Buscar

Banner Radiação ionizante

Prévia do material em texto

EFEITOS GENÉTICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES
Autores*: Aparecida de F. M. Jardim, Camila C. Oliveira, Douglas de S. Antonio, Josiane M. Camilo, 
Matheus H. Dos R. Leonel, Nathalia P. B. da Silva
Orientadora**: Prof.ª Giovana Caramaschi
Referências:
ALMEIDA, Pedro S. de. DOSIMETRIA BIOLÓGICA: avaliação da exposição às radiações ionizantes através de efeitos biológicos induzidos. 2007.
GONÇALO, Margarida; BOTELHO, Maria Filomena. Radiações e eletricidade. 2007.
LIMA, Rodrigo da Silva et al. Raios-x: fascinação, medo e ciência. Química nova. São Paulo, v.32, n.1, p.263-270, 2009.
MULVIHILL, David J. Diagnostic Medical Imaging in Pediatric Patients and Subsequent Cancer Risk. Academic Radiology. v.24, n.11, p.1456-1462, 2017.
OKUNO, E. Efeitos biológicos das radiações ionizantes. Acidente radiológico de Goiânia. Estudos avançados. São Paulo. v.27, n.77, 2013.
OKUNO, E. Radiação: efeitos, riscos e benefícios. Oficina de Textos, 2018.
*Estudantes do Curso de Tecnologia em Radiologia da Universidade Paulista – UNIP - Campus Bauru - São Paulo.
**Professora do Curso de Graduação em Radiologia, disciplina de História da Radiologia – UNIP – Campus Bauru – São Paulo.
 Palavras-chave: Efeitos genéticos da radiação ionizante
 UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências da Saúde – ICS 
Curso de Radiologia – Campus Bauru
Introdução
O raio-X foi descoberto pelo físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen no ano de 1985 (LIMA et al. 2009; OKUNO, 2018). Hoje em dia é uns dos meios mais utilizados para diagnósticos de algumas doenças, devido a exposição do individuo a radiação e podem causar no organismo humano alguns efeitos biológicos um deles são os genéticos (OKUNO, 2013; MULVIHILL ET AL.2017).
Revisão da Literatura
Sabe- se que o DNA, material genético contido no núcleo celular possui todas as nossas informações genéticas, que passam de geração em geração. O núcleo celular é a área mais afetada pela radiação ionizante, se ocorrer múltiplas exposições, o individuo pode acabar provocando dano no DNA o que facilita prejuízo das informações genéticas, podendo afetar, assim a instabilidade dos genes. (ALMEIDA 2007 P.6). É importante salientar que quando a radiação ultrapassa o limiar, tornam-se evidentes as consequências da exposição prolongada e a gravidade desses episódios depende diretamente do tempo de exposição e da quantidade de células e de tecidos que foram afetados pelas doses de radiação recebidas (GONÇALO & BOTELHO, 2007; OKUNO,2013; MULVIHILL, 2017). 
Conclusão 
Referente ao conteúdo exposto neste trabalho, é possível entender a importância no que diz respeito aos efeitos genéticos, os efeitos aparecem em sua descendência como por exemplo filhos e netos, deve ter muito cuidado com gestante, pois os exames radiológicos ionizantes, podem afetar o feto mesmo dentro do ventre da m
Objetivos (NÃO PRECISA DESSE TÍTULO AQUI) inclua mais informações da REVISÃO
Umas das maneiras de se proteger contra esses efeitos biológicos e respeitar os princípios de proteção radiológica, os princípios de Alara e o limiar de dose, esse é um principio de proteção radiológica, que tem como objetivo minimizar as doses tanto em pacientes como em trabalhadores (INCLUIR CITAÇÃO)
Radioatividade origem 
COLOCAR TÍTULO NAS FIGURAS
COLOCAR FONTE DAS FIGURAS
MODELO DE BANNER
‹#›

Continue navegando