Buscar

Organismos, Divisão Celular e Cromossomos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
Aluno: 
Os organismos podem ser unicelulares (compostos por uma única célula) ou pluricelulares (compostos por mais de uma célula). Os procariontes são unicelulares e possui, membrana celular, parede celular, cápsula, pili, flagelo, fimbrias, citoplasma, ribossomos, nucleóides, inclusões e plasmídeos, já os eucariontes são pluricelulares e contem parede celular, membrana citoplasmática, membrana nuclear, mitocôndria, núcleo, ribossomos, retículos endoplasmáticos, citoplasma e aparelho golgi.
O vírus não é considerado organismo vivo, não possuindo citoplasma, membrana plasmática, organelas com nós, apenas contem um envoltório protéico e material genético.
A divisão celular tem algumas etapas, na interfase ocorre à preparação para a divisão celular, na fase G1 é onde a duplicação do volume, na fase S ocorre à síntese do DNA, onde ocorre à duplicação do material genético e na fase G2 é feito o reparo de algum erro na molécula de DNA, após entram no processo de divisão celular, entrando na meiose ou na mitose. Na mitose ocorre a formação de células somáticas que constituem todo o organismo e têm cinco fases, a prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase e citocinese, já a meiose é a formação de células gaméticas, tendo a meiose I e meiose II, na fase da meiose I, temos a prófase I, metáfase I, anáfase I, telófase I e citocinese, já na meiose II, temos a prófase II, metáfase II, anáfase II, telófase II e citocinese. 
A osmose é um processo de difusão de água através de uma membrana seletivamente permeável, ou seja, permite que a água se difunda, mas os solutos, não. É um mecanismo que tentará equilibrar os meios a partir da difusão de água, é chamado passivo, pois ocorre a favor do gradiente de concentração.
O DNA (ácido desoxirribonucléico) e o RNA (ácido ribonucléico) são formados por nucleotídeos, porém existem algumas diferenças entre eles, por exemplo, o DNA tem fita dupla e suas bases são a timina, adenina, guanina e citosina, já o RNA tem fita simples e no lugar da timina é a base uracila.
O núcleo celular é responsável por organizar nosso material genético que vai estar disposto nas nossas células. O cromossomo e classificado conforme a posição do centrômero, possuindo quatro classificações, os metacêntricos, submetacêntricos, acrocêntricos e telocêntricos.
No cariótipo humano temos a organização de cromossomos em pares, onde cada par é chamado de homologo, justamente porque eles Irã se parear. Nós temos 22 pares de cromossomos que são chamados autossomos e um par de cromossomos alossomos (cromossomos sexuais).
Existem alterações cromossômicas que podem ser estruturais (são alterações que causam modificações na morfologia dos cromossomos) podendo ocorrer por “erros” durante a fase da meiose ou, numéricas (quando ocorre no número de cromossomos para mais ou para menos), que são classificadas em euploidias (altera completamente os conjuntos cromossômicos) e aneuploidias (não altera todo um conjunto de cromossomos, sendo observado apenas o aumento ou a diminuição de um ou mais cromossomos), ocorrendo em virtude de um evento chamado de não disjunção, que pode ocorrer durante a meiose para a formação de gametas.

Continue navegando