Buscar

Ética e Cidadania AOL1

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
A democracia enquanto regime político traz o desafio para o cidadão de viabilizar sua participação nas decisões políticas, mas ao mesmo tempo essa participação pode ser prejudicial aos próprios cidadãos quando as informações técnicas ou quando o discurso emocionado influencia as opiniões e gera um resultado indesejado.
Nesse sentido:
I - A democracia tem de estar constantemente se renovando e se aperfeiçoando. Um exemplo desta situação são os discursos de ódio e preconceito que observamos nos meios de comunicação e nas mídias sociais.
PORQUE
II - Confundimos o direito de expressão com direito de ofensa.
A partir das afirmativas apresentadas, assinale a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa.
2. 
As duas afirmativas são falsas.
3. 
As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
4. 
A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda verdadeira.
5. 
As duas são verdadeiras e a segunda complementa corretamente a primeira.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
Vimos em nossos estudos que houve uma evolução da cidadania e assim ela se concretiza com a conquista de direitos ao longo da história. A cidadania deve ser pensada considerando aspectos civil, político e social. Nesse sentido, a cidadania ou os direitos da cidadania podem ser compreendidos como a condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política. O que define e garante quem é cidadão, que direitos e deveres ele terá em função de uma série de variáveis?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Estado.
2. 
Constituição.
Resposta correta
3. 
ordem jurídico-política.
4. 
universalidade.
5. 
Estados nacionais.
3. Pergunta 3
/1
Thomas Hobbes, clássico da política, pensou em um estado forte que pudesse suprir o estado de guerra, vigente antes do contrato social. Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o “estado de natureza” descrito por Thomas Hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz.
Fonte: LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Considere as afirmações:
I. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa a defesa e a garantia de paz.
II. Dois dos grandes teóricos sobre o “estado de natureza”, Hobbes e Rousseau, partilham a convicção de que o afeto predominante nesse “estado” é o medo.
III. Um traço comum da ética é a idealização de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade.
Está(ão) correta(s):
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas II.
2. 
Apenas II e III.
3. 
Apenas III.
4. 
Apenas I e II.
5. 
Apenas I.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
A cidadania ou os direitos da cidadania podem ser compreendidos como a condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política. “O cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo...” (Herbert de Souza – Betinho) segundo a definição acima, podemos afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando ao funcionamento da sociedade.
Resposta correta
2. 
O cidadão é o indivíduo que se omite frente ao debate político.
3. 
Cidadania é a condição daquele que possui e exerce três ordens de direitos: civis, políticos e sociais.
4. 
Em termos históricos, os direitos sociais antecederam os direitos políticos na composição da cidadania.
5. 
Os direitos sociais, parte fundamental da cidadania, dizem respeito ao usufruto da herança material produzida pela coletividade, ou seja, se referem à distribuição da riqueza entre os membros de uma sociedade.
5. Pergunta 5
/1
Leia o texto do Ministério das Cidades e analise a fotografia a seguir: O transporte é um importante instrumento de direcionamento do desenvolvimento urbano das cidades, segundo o Ministério das Cidades. A mobilidade urbana bem planejada garante o acesso dos cidadãos às cidades e proporciona qualidade de vida e desenvolvimento econômico. A Lei n.12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da política Nacional de Mobilidade Urbana, vem a ser um importante marco jurídico para que os municípios estabeleçam os princípios, diretrizes e objetivos para melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade urbanas. 
Brasil. Ministério das Cidades. Política Nacional de mobilidade Urbana: cartilha da Lei nº 12,587/12. Brasília, 2013 (adaptado).
ETICA E CIDADANIA_BQ1 QST10(1).jpg
Fonte: https://goo.gl/images/rstrpX
A cidadania como exercício de liberdade e de autonomia requer condições favoráveis, como exemplificado no texto acima em relação a mobilidade urbana, direito de ir e vir em condições adequadas de transporte público. Somente em um ambiente democrático as pessoas podem exercer sua liberdade e participar da vida comunitária de forma ativa e autônoma. Nesse sentido podemos afirmar que as questões apresentadas no texto e na imagem pretendem, a partir da oferta de um transporte público de qualidade:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais.
2. 
Proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade.
3. 
Reduzir as desigualdades e promover a inclusão social.
4. 
Promover o desenvolvimento sustentável e consolidar a gestão democrática como instrumento e garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.
