Buscar

Desenv de Aplicações para Móveis - Atv de Autoaprendizagem 1

Prévia do material em texto

Módulo A - 67893 . 7 - Desenvolvimento para Dispositivos Móveis - D1.20221.A
Atividade de Autoaprendizagem 1
1. Pergunta 1
Leia o trecho a seguir:
“Se você recebe benefício da Previdência Social já deve saber que todo ano precisa provar que está vivo. Se isso não for feito, o pagamento pode ser suspenso. A novidade é que, ainda este ano, a prova de vida pode ser feita pelo telefone celular, se o beneficiário tiver um aparelho mais moderno. Basta abrir o aplicativo “Meu INSS” e usar a impressão digital ou o reconhecimento facial, da mesma forma que usa para desbloquear a tela do celular. O sistema de reconhecimento biométrico do INSS foi desenvolvido pela Dataprev. ”
Fonte: CALEBE, Josué. Prova de vida do INSS poderá ser feita pelo celular. Disponível em: https://www.radioculturafoz.com.br/2019/09/23/prova-de-vida-do-inss-podera-ser-feita-pelo-celular. Acesso em: 23 Set. 2019.
O trecho acima trata das possibilidades que os aplicativos instalados nos dispositivos móveis proporcionam para auxiliar o cotidiano das pessoas. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, é possível afirmar que os sistemas de Rádio Celular e Comunicações portátil e móvel:
estarão mais dispersas às demandas das empresas no que se refere aos avanços tecnológicos na área de acessos.
estarão direcionadas ao desenvolvedor de projetos se refere a criação de linguagens de programação direcionadas à área de acessos.
estarão mais alinhadas às demandas do consumidor no que se refere aos avanços tecnológicos na área de processamento.
estarão mais restritas no que se refere aos avanços tecnológicos na área de acesso à rede.
estarão mais limitadas às demandas do consumidor no que se refere ao melhoramento na transmissão de sinais.
2. Pergunta 2
Leia o trecho a seguir:
“Muitas empresas têm feito dos aplicativos o seu principal negócio e meio de comunicação com o cliente. Mas quais são as habilidades necessárias para se desenvolver um aplicativo Android do zero? Há algumas linguagens de programação que são mais indicadas do que outras para a tarefa, ao mesmo tempo, vale lembrar que é preciso um roteiro bem estruturado para não cometer os erros mais comuns ao desenvolvê-lo.”
Fonte: COMPUTERWORLD. As 6 melhores linguagens de programação para desenvolver um app Android. Disponível em: https://computerworld.com.br/2019/09/08/as-6-melhores-linguagens-de-programacao-para-desenvolver-um-app-android/. Acesso em: 23 Set. 2019.
O trecho acima apresenta a Importância das linguagens de programação para o Sistema Android. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, a principal linguagem de programação empregada para o desenvolvimento de aplicações direcionadas à Plataforma Android é:
Java.
Algorítmo
Python.
Oracle.
C++.
3. Pergunta 3
Leia o trecho abaixo: 
“Do executivo ao catador de recicláveis: muita gente já não consegue viver sem aplicativos. Eraldo Francisco, de 50 anos, conseguiu dobrar a sua renda e trabalhar menos usando o app Cataki, que indica onde há material reciclável.” Fonte: ESPECIAIS G1. Tudo num clique: a vida na era dos apps. Disponível em: http://especiais.g1.globo.com/economia/tecnologia/a-vida-na-era-dos-apps/. Acesso em: 23 set. 2019.
Esse trecho refere-se à importância dos aplicativos no cotidiano das pessoas, o que representa uma evolução tecnológica no uso dos dispositivos móveis. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da introdução dos dispositivos móveis podemos afirmar que para a evolução dos dispositivos móveis ocorrer leva-se em consideração o fato:
de que ao fim da década de 1970 começaram a aparecer os equipamentos compostos por dois componentes básicos: O processador RISC e o sistema operacional UNIX.
da tecnologia informacional adotada atualmente ter por finalidade a descentralização das ações e a execução do planejamento. 
da diferença entre o acesso ser realizado através dos mainframes e os terminais assíncronos se dava por conta da utilização de um MODEM.
de que no período em que os mainframes foram utilizados, entre os anos 60 e 80, o acesso era feito por meio de terminais de tamanhos e pesos elevados. 
do processamento ser feito por um dispositivo móvel, controlado pelos administradores dos sistemas, mantendo um nível elevado de flexibilidade. 
