Buscar

Formas Farmacêuticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cápsula
	É uma forma farmacêutica sólida, na qual o princípio ativo e os excipientes estão contidos em um invólucro solúvel, duro ou mole, de formatos e tamanhos variados, usualmente contendo uma dose única do princípio ativo. O invólucro normalmente é constituído de gelatina, mas também pode ser de amido ou de outras substâncias.
As cápsulas representam a maior demanda de produção em uma farmácia magistral, pois permite, em seus tamanhos variados, personalizar as doses de acordo com a prescrição de cada paciente.
	Colírio
	É um produto farmacêutico líquido destinado à aplicação sobre a mucosa ocular. Todo colírio deve possuir esterilidade em seu controle de qualidade e caracteriza-se por uma solução líquida na maioria das vezes.
	Creme
	É a forma farmacêutica semissólida que consiste em uma emulsão, formada por uma fase lipofílica e uma fase hidrofílica. Contém um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada e é utilizada, normalmente, para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas.
ssa forma farmacêutica envolve administração de ativo de uso tópico, e tem em especial a capacidade de hidratação, haja vista que a sua composição (água e óleo) é semelhante a composição da pele.
	Elixir/hidrolato
	É a preparação farmacêutica, líquida, límpida, hidroalcoólica, de sabor adocicado, agradável, apresentando teor alcoólico na faixa de 20% a 50%. Os elixires são preparados por dissolução simples e devem ser envasados em frascos de cor âmbar e mantidos em lugar fresco e ao abrigo da luz.
A sua aplicação em cosmetologia e aromaterapia são bastante comuns pelo fato de estarem associados a óleos essenciais de plantas medicinais, mas podem ser empregadas em uso interno também.
	Emulsão
	É a forma farmacêutica líquida de um ou mais princípios ativos que consiste em um sistema de duas fases com pelo menos dois líquidos imiscíveis e no qual um dos líquidos é disperso na forma de pequenas gotas (fase interna ou dispersa) no outro líquido (fase externa ou contínua). Normalmente, é estabilizada por meio de um ou mais agentes emulsificantes.
É semelhante aos cremes, pois a relação de imiscibilidade geralmente está associada à água e ao óleo, porém mais fluido, por exemplo, xampu ou loções cremosas.
	Espírito
	É a forma farmacêutica líquida alcoólica ou hidroalcoólica, contendo princípios aromáticos ou medicamentosos e classificados em simples e compostos. Os espíritos são obtidos pela dissolução de substâncias aromáticas em etanol, geralmente na proporção de 5% (p/v).
É semelhante ao elixir, mas com menor teor alcoólico.
	Gel
	É a forma farmacêutica semissólida de um ou mais princípios ativos que contém um agente gelificante para fornecer viscosidade a um sistema no qual partículas de dimensão coloidal – tipicamente entre 1 nm e 1 μm – são  distribuídas uniformemente. Um gel pode conter partículas suspensas.
Essa forma farmacêutica geralmente está associada a locais de administração em que se necessita de ausência de óleo, pois independente de seu agente, a composição básica de um gel é a base de água.
	Implante
	O implante é um biochip formado por inúmeros micro reservatórios selados, no interior dos quais o medicamento fica armazenado. Quando recebe o comando pelo controle remoto externo, uma reação eletroquímica remove a minúscula cobertura de ouro de um dos reservatórios, liberando a dose correta de medicamento no organismo (INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 2008).
	Loção
	É a preparação líquida aquosa ou hidroalcoólica, com viscosidade variável, para aplicação na pele, incluindo o couro cabeludo, que pode ser solução, emulsão ou suspensão, contendo um ou mais princípios ativos ou adjuvantes.
	Óvulo
	É a forma farmacêutica sólida, de dose única, contendo um ou mais princípios ativos dispersos ou dissolvidos em uma base adequada que tem vários formatos, usualmente ovoide, com componentes químicos que se fundem na temperatura do corpo, pois o local de administração é vaginal.
	Pasta
	É a pomada contendo grande quantidade de sólidos em dispersão (pelo menos 25%). Deve atender às especificações estabelecidas para pomadas.
Por possuir grande concentração de óleo em sua composição, tem grande facilidade de fixação, logo, é administrado para fixar em locais de difícil aplicação, melhorando desta forma sua espalhabilidade
	Pastilha
	É a forma farmacêutica sólida que contém um ou mais princípios ativos, usualmente, em uma base adocicada e com sabor. É utilizada para dissolução ou desintegração lenta na boca. Pode ser preparada por modelagem ou por compressão.
	Pó
	É a forma farmacêutica sólida contendo um ou mais princípios ativos secos e com tamanho de partícula reduzido, com ou sem excipientes.
Neste caso, pode ser aviado em sachês para tomada direta ou dissolução.
	Pomada/unguento
	É a forma farmacêutica semissólida, para aplicação na pele ou em membranas mucosas, que consiste na solução ou na dispersão de um ou mais princípios ativos em baixas proporções em uma base adequada, usualmente não aquosa.
A pomada é bastante gordurosa, pode ter ação secundária de hidratação ou isolamento de uma área, quando houver alguma lesão na pele, além disso, persiste mais tempo no local aplicado.
	Solução
	É a forma farmacêutica líquida, límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis.
Pode ser administrado em qualquer via, incluindo intravenosa, desde que mantenha a condição de esterilidade.
	Supositório
	É a forma farmacêutica sólida de vários tamanhos e formatos, adaptados para introdução no orifício retal, vaginal ou uretral do corpo humano, contendo um ou mais princípios ativos dissolvidos numa base adequada. Eles, usualmente, se fundem, derretem ou dissolvem na temperatura do corpo.
Sua diferença para o óvulo é sua forma de modelagem, pois o supositório é mais alongado.
	Suspensão
	É a forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis.
Neste caso, sempre se emprega um agente suspensor, aumentando a viscosidade do meio e dificultando a decantação dos pós durante a administração. Somado a isso, a formulação sempre deve ter expressa de forma clara o termo “agite antes de usar”, para que a dosagem do medicamento possa ser respeitada.
	Tintura
	É a preparação alcoólica ou hidroalcoólica resultante da extração de drogas vegetais ou animais ou da diluição dos respectivos extratos. É classificada em simples e composta, conforme preparada com uma ou mais matérias-primas.
Bastante presente na homeopatia, as tinturas representam tanto medicamentos finalizados quanto matérias-primas. Por este motivo, deve-se estar atento ao seu uso, pois, em alguns casos, a alta concentração de ativos em uma tintura exige uma diluição antes da administração.
	Xarope
	É a forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% (p/p) de sacarose ou outros açúcares na sua composição. Os xaropes geralmente contêm agentes flavorizantes. Quando não se destina ao consumo imediato, deve ser adicionado de conservadores antimicrobianos autorizados.
Bastante útil em sua apresentação, principalmente para o público pediátrico, devido à aceitação na administração, e fácil mascaramento de sabores indesejados de alguns medicamentos.

Continue navegando

Outros materiais