Buscar

AGENDA 12 FICHÁRIO- MODULO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para melhor compreender esse processo, pesquise na internet ou procure saber na empresa em que trabalha, ou converse com um amigo, vizinho ou parente, como funcionam essas etapas em diferentes organizações. Será que todas as organizações possuem almoxarifado?
É de conhecimento geral de que todas as organizações devem ter um almoxarifado, um controle de seus pertences, seus estoques, para poder administrar bem tudo que entra e saí na organização. Por isso o gerenciamento de estoque é significativo para as organizações. Porém nem todas as empresas possuem um almoxarifado ou estoque.
No modelo de administração Toytista, por exemplo, as empresas não dispõem de um almoxarifado ou estoque de matéria prima ou produto acabado, pois a ideia é que a produção seja realizada de acordo com a demanda necessária, eliminando a necessidade de grandes estoques de produtos prontos, matéria prima e até mesmo de grandes lugares para armazenagem de material ou produto, ou seja, a empresa se foca em criar um fluxo que atenda à quantidade de encomendas sem que faltem e nem sobrem produtos acabados, semiacabados e matérias primas, e para tal modelo ser possível é preciso uma coordenação precisa junto aos fornecedores, atenta as necessidades de cada situação dentro da empresa para realização de cada pedido e um conhecimento preciso do mercado consumidor.
O controle de estoque, almoxarifado ou materiais pode ser feito manualmente (controle manual em planilhas ou livros de registro) e fisicamente (via sistema ERP) – Alguns exemplos de softwares de gerenciamento para estoque mais comuns e usados no mundo são o Baan e SAP.  
Você sabia que alguns teóricos da Administração afirmam que o conceito de almoxarifado está ultrapassado e que sua presença na organização não agrega valor?
Alguns teóricos da administração como Idalberto Chiavenato e Taiichi Ohno- Toyotismo, afirmam que o conceito de almoxarifado é defasado e a sua presença além de não agregar valor, acarreta na geração de custos que poderiam ser eliminados, e  vistos como prejuízos que poderiam ser reduzidos, pois na teoria as empresas não teriam estoques de matéria prima ou produtos acabados, ocasionando redução de custo com local especifico para estoque, valor de produto parado reduzido, consequentemente caso o produto acabado seja um fracasso, como ele não foi produzido, não há perdas relacionadas a produtos obsoletos.
“Dizem que o conceito de almoxarifado está ultrapassado. Para muitos especialistas, o tamanho do almoxarifado representa fisicamente o tamanho da incompetência da empresa. O almoxarifado nada agrega de valor aos produtos da empresa. Na maioria das empresas modernas, o almoxarifado foi simplesmente eliminado. Contudo, existem negócios em que o almoxarifado é imprescindível, como nas grandes redes varejistas, grupos supermercadistas e setores altamente competitivos. Não há como evitá-los. Mesmo as empresas virtuais – como Submarino e lojas virtuais – encontram defeitos na hora de entregar produtos vendidos aos clientes e tropeçam em problemas logísticos, principalmente em depósitos de Pas”. CHIAVENATO, 2005, pg 119
Já o Toyotismo, resumidamente, é um método de produção japonês, sustentado pelos princípios da “autonomação” e do “Just In Time”, com orientação da produção por demanda (ou seja, só é produzido a quantidade exata requisitada pela procura) e flexibilização do trabalho e da mão-de-obra. O método “Just In Time” (ou “bem na hora” ou “na hora exata” em tradução livre do inglês). Ele implica em um processo de fluxo contínuo em que as partes necessárias à produção chegam na quantidade e no momento exato em que são requisitadas. Esse método teve seus benefícios na linha de produção consideravelmente ampliados com a utilização de cartões que controlavam o fluxo da produção, conhecidos por Kanban.
 Você concorda com essa visão? Por quê?
Na maioria das organizações os investimentos em materiais significam grande parte de seus ativos,e esta vem sendo uma área que se tem dado maior atenção.
Nos tempos atuais para conseguir se manter no mercado e manter preços competitivos é necessário técnicas de administração bem afinadas, redução de custos a todo momento, especialização de funcionários de todas as áreas e ter  o mínimo de produtos em estoque; há exceções, todo custo que puder ser evitado ajuda a empresa a se manter competitiva, pois os gastos extras que deixam de ser feitos pode virar investimentos, afim de aumentar ainda mais a gestão e eficácia dos processos.
Há situações em que grandes estoques podem gerar grandes prejuízos, por isso a necessidade de realizar uma previsão de demanda para produção. Então para os casos em que podemos eliminar o estoque, se torna uma opção fundamental para se manter no mercado e obter os melhores resultados, se aprimorando sempre, pois o mundo e inclusive os processos, sejam produtivos ou administrativos estão em constante evolução.
Fontes:
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/download/2733/2172#:~:text=%C3%89%20de%20conhecimento%20geral%20de,%C3%A9%20significativo%20para%20as%20organiza%C3%A7%C3%B5es.
https://osmarvincifilho.com.br/a-importancia-da-organizacao-e-gestao-do-almoxarifado/
https://portogente.com.br/portopedia/73503-almoxarifado-historico-conceitos-funcoes
https://gennegociosegestao.com.br/importancia-gestao-do-almoxarifado/
https://slideplayer.com.br/slide/2875317/
https://www.infoescola.com/administracao_/toyotismo/

Continue navegando

Outros materiais