4. Pergunta 4
Leia o trecho a seguir:
“As redes móveis de longo alcance incluem as tecnologias de redes sem fio caracterizadas por possuir alcance em áreas extensas e que estão baseadas nos padrões 3GPP (Third Generation Partnership Project), IEEE 802.16 e tecnologias legadas (2G). Fazem parte também as tecnologias viabilizadoras da quinta geração móvel (5G).”
Fonte: CPQD. Comunicações Sem Fio: Suportando as demandas da conectividade móvel. Disponível em: https://www.cpqd.com.br/inovacao/comunicacoes-sem-fio/. Acesso em: 23 Set. 2019.
O trecho acima trata das possibilidades que as tecnologias de rede sem fio podem oferecer ao usuário. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, podemos definir que as Tecnologias Habilitadoras se caracterizam por:
instruir os gestores das aplicações de comunicação sem fio aos recursos de segurança dos sites. 
desenvolverem servidores utilizados em aplicações de comunicação sem fio de alto desempenho.
implementarem modelos de arquiteturas dispostas na comunicação sem fio de maneira limitada.
apresentarem uma série de plataformas analógicas e comunicação sem fio de maneira gerenciada
possibilitarem a sua implantação da comunicação sem fio em todos os lugares.
5. Pergunta 5
Leia o trecho a seguir:
“Do ponto de vista técnico, o 3G trabalha visando a transmissão de dados de voz (tipo áudios no WhatsApp) e serviços na internet (navegação de sites, downloads e uso de aplicativos online). É uma conexão mais rápida do que a do 2G.”Fonte: CRUZ, Bruna Souza. 3G, 4G e 5G: entenda a tecnologia por trás da conexão do seu celular. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2018/10/18/entenda-a-tecnologia-por-tras-do-3g-4g-e-5g.htm. Acesso em: 23 Set. 2019.
O trecho acima cita os aspectos da tecnologia 3G A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode-se concluir que a evolução tecnológica do 3G se caracteriza por:
inserir o conceito de Python e elevar as velocidades iguais, além de variar o sinal e cobertura ofertada pela rede.
inserir o conceito de Java e disponibilizam velocidades iguais e estabilidade o sinal e cobertura ofertada pela rede.
inserir o conceito de C ou C++ e restringir as velocidades diferentes e manter o sinal e cobertura ofertada pela operadora.
inserir o conceito de HSPA e HSPA+ disponibilizam velocidades diferentes e que variam o sinal e cobertura ofertada pela operadora.
inserir o conceito do Adobe e reduzir as velocidades diferentes, além de manter o sinal e cobertura ofertada pela operadora.
6. Pergunta 6
Leia o trecho a seguir:
“Sem muito alarde, uma nova transformação começou a acontecer neste ano com o lançamento de smartphones com telas que podem ser dobradas ao meio. É como se a pessoa tivesse dois celulares, colocados um sobre o outro. Quando abertos na horizontal, eles formam uma única tela grande, que tem quase o tamanho de um tablet. Fechados, eles podem ser usados com uma mão só e cabem no bolso, como um celular qualquer.”
Fonte: AGRELA, Lucas. Tela maior e dobrável é a aposta do momento nos smartphones. Disponível em https://exame.abril.com.br/revista-exame/tela-maior-e-dobravel/. Acesso em: 23 Set.. 2019.
O trecho acima trata das evoluções físicas dos smartphones ao longo dos anos e as suas características atuais. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, podemos afirmar que os dispositivos móveis disponibilizam uma série de características físicas relacionadas, dentre outros aspectos, ao:
nível de manutenção, Virtualização e Mobilidade. 
modelo de interface, Rigidez e Transferência.
nível de transmissão, Modelo do Computador e Imobilização.
modelo do Computador, Nível de Mobilidade e flexibilidade.
nível com o usuário, Rigidez e Virtualização.
7. Pergunta 7
 “A forma de configurar o gerenciamento avançadodos dispositivos Android e iOS é diferente. Nos dispositivos Android, é necessário ativar o Gerenciamento de aplicativos Android e, nos iOS, é preciso configurar um Apple Push Certificate. Os usuários com dispositivos Android e iOS precisam instalar o aplicativo Device Policy ou um perfil para que você possa gerenciá-los. ”
Fonte: GOOGLE. Configurar o Gerenciamento avançado de dispositivos móveis: Sobre o Gerenciamento avançado de dispositivos móveis Disponível em: https://support.google.com/a/answer/6328699?hl=pt-BR. . Acesso em: 23 Set. 2019.
