Buscar

APS2 - Direito processual penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APS2 - Direito processual penal 
Grupo : 
Karen Evelyn Ornellas Martins de Oliveira
Matrícula: 21100350 
Paola Ellen Ornellas Martins de Oliveira 
Matrícula : 21100324
Unidade: campo grande / Unisuam 
Mapa Mental 
 Inquérito policial 
Conceito: 
É um procedimento administrativo informativo , destinado a apurar a existência de infração penal em sua autoria. A fim de colher elemento de prova. 
Natureza jurídica : procedimento administrativo 
Formas: 
· De ofício, por portaria ou auto de prisão em flagrante;
· requisição do Ministério Público ou do Juiz; de ofício 
· por requerimento da vítima;notícia crimine
· mediante representação do ofendido; denúncia 
· Lavratura ; Ação de lavrar documentos com a intercessão, com a interferência de um funcionário público ou de um serventuário e, algumas vezes, de um juiz
· Delação. 
Características: 
Inquisitivo : 
Significa que não há princípio do contraditório e da ampla defesa , pois se trata de um procedimento de natureza administrativa . 
Escrito : 
( Artigo 9 , CPP ), significa dizer que todas as peças em um só processado serão reduzidas a termo. Isso é, tudo que ocorre no inquérito será escrito e juntado aos autos do inquérito
 Sigiloso : 
O sigilo característico dos inquéritos não se aplica aos advogados, independentemente de procuração. Com exceção aos casos em segredo de justiça legal ou determinado pelo juiz, hipóteses em que o advogado precisa estar constituído nos autos do inquérito.
Oficialidade : 
Atividade feita por órgãos oficiais não podendo ficar a cargo de particulares. E é presidido pela autoridade pública, no caso a autoridade policial.
Dispensável:
(art. 12, CPP): o inquérito policial é peça auxiliar e não obrigatória, pois acompanhará a denúncia ou a queixa sempre que servir de base para seu oferecimento. Caso não sirva de base, em razão de já haver provas ou qualquer outro motivo, poderá ser dispensado. 
Oficioso:
O inquerito policial ele é instaurado sem provocação, de ofício. Significa que a obrigatoriedade da autoridade policial de instauração do inquérito. 
Procedimento de investigação criminal
Prazo : 
•o inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contando o prazo nesta hipótese a partir do dia em que se executar a ordem de prisão. 
•o inquérito deverá terminar no prazo de 30 dias, se o indiciado tiver solto , mediante a fiança ou sem ela. Esse prazo pode ser prorrogado. 
• lei pacote anticrime ( lei federal n°13.964/2019)
O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias podendo ser prorrogado para até 15 dias, prazo total de 15 dias . Se a investigação não for concluída dentro desse prazo, a prisão será imediatamente relaxada.
Prazo especial : 
 •justiça federal - o inquérito policial deverá terminar no prazo de 15 dias podendo ser prorrogado por mais 15 dias , se o réu estiver solto podendo ser prorrogado por mais 30 dias.
•lei de drogas- o inquérito policial será concluído no prazo de 30 dias, se o indicado estiver preso , , e de 90 dias ,quando solto . Os prazos a que se referem podem ser duplicados pelo juiz, ouvindo ministério público mediante pedido justificado da autoridade de polícia judiciária. 
•crime contra a economia popular- 
O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias se o indiciado estiver solto ou preso, podendo ser duduplicado
•Militar- o inquérito deverá terminar no prazo de 20 dias, se o indiciado estiver preso, contando esse prazo apartir do dia em que se executar a ordem de prisão ; ou no prazo de 40 dias, quando o indiciado estiver solto, contando a partir da data em que se instaurar um inquérito. 
Arquivamento: 
O arquivamento do inquérito policial somente se dará por decisão da autoridade judiciária. É ato do juiz, que determinará o arquivamento de forma motivada somente se houver pedido do Ministério Público que é o titular da ação penal pública (art. 129, I, CF). 
Desarquivamento: 
A atribuição para desarquivar o Inquérito Policial é do Ministério Público. Surgindo fatos novos, deve a autoridade policial representar neste sentido, mostrando-lhe que existem fatos novos que podem dar ensejo a nova investigação. (Sumula 524 STF). 
Em regra, o arquivamento do I.P faz apenas coisa julgada Formal. Pode ser desarquivado e rediscutir o assunto, desde que surjam novas provas (requisito obrigatório). Em exceção, faz coisa julgada Material, de forma que não poderá ser desarquivado, nem que surjam novas provas, e não poderá ser ofertada denúncia pelo mesmo fato, seja na mesma ou em outra relação processual. Segundo STJ e Doutrina Majoritária: O Arquivamento que faz coisa julgada material nos casos de:
1) Atipicidade da conduta
2) Extinção da Punibilidade
3) Excludentes de Ilicitude
OBS:STF NÃO reconhece que excludente de ilicitude faça coisa julgada material!

Outros materiais