Buscar

RESUMO CAVIDADE ORAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cavidade Oral
Vestíbulo
· Área que fica delimitada pelos lábios, bochechas e os dentes com seus respectivos processos alveolares.
· A mucosa que reveste lábios e bochechas é contínua com a mucosa alveolar. A mucosa alveolar é a mucosa mais frouxa que está recobrindo o osso.
· A mucosa alveolar é avermelhada e bem vascularizada. Não é firmemente aderida ao osso, ela é continua com a mucosa que vem do lábio e Bochecha. A continuidade dessa mucosa que define o limite superior e inferior do vestíbulo (fórnice).
· Fornice do vestíbulo é a parte mais funda em direção ao osso, a altura do fórnice do vestíbulo é definida pela inserção de músculos. Na região anterior o músculo orbicular e na região posterior o músculo bucinador .
· O vestíbulo superior é mais profundo que o inferior.
· Junção mucogengival é a linha de transição entre a mucosa alveolar e a gengiva. 
· Em situação de atrofia, a inserção muscular fica mais próxima do processo alveolar tanto superior como inferiormente, de maneira que será quase uma coisa só entre a mucosa alveolar e a gengiva. porque não tem mais aquela altura bem definida do processo alveolar. O fórnice fica quase da mesma altura do processo alveolar. Isso dificulta a adaptação da prótese.
Gengiva 
· É contínua com a mucosa alveolar, porém, mais aderida com mais fibras colágenas, queratinizada e mostrando o aspecto mais firme. vai até o limite do esmalte.
· Na mandíbula a gengiva lingual é contínua com a mucosa do assoalho Na maxila A gengiva lingual é continuar com o palato.
· Na mandíbula a gengiva lingual é contínua com a mucosa do assoalho Na maxila A gengiva lingual é continuar com o palato.
· Recobre o processo alveolar até a superfície dental onde tem um pequeno espaço (sulco gengival). O sulco gengival tem profundidade de 1 a 3 mm. Passando disso se tem a bolsa periodontal quando há inflamação. 
· Entre um dente e outro (formato triangular) é a papila interdental. Após o último dente é a papila retromolar.
Limite anterior da Cavidade Oral
· O limite anterior são os lábios superior que é limitado superiormente pela base do nariz, inferiormente pela zona vermelha e lateralmente pelo sulco nasolabial. E inferior limitado superiormente pela zona vermelha, inferiormente pelo sulco labiomentual e lateralmente pelo sulco lábio marginal.
· O lábio tem cinco camadas 1 a pele (contendo glândulas sebáceas e sudoríparas) há uma diferenciação na pele de aspecto avermelhado formando a zona vermelha do lábio 2 Tecido subcutâneo (fáscia superficial) que cobre os músculos na face formado por tecido conjuntivo frouxo e gordura estando quase misturado com a camada 3 tecido muscular (Músculo orbicular da boca). 4 submucosa (na parte interna) onde estão as Glândulas salivares e vasos sanguíneos. 5 túnica mucosa (possibilidade de glândula sebácea ectópica, pontinhos amarelos na parte interna do lábio).
· Rima oral é o espaço entre o lábio superior e inferior.
· A comissura labial ou ângulo da boca é o encontro dos lábios lateralmente.
· Frenulos são estruturas relacionadas com a parte interna dos lábios (cordões fibrosos que ajudam na fixação do lábio em relação ao osso, coberto de mucosa). São 3 Frenulo labial superior que é mais grosso que o superior e o frenulo lingual.
· Sulco nasolabial (aba do nariz até comissura labial) 
· Sulco labiomentual (entre lábio e mento)
· Sulco lábio marginal (da comissura à mandíbula)
· Filtro (Comissura acima do arco do cupido)
Limite lateral da Cavidade Oral
· A bochecha possui 5 camadas. O lábio tem cinco camadas 1 a pele (contendo glândulas sebáceas e sudoríparas) 2 Tecido subcutâneo formado pelo corpo adiposo 3 camada muscular (Músculo bucinador). 4 submucosa (na parte interna) onde estão Glândulas salivares e vasos sanguíneos. 5 túnica mucosa (possibilidade de glândula sebácea ectópica, pontinhos amarelos na parte interna da bochecha).
· Se estende até a prega pterigomandibular (ligamento pterigomandibular, que é onde termina, onde há uma inserção posterior do músculo bucinador)
· A prega pterigomandibular é referencial para anestesia regional do nervo alveolar inferior.
· A papila parotídea, fica na altura do primeiro/segundo molar superior. Representa a desembocadura do ducto parotídeo onde há secreção de saliva.
· Possui 5 camadas. O lábio tem cinco camadas 1 a pele (contendo glândulas sebáceas e sudoríparas) 2 Tecido subcutâneo cobre os músculos na face formado por tecido conjuntivo frouxo e é formado pelo corpo adiposo 3 camada muscular (Músculo bucinador que é atravessado pelo ducto parotídeo). 4 submucosa (na parte interna) onde estão Glândulas salivares e vasos sanguíneos. 5 túnica mucosa (possibilidade de glândula sebácea ectópica, pontinhos amarelos na parte interna da bochecha).
Limite superior da Cavidade Oral
· Palato duro (⅔ anteriores Composto de osso mucosa oral e mucosa nasal) e palato mole (⅓ posterior Imagem que a gente observa composto de músculo do palato e revestimento mucoso)
· Rafe palatina é a linha mediana esbranquiçada localizada no palato duro. Formada por causa da sutura palatina presente no osso onde há muitas fibras. 
· Papila incisiva fica na extremidade anterior da rafe, é uma elevação de mucosa que recobre o forame incisivo da maxila. É referencial para anestesia do nervo nasopalatino.
· Transversalmente à rafe, tem elevações que são as pregas palatinas transversas. O volume e número dessas pregas, depende dos hábitos alimentares. Quanto maior o consumo de alimento fibroso e duro, mais pregas tem. Ela retém o alimento para ajudar na digestão, estimulando as glândulas salivares.
Limite inferior da Cavidade Oral
· Soalho ou assoalho da boca formado de músculo, principalmente o milo-hióideo (se insere na linha hióidea) e os músculos geniohióideo (inserção no processo geniano) hipoglosso (osso hióide) e digástrico (se insere no tendão intermediário). É revestido pela mucosa do soalho de boca, que é bem fina e delicada. 
· O frênulo lingual se estende do soalho até a face inferior da língua.
· Carúnculas sublinguais, presente de cada lado do frênulo, apresenta a desembocadura do ducto da glândula submandibular.
· Pregas sublinguais, estão lateralmente às carúnculas , representa a elevação da mucosa pela presença das glândulas sublinguais. Há presença de pequenos ductos de saliva dessas glândulas.
· A língua se fixa no soalho, mandibula, hióide, processo estilóide e faringe. É dividida em 3 partes: raiz (⅓ posterior) onde fica o Forame Cego da Língua, local onde o epitélio se invaginou para dar origem à Tireóide. E corpo (⅔ anteriores) .
Limite posterior da Cavidade Oral
· Marca a transição para a orofaringe. Onde identifica-se o arco palatoglosso e o arco palatofaríngeo, que juntos formam o istmo da garganta. 
· Úvula, projeção mediana da parte mais posterior do palato mole. 
· Fossa tonsilar é a depressão entre os arcos, onde se aloja a tonsila palatina (amídalas).

Continue navegando