O trecho acima trata das formas distintas em que é realizado o gerenciamento dos dispositivos móveis. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise o conjunto de recursos às empresas oferecidos pelo MDM a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1. Configuração Centralizada dos Dispositivos
2. Medidas de Segurança dos Aparelhos
3. Criptografia 
4. Limpeza e Bloqueio de Dispositivos
( ) Atua contra as possíveis ameaças sistêmicas, como os malwares, ou algum aplicativo classificado como mal-intencionados;
( ) São realizados remotamente, auxiliando em situações de perda ou roubo de aparelhos.
( ) É realizada nos dados e eleva o nível de confidencialidade e privacidade destes recursos. 
( ) Não leva em consideração possíveis diferenças entre os sistemas operacionais adotados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
4, 1, 2, 3
3, 1, 2, 4. 
1, 2, 4, 3
2, 4, 3, 1
2, 3, 4, 1
8. Pergunta 8
Leia o trecho a seguir:
 “— A vantagem é a flexibilidade de acesso de qualquer lugar, inclusive por dispositivos móveis — diz Davidson Boccardo, diretor dos Green Hat Labs, pertencentes à Clavis Segurança da Informação. — A desvantagem é não ter certeza de como esses dados estão sendo protegidos, não saber que tipo de normas e gestão são empregadas pela empresa. ”
Fonte: MACHADO, André. Guardados na ‘nuvem’, arquivos não se perdem. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/guardados-na-nuvem-arquivos-nao-se-perdem-23232732. Acesso em: 23 Set. 2019.
O trecho acima traz as vantagens e desvantagens do acesso de dados, inclusive por meio dos dispositivos móveis. Com base nessas informações e no conteúdo estudado, pode-se afirmar que o arquivamento permanente de dados está relacionado à:
interface com os dados.
portabilidade de dados.
acesso aos dados. 
integridade dos dados.
serviço dos dados. 
9. Pergunta 9
Leia o trecho a seguir: 
“A tecnologia é uma aliada das PME’s. Ao integrar soluções móveis, o pequeno empresário capacita seus colaboradores a entregar os melhores resultados. Se um funcionário atua o dia inteiro fora da sede, por exemplo, na captação de clientes, em reuniões com fornecedores ou na equipe de vendas, ele precisa ter seus equipamentos integrados ao sistema operacional da empresa para cumprir suas tarefas com excelência e rapidez ”
Fonte: GLOBO.COM. Convergência entre dispositivos móveis: por que adotar na pequena empresa? Disponível em: https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/especial-publicitario/dell/noticia/convergencia-entre-dispositivos-moveis-por-que-adotar-na-pequena-empresa.ghtml Acesso em: 23. Set. 2019.
O trecho acima trata da importação dos dispositivos móveis na solução de problemas ligados às pequenas empresas. Assim, considerando os conteúdos, analise as afirmativas a seguir sobre as soluções mais importantes para o desenvolvimento de aplicações de dispositivos portáteis e móveis: 
I - O ADOBE AIR é definido como uma plataforma para o desenvolvimento e execução de aplicativos construídos em HTML, por exemplo, independente do ambiente computacional.  
II - O BlackBerry é um aplicativo focado no mercado público onde a sua construção pode ser realizada em linguagem Java.
III - Symbian consiste em um sistema operacional privado (NOKIA) desenvolvido para smartphones.  
IV - Windows Phone é um sistema operacional criado pela Google e possibilita o desenvolvimento de aplicações com linguagens Python.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III e IV.
I e IV.
I e III.
I e II.
10. Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
“Normalmente, os sistemas de paging são usadas para notificar um assinante da necessidade de ligar determinado número de telefone ou viajar para uma local conhecido para receber mais instruções. O sistema de paging transmite a página para a área de serviço usando estações-base que enviam a página em uma portadora de rádio.”
Fonte: RAPPAPORT, Theodore S. Comunicações Sem Fio: Princípios e Práticas. 2ª edição. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2009. Página 7.
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, é possível afirmar que os sistemas de Paging: 
tem por finalidade notificar uma organização sobre alguma ação que já foi realizada.
são sistemas de comunicação que enviam mensagens curtas, a um determinado assinante, de forma numérica, alfanumérica ou voz.
apresentam um nível instável de comunicação aos assinantes baseado na sua localização.
permitem o envio e o recebimento simultâneo de rádio ocorrido por meio de um assinante.
possibilitam uma comunicação bidirecional, tanto para transmissão quanto para recepção de dados.

Continue navegando