5. 
Todas as afirmativas apresentadas são verdadeiras para a melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade urbanas frente a uma sociedade democrática e justa no exercício da cidadania.
Resposta correta
6. Pergunta 6
/1
Em uma sociedade ser ético é considerar atitudes que preservem o bem comum. Atitudes que se pautam na moralidade social. Sendo assim, analise a imagem abaixo e em seguida escolha a opção correta sobre o conceito de ética.
ETICA E CIDADANIA_BQ1 QST2(1).jpg
Fonte:
http://2.bp.blogspot.com/_m51COo3aGZ8/SPkhgZSlUTI/AAAAAAAAAEE/9d6Y1GR6osc/w1200
-h630-p-k-no-nu/%C3%A9tica+charge.jpg
Ocultar opções de resposta 
1. 
O agente moral deve colocar em prática sua autonomia enquanto indivíduo, pois aquele que possui uma postura de passividade apenas aceita influências de qualquer natureza.
2. 
A ética não se aplica às situações que ocorrem na escola, pois um dos locais em que nossas relações são mais intensas e frequentes é no campo profissional.
3. 
A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade e, portanto, podemos constatar que devemos agir como pensamos.
4. 
Falar em ética deve considerar uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
Resposta correta
5. 
A ética não está relacionada com moral, regras, nem à normas de conduta, de pensamento e de atuação humana que vão construindo conceitos do que é bom ou mau.
7. Pergunta 7
/1
A cidadania é a condição da pessoa que vive na cidade e, por isso ultrapassa sua condição política, jurídica, econômica ou social. No entanto, há relação com todas essas dimensões da vida humana em sociedade. Por isso a cidadania reside na garantia da liberdade e no respeito da alteridade (no respeito ao outro) com quem convivemos. Leia a tirinha:
ETICA E CIDADANIA_BQ1 QST6(1).jpg
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-ba1irLVvQmE/T1iorXRMWxI/AAAAAAAAOgk/K5VGSheSOF8/s1600/direitos.jpg
Considerando as informações apresentadas no texto acima e na tirinha, avalie as afirmações a seguir: 
I – Aprender a conviver com o outro e adquirir a consciência de nossasações sociais nos aproxima da construção de um mundo cada vez mais humano.
II – Relacionar-se socialmente não implica em ações coletivas em prol do bem-estar alheio, basta atender às necessidades individuais. 
III – As relações sociais se pautam na convivência com o outro, na qual aprender a conviver implica em distribuição de tarefas coletivas em benefício de todos. 
É correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III apenas.
2. 
I, II e III.
3. 
I, apenas.
4. 
II, apenas.
5. 
I e III apenas.
Resposta correta
8. Pergunta 8
/1
A democracia, enquanto regime político coloca o desafio para o cidadão de viabilizar sua participação nas decisões políticas. Ela deve ser pensada considerando os aspectos civis, políticos e sociais. Assim, observamos a existência de direitos abaixo apresentados. Portanto, sobre a conceituação correta dos mesmos, relacione ascolunas corretamente: 
A) Direitos humanos
B) Direitos civis
C) Direitos políticos
D) Direitos sociais
1) Liberdade de expressão 
2) Direito de votar 
3) Direito a um emprego 
4) Direito à vida, à liberdade
A opção correta é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A4, B2, C1, D3.
2. 
A3, B2, C1, D4.
3. 
A1, B4, C3, D2.
4. 
A2, B3, C1, D4.
5. 
A4, B1, C2, D3.
Resposta correta
9. Pergunta 9
/1
Ética e moral são dois termos geralmente confundidos. Por serem parecidos, muitas pessoas assumem que o significado seja o mesmo. Embora estejam relacionados, são termos que têm origem bem distinta. Como vimos, as diferenças entre o conceito de ética e moral são importantes. As normas morais tendem a ser relativas a cada cultura e também consideram a historicidade. Nesse sentido, elas podem ser questionadas e até revistas ou extintas. Isso significa que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Nunca agiremos de forma “moral” se formos contra as regras que a sociedade institui.
2. 
Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas.
3. 
As palavras “ética” e “moralidade” são sinônimas e correspondem à mesma ideia.
4. 
Nós temos que viver com as normas morais porque essas orientam nossa cultura.
5. 
A moral, como conjunto de valores através dos quais as pessoas guiam seus comportamentos, tende a ser relativa e depende do país e do momento histórico em que as pessoas fazem parte.
Resposta correta
10. Pergunta 10
/1
Por ser judia e ter vivido os horrores do Nazismo, Hanna Arendt ressaltou a importância da liberdade para a existência de um espaço público para o exercício da cidadania através da política. Para Hanna Arendt:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os sistemas totalitários são a forma mais extrema de desnaturação da coisa política, posto que suprimem por completo a liberdade humana.
2. 
Todas as afirmativas apresentadas estão corretas.
Resposta correta
3. 
A política é vivida com liberdade e se opõe à violência.
4. 
O recurso do medo e da violência acabava com qualquer tipo de relação política.
5. 
A exceção é o Estado que monopoliza o direito do uso legal da força dentro da lei, mas que não pode cercear a experiência política na convivência coletiva.

Continue navegando