nessa conjuntura, políticos, grandes latifundiários e jornalistas que apoiavam a permanência de D. Pedro e estavam insatisfeitos com as ordens portuguesas, passaram a se encontrar no chamado Clube da Resistência,
Desafiando as Cortes portuguesas, D. Pedro, no dia 9 de janeiro de 1822, supostamente declarou: "Como é para o bem de todos e para a felicidade geral da nação, estou pronto: Diga ao povo que eu vou ficar". Este ficou conhecido como o Dia do Fico, e marcou o processo de independência do Brasil ao contrariar as exigências das Cortes portuguesas.
Grito Da Independência (07/09/1822)
Houve alguns movimentos contra a independência (Bahia). Processo de emancipação de caráter conservador, manutenção da estrutura vigente (latifúndio, escravidão e monocultura voltada para exportação), a única mudança será a constituição de uma nação, cuja condução será de um português.
Dom Pedro teria traído Portugal, após declarar a permanência do Brasil. Dom Pedro teria recebido novos decretos portugueses, que suspendiam a Assembleia Constituinte, e exigia seu retorno imediato a Portugal e declarava os ministros brasileiros como traidores. Visto isso, D. Leopoldina (esposa) se reuniu com os ministros e assinou, ainda em 1822, a Declaração de Independência do Brasil de Portugal.
No dia 7 de setembro, enquanto ainda estava em São Paulo, D. Pedro teria tomado conhecimento das novas exigências portuguesas, da declaração elaborada por D. Leopoldina e José Bonifácio e, supostamente, teria organizado seus soldados declarando a emancipação brasileira de Portugal com o famoso grito da independência. Ao retornar à capital, D. Pedro foi coroado no Campo de Santana no dia 12 de outubro de 1822, sendo aclamado Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.
REFERENCIAS
CASTRO, Chico. A Noite das Garrafadas. Brasília: Senado Federal, 2013, p. 33 e 34.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 189.
SILVA, Daniel Neves. "Independência do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-brasil.htm.
SILVA, Daniel Neves. "9 de janeiro – Dia do Fico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/9-de-janeiro-dia-do-fico.htm.

Continue navegando