Buscar

modelos de prova zoologia III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Provas Antigas de Zoo III – P2
1) Os crustáceos são facilmente distinguíveis dos outros artrópodos atuais pela presença de dois pares de antenas e de brânquias. Utilizando tal fato como exemplo, diferencie as funções da Taxonomia e da Sistemática na diferenciação dos crustáceos em relação aos outros artrópodos.
2) Os organismos que fazem parte do zooplâncton, dentre eles vários microcrustáceos, representam a base da alimentação de vários organismos marinhos, dentre eles baleias. Explique como tais animais microscópicos são capazes de sustentar tais mamíferos:
3) O fato de serem animais fixos na fase adulta representou uma série de problemas para as cracas. Apresente dois deles e explique como foram solucionados.
4) Explique de que maneira a ciclomorfose pode aumentar a chance de sobrevivência das espécies de cladóceras que o apresentam:
5) Os urópodos de vários decápodos são um exemplo claro da versatilidade que esses apêndices podem assumir. Aponte dois exemplos de decápodos em que esses apêndices se encontram modificados para diferentes funções. 
6) Explique por que a maior parte dos crustáceos apresenta algum tipo de pigmento respiratório na hemolinfa em vez de transportar o oxigênio dissolvido diretamente nesse líquido: 
7) O tamanho do coração dos crustáceos e seu posicionamento dependem de que fatores? Explique:
8) A presença de maxilípedes em diferentes grupos de crustáceos foi selecionada de modo independente. Que vantagem pode resultar da presença dessas estruturas?
9) Aponte algumas das adaptações encontradas em crustáceos do zooplâncton para a vida nesse ambiente explicando de que maneira cada uma delas os auxilia a viver nesse meio.
10) Observe a figura abaixo. Além do fechamento da câmara branquial para o transporte de água que outras transformações da braquiurização tornaram possível a vinda desses animais para o meio terrestre?
Outra Prova:
1- Os ácaros são muito bem sucedidos, tanto quanto ou mais que as aranhas. Cite algumas razões para esse sucesso.
2- Comente sobre a ciclomorfose das Clodoceras.
3- Aprendemos no ensino médio que crustáceo é definido por 5 pares de patas, corpo divido em encéfalo tórax e abdómen, e 2 pares de antenas. O grupo crustáceo é um grupo válido segundo sistemática filogenética? Discuta.
4- Os crustáceos formam um grupo de insucesso para conquistar o ambiente terrestre. Somente 2 grupos de crustáceos conseguem viver na terra (alguns decápodas e isópodos), porém ainda não solucionaram todos os problemas. Quais foram às soluções desses crustáceos para virem para o ambiente terrestre? Porque os restos dos crustáceos não conseguiram até hoje vir para terra?
5- Os microcrustáceos são parte importante do zooplâncton. Quais as características que um animal precisa ter pra ser um bom membro do zooplâncton?
6- Qual é a hipótese para o surgimento dos maxillopodos?
7- Uma das hipóteses da evolução dos artrópodas considera crustáceos + unirrâmia um grupo monofilético. Quais características sustentam esta hipótese?
8- Explique por que as cracas tem o tubo digestivo em forma de “U” diferente de todos os outros crustáceos.
9- As cracas são animais fixos, e isto representa uma série de dificuldades. Quais as desvantagens de ser um animal séssil, e como as cracas solucionam esses problemas?
10- Explique como se deu o processo evolutivo de braquiurização, citando vantagens e desvantagens de cada etapa, até chegar aos caranguejos.
11- Para que as brânquias sejam eficientes, um sentido de água deve ser mantido entre elas. Discuta sobre o modelo viável necessário para maior eficiência das trocas gasosas nesses animais. 
12- Os Anomuras evoluíram para três formas, Bernardos Eremitas adaptado para se abrigar em conchas de moluscos, Tatuís adaptados para cavar na areia e os Porcellanideos, que são uma forma muito semelhante aos caranguejos verdadeiros. Baseando-se nas aulas de Zoologia III, responda:
a- Os tatuís se alimentam colocando os dois pares de antenas para fora da areia quando a água está voltando. E ele sente as vibrações da água batendo, porque ele vai se aproveitar justamente dá água voltando para se alimentar da matéria orgânica em suspensão da água. Ele vai para superfície cavando e estica suas antenas, e assim que a onda passa, ele se enterra de novo. Quais são as adaptações que eles possuem para viver nessas condições?
b- O Bernardo eremita, vive em conchas abandonada de moluscos, e com isso a sua vida não é nada fácil, porque eles possuem o abdómen mole e são facilmente predados, então eles precisam de abrigo. Cite três adaptações desses animais para viverem nesses locais.
c- Cite as diferenças entre Caranguejos verdadeiros e os Porcellanideos.
13- Quais as características que surgem ao longo dos anos e sustenta Unirrâmia, e Hexapoda, como grupo irmão? E quais apomorfias que tornam Hexapoda monofilético?
14- Ao longo da história evolutiva, os insetos vão adquirir algumas características que vão conferir grande sucesso para eles. Quais foram alguns desses eventos, que permitem um grande sucesso do grupo? Explique.
15- Apesar de ter sistema circulatório aberto, alguns arthropodos são extremamente ativos, capazes inclusive de voar ativamente. Como isso é possível?
16- Você está andando numa trilha com um amigo quando encontram um grilo grande e um bem parecido, porém bem menor ao lado. Seu amigo vira e diz: - Olha! Um grilo adulto e seu filhote! Você repara que os 2 possuem asas bem desenvolvidas. O que você diria a seu amigo?
17- Depois de uma aula de zoologia III, seu amigo fica encantado e diz “A asa e o sistema traqueal é a combinação perfeita, nasceram um para outro”. Você concorda com seu amigo? Se não, o que diria para ele sobre a origem das asas nos insetos?

Continue navegando