Buscar

Metrologia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS ATUAIS DEFINIÇÕES DE UNIDADES DE MEDIDAS DO SI
“Periodicamente, os estados-membros do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), bem como países e economias associados, reúnem-se na Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), para discutir e examinar propostas elaboradas pelo Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM), braço executivo do BIPM. Dentre outros aspectos, as reuniões da CGPM se dedicam a assegurar a disseminação e o aprimoramento do Sistema Internacional de Unidades (SI), especialmente por meio de discussões que endossem os resultados de novas determinações metrológicas fundamentais e de resoluções científicas no âmbito internacional.” (BRANDI, 2011, p.1.)
“A partir de 2019, a unidade de massa do Sistema Internacional de Unidades (SI), o quilograma, terá sua definição modificada. Deixará de ser o artefato metálico guardado na sede do BIPM, nos arredores de Paris, para ser baseado na constante de Planck (h). Qual é a necessidade desta mudança? E como as medidas são realizadas? São algumas das perguntas que respondemos nesta comunicação, onde descrevemos a operação do experimento denominado Balança de Watt utilizado para a nova maneira de realizar a unidade de massa. Também detalhamos como montamos uma Balança para fins didáticos, utilizada em apresentações sobre o tema. O tópico é de interesse de todos, mas em especial para alunos que recebem aulas de física em qualquer uma das áreas de formação.” (DAMACENO, 2018, p.1)
Referências
BRANDI, H. S. As possíveis futuras mudanças no sistema internacional de unidades (SI) e a 24ème conférence énérale de poids et mesures (CGPM). 2011.
DAMACENO, L. P. et al. A nova definição do quilograma em termos da constante de Planck. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 41, n. 3, p. e20180248-1, 2019.
Vamos praticar
Partindo dos trechos acima, pesquise e elabore um texto relatando quais unidades de medida sofreram alterações em suas definições e quais não sofreram, destacando uma explicação teórica dada pelos cientistas para tal fato. Relate também a importância de tais mudanças para a comunidade científica e para as pessoas comuns.
Não se esqueça de disponibilizar suas conclusões no fórum da seção “Compartilhe”.

Continue navegando