Buscar

Atividade Prática - Esquadrias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Esquadrias - EDI
Data: 
Aluno (a): 
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 10 (dez) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1.	Definir Esquadrias, apontar suas principais Funções e 3 exigências de Qualidade.
R:
Esquadria é usado para a designação genérica de todos os sistemas de vedação de vãos com portas, já nelas, persianas e venezianas, executados em madeira, alumínio, aço, pvc ou vidro; Esquadrias são elementos de Vedação vertical utilizado no fechamento de vãos com a função de controle de passagem de agentes, sejam eles quais forem. Algumas das exigência de qualidade são: Habitabilidade: na estanqueidade e na acústica; Segurança: no uso, na limpeza e no comportamento mecânico; Qualidade: dos dispositivos complementares de estanqueidade e dos acessórios.
2.	Quanto às Classificações de Esquadrias, insira as seguintes imagens para as esquadrias propostas abaixo e aponte as vantagens e desvantagens para cada modelo:
a.	Porta de Madeira de correr;
b.	Janela de Alumínio de abrir, anodizada;
c.	Janela de PVC sanfonada
R: 
Porta de madeira de correr: A vantagem é o espaço físico; A desvantagem é que com o passar do tempo o rodisios enferrujam causando ruídos e podem emperrar.
Janela de alumínio de abrir anodizada: A vantagem é o custo; A desvantagem é que é um material frágil que não pode sofrer pressão nem batida.
Janela de PVC sanfonada: A vantagem é a ótima resistência; a desvantagem é o risco de ressecamento.
3.	Quais são os principais critérios para a escolha de uma esquadria? Exemplifique. 
R:
Tipologia, durabilidade e resistência são critérios considerados na especificação. Capacidade de vedação e desempenho acústico também devem ser avaliados. Esquadrias são componentes de alto impacto na estética e no desempenho de uma edificação. Esses elementos são capazes de imprimir uma série de conceitos, como arrojo, modernidade, tradição e rusticidade. Ao mesmo tempo, desempenham papel vital para garantir a estanqueidade à água e ao vento, bem como boas condições de conforto térmico e acústico.
4.	Trace um roteiro para a instalação de uma porta de madeira em um vão aberto, apenas emboçado. 
R: Meça o espaço – insira os batentes na parede – aplique espuma expansiva – teste a porta no espaço – marque as dobradiças – coloque as dobradiças nas portas – encaixe a porta nos batentes.
5.	Em uma instalação mal feita de uma janela de madeira, a pingadeira apresenta problemas de caimento. Qual será a provável patologia que ocorrerá nesta esquadria? 
R: fissuras e umidade por infiltração.
6.	Em quais utilizações se recomendam es esquadrias metálicas? Justifique. 
R: As esquadrias de alumínio são recomendadas para imóveis localizados perto da natureza, como casas de praia. Afinal, as questões naturais não irão interferir substancialmente na composição desse material.
7.	Cite os principais passos a serem observados nas instalações de esquadrias de alumínio. Aponte um ponto negativo da utilização deste tipo de esquadria.
R: é essencial definir o tipo de esquadria, fixação e materiais utilizados para garantir que o vão seja dimensionado corretamente. Uma das principais desvantagens é o baixo isolamento térmico e acústico. Com isso, os cômodos da casa podem sofrer com entrada de vento frio ou com ruídos diários (trânsito, por exemplo).
8.	Cite e comente acerca de 5 características positivas em se optar por esquadrias de PVC.
R: Custo-benefício: tem um custo-benefício muito bom em relação a outros tipos. Apesar de possuir um valor maior, é um excelente investimento a longo prazo pois o usuário economizará na manutenção, que é quase nula.
Isolamento térmico e acústico: Devido à baixa permeabilidade do ar e a possibilidade de utilizar vidros duplos, a esquadria oferece um excelente isolamento acústico. Os perfis multicâmaras também garantem máxima eficiência térmica, reduzindo o gasto com climatização.
Estanqueidade: As esquadrias possuem os cantos soldados com o próprio material e não unidos mecanicamente.  O uso de juntas de borracha sintética impedem a entrada de água, vento, insetos e contaminação externa. 
Resistência aos raios UV e variações climáticas: Os perfis de PVC possuem no seu composto uma grande quantidade de Dióxido de Titânio, que garante a proteção contra amarelamento, sendo ideal também para regiões litorâneas, pois o material possui elevada resistência química à maresia e outros agentes.
Facilidade de limpeza e manutenção: Outra vantagem em relação as de madeira é a facilidade de limpeza. Por ser um material liso, precisa somente de água e sabão. Já a madeira, como é porosa, acaba absorvendo sujeira, poeira e poluição. 
9.	Para os tipos de vidro abaixo, indique a principal aplicação.
a.	Temperado;
b.	Aramado;
c.	Laminado. 
R: Temperado: é usado para aplicações autoportantes e/ou com ferragens: portas, vitrinas, janelas projetantes com limitador a 25cm da fachada e fachadas acima do pavimento térreo (acima de 1,1m em relação ao piso).
Aramado: é indicado para coberturas, marquises, claraboias e fachadas inclinadas (vidros não verticais), guarda-corpos, portas, vitrinas, divisórias e janelas projetantes sem limitador.
Laminado: é usado para aplicações encaixilhadas ou coladas: coberturas, marquises, claraboias, fachadas inclinadas, pisos, degraus, visores de piscina, aquários, portas, vitrinas, divisórias, janelas projetantes sem limitadores, fachadas verticais em qualquer situação e guarda-corpos encaixilhados.
10.	 Comente acerca dos sistemas de Fechamento de Fachadas.
R: Fechamento de sacada Versatik: remete à aparência de uma janela. Possui duas folhas fixas e as demais que correm para fazer o isolamento dos ambientes. Este sistema é muito resistente a fortes chuvas.
Fechamento de sacada europeu: em sua varanda folhas de vidro que recolhem-se nas extremidades das laterais e se alinham em um único pivô central. Este sistema, também é conhecido como fechamento de sacadas com vidro retrátil e é um dos mais encomendados da atualidade e muito utilizado tanto em ambientes comerciais quanto residenciais.
Fechamento de sacada stanley: possui maior quantidade de trilhos para que as lâminas de vidro fiquem alinhadas uma atrás da outra quando abertas. A vantagem deste tipo de sistema é que a abertura do vão é maior.
Esquadrias - EDI
Esquadrias - EDI

Outros materiais