Buscar

1V.A 2020.2 silvicultura SA3 UFRPE

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural de Pernambuco 
Departamento de Ciência Florestal 
Disciplina: Silvicultura SA3 
1ª Verificação de Aprendizagem - 2020.2
Nome: ___Bruno Krichna Santos __________________________SA-3_________________ 
Leia as questões com atenção. Utilize os materiais postados no Google Sala de Aula e faça pesquisa complementar, quando necessário. Lembre-se de usar fontes confiáveis e reconhecidas na área, e responda com suas palavras! Respostas idênticas à sites e materiais científicos serão desconsideradas. 
1. (20%) Os sistemas agroflorestais (SAF) representam alternativas importantes para o uso sustentável de recursos. Considerando um produtor que irá implantar um povoamento florestal de seringueira para fins de extração de látex, com espaçamento usual/comercial, indique um modelo de SAF que pode ser implementado para amortizar os custos de implantação do projeto florestal. 
2. (20%) A propagação vegetativa é utilizada como alternativa para superação das dificuldades na propagação via sementes e para clonagem de genótipos superiores de espécies florestais. A respeito dela, responda: 
Para a implantação de um pomar de polinização indoor de um genótipo de Eucalyptus, em qual posição da matriz, selecionada no campo, é feita a coleta do propágulo vegetativo e por quê? 
3. (20%) A propagação sexuada pode ser feita por meio da semeadura direta no recipiente ou em sementeiras para posterior repicagem. A utilização dessa última tem sido reduzida e/ou evitada nos viveiros. Explique em que situações o uso dela é justificado. 
4. (20%) Um produtor rural deseja produzir mudas para recuperar área de mata ciliar em sua propriedade e para isso irá coletar as sementes nos remanescentes de vegetação nativa existentes nela. Este produtor não sabe como proceder para colher as sementes e você foi designado para ajudá-lo. Quais medidas técnicas você recomendaria e como efetuá-las para que o produtor obtenha sementes com alta qualidade? 
5. (20%) Os sistemas silviculturais subdividem-se em dois grupos: sistemas monocíclicos e sistemas policíclicos. A partir das características dos sistemas monocíclico e policíclico indique os danos que a aplicação de cada sistema pode trazer ao povoamento e o que seria necessário para que suas aplicações sejam bem-sucedidas. 
RESPOSTAS
1. Indico o modelo do sistema taungya, que ele consegue ajudar bastante nessa parte de diminuir os custo de implantação tendo em vista que no começo do sistema pode-se cultivar algumas espécies agrícolas nas entre linhas da seringueira assim promovendo uma fonte de renda.
2. Será feita a coleta do propágulo vegetativo da parte mais madura da árvore matriz, ou seja, da parte apical da planta, pois como está usando um propágulo vegetativo maduro quando esse enxerto for florecer vai ser precoce tendo um porte menore e assim consegue fazer uma hibridização com um operacional mais facilitado.
3. A semeadura em sementeira para depois fazer a repicagem é feita em situações onde tem poucas sementes e ou quando tem muita mão de obra disponível, tendo em vista que agrega muito trabalho com essa prática
4. As coletas devem ser feita selecionando as matrizes com uma distâncias cerca de 50 metros de distância de uma matriz para outra, e cerca de 20 matrizes no total. A época ideal para coletar essas sementes é quando a mesma atingem a sua maturidade fisiológico pois vamos ter um máximo acúmulo de materia seca e uma boa germinação (normalmente quando se desliga da planta mãe) é recomendado que o coletor selecione algumas sementes para ver se elas conseguiram atingir sua maturidade fisiológica abrindo a mesma e vendo se ela tem um bom vigor. Outra recomendação é para sementes indeiscentes que podem ser colhidas do chão, já as sementes descentes são obrigatoriamente coletadas antes de serem abertas.
Recomendo fazer um calendário de coleta, colocando o número de matrizes, o número de vezes que vai ser coletado, quantidades de sementes por árvore e a época de coleta, assim podendo estar traçando uma rota de coleta para facilitar o processo.
5. O sistema monocíclico ele trás danos a relação protetora da floresta e diminui a biodiversidade, pois tem vários cortes de árvores sem valor comercial deixando a floresta exposta, é feita apenas uma vez por rotação.
Para esse sistema sejá bem sucessido é muito importante que tenha um banco de sementes e mudas pois o segundo ciclo depende exclusivamente da sua regeneração.
O sistema policíclico tem danos ao dossel limitados, as suas operações de abates do estoque de madeira se aplica cada vez a apenas uma vez a uma parte das espécies, os cortes são feitos de intervalos regulares.
Para esse sistema sejá bem sucessido os danos estejam dentro do limíte aceitável, para que tenha o menor impacto possível, para que conseguia ter a recuperação do sistema.

Continue navegando