Buscar

AOL 4 GESTAO DE SISTEMAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O trabalho em saú¬de é caracterizado pelo uso de três tipos distintos de tecnologias. Correlacione a coluna da direita com a da esquerda, indicando o tipo de tecnologia e sua correta definição:
1. Tecnologia dura( ) Diz respeito aos equipamentos e materiais utilizados para prover o cuidado ao paciente.
2. Tecnologia leve-dura( ) Diz respeito ao saber técnico estruturado, ou seja, o conhecimento adquirido durante a vida e a formação do profissional.
3. Tecnologia leve( ) Diz respeito à relação com o outro. O trabalho em saúde está baseado no cuidado ao outro, ou seja, o trabalho é o ato em sua essência.
 RESPOSTA : 1-2-3 
Um bom líder deve ter características específicas relacionas aos traços, comportamentos e à abordagem situacional. Um líder não possui essas três características de maneira equilibrada, por isso, ele deve estar sempre focado em desenvolver os traços que menos se destacam em seu comportamento gerencial. Sobre as características de um bom líder, podemos afirmar:
I. Traços de liderança: caracterizados pela liderança nata, que faz parte da personalidade do indivíduo desde a sua infância. Em geral, a pessoa com traços de liderança mostra-se sempre empenhada, motivada, autoconfiante e compreensiva.
II. Comportamento de liderança: caracterizado pela maneira como o líder analisa as situações e se comporta, considerando seus valores pessoais, sentimento, inclinações e nível de confiança no grupo.
III. Abordagem situacional: caracterizada pelos comportamentos e abordagens do líder e envolve desempenho, sinergia com o grupo e participação ativa nas decisões.
Estão corretas as proposições:
RESPOSTA :Apenas I 
Caracterizado pelo trabalho executado por produtores do campo, sob domínio dos proprietários da terra (nobres ou o clero). O resultado do plantio era dividido entre os senhores e os produtores do campo, porém, os produtores trabalhavam sem remuneração, eram obrigados a executar também os serviços domésticos pagar os impostos ao rei, o dízimo à igreja e, se fosse da vontade dos senhores, lutar em guerras.
O trabalho descrito no trecho acima diz respeito a que período histórico?
RESPOSTA :Feudalismo 
(Adaptada de UFLA – Enfermeiro/2018) Nas organizações de saú¬de, os conflitos estão presentes, por isso a importância do enfermeiro(a) estudar e discutir como gerenciá-los, pois esse conhecimento é necessário para o desenvolvimento e crescimento de qualquer organização (Ciampone e Kurcgant, 2010). Diante do exposto, qual seria a conduta gerencial cabível frente a um conflito: 
RESPOSTA :Criar condições para que os conflitos possam ser explicitados e discutidos entre os membros da equipe, na busca de soluções integrativas dos problemas. 
Antes de decidir a forma como o conflito será abordado, existem algumas etapas prévias que precisam ser analisadas para que o líder tome a decisão com a abordagem mais adequada. As etapas que antecedem a resolução dos conflitos são: 
RESPOSTA :Listar todas as causas possíveis do conflito 
Após a Revolução de 1930, foram publicadas diversas leis relacionadas ao trabalho, porém, o processo de elaboração e publicação dessas legislações trabalhistas não ocorreu de maneira coerente, o que resultou em um conjunto de legislações sem nexo e até contraditórias. Devido a inúmeros problemas trabalhistas decorrentes desse cenário, em 1942, o presidente Getúlio Vargas nomeou uma comissão responsável por avaliar e organizar, unificando as leis publicadas até então. O trabalho dessa comissão resultou na confecção de um texto que, em 1943, deu origem à: 
RESPOSTA :Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) 
(Adaptada de UFMT/Enfermeiro Assistencial – 2014) Em reunião dos enfermeiros, Marina e Marília estavam solicitando férias para o mês de janeiro, mas só uma poderia gozar desse benefício devido à quantidade de atestados médicos no setor. Como critério definido em reunião setorial prévia, o profissional que possui mais tempo de serviço na instituição tem preferência na escolha do seu período de férias, mas os que não são beneficiados costumam instigar discussões e dar justificativas para merecer essa concessão. Mesmo trabalhando há mais tempo do que Marília, Marina abriu mão de gozar suas férias como havia solicitado, para prevenir aborrecimentos e frustrações, já que não gostava muito da postura que a colega costumava adotar. Diante desse caso, a estratégia de gerenciamento de conflito adotada por Marina foi: 
RESPOSTA :Acomodação 
No Brasil, após a Revolução de 1930, o Estado passou a intervir diretamente em todas as instâncias da vida política, econômica e social do país, e desenvolveu dispositivos regulamentadores das condições de trabalho, da organização sindical e da previdência social, por meio da criação da(o): 
RESPOSTA :Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio 
(TCE-PI/Enfermeiro – 2014) Uma empresa adotou um estilo para negociação e solução de conflitos internos que é confrontador e colaborativo ao mesmo tempo; busca a solução para o problema em conjunto, de modo benéfico para ambas as partes. Requer tempo, esforço, compromisso mútuo, comunicação franca e poderes de decisão compartilhados. Essas características, segundo Kurcgant, são compatíveis com o estilo denominado: 
RESPOSTA :Colaborativo 
(TRT 2a região/Analista Judiciário – 2012) Técnica de administrar conflitos organizacionais que objetiva a harmonia entre os envolvidos. Inclui o tratamento superficial do problema, a rejeição de sua importância para a organização ou de sua existência: 
RESPOSTA :Retirada

Continue navegando