Buscar

topicos especiais avaliação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Serviço Social
Tópicos Especiais
Avaliação I
1- A principal função da ética é sugerir qual o melhor comportamento que cada pessoa ou grupo social tem ou venha a ter, indicando o que é certo ou errado, o que é bom ou mal. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O valor da ética está naquilo que ela explica, o fato real daquilo que foi ou é, e não no fato de recomendar uma ação ou uma atitude moral. ( ) Um dos princípios fundamentais da Carta Magna brasileira é a cidadania. ( ) A cidadania designa normas de conduta para o convívio social, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V.
· B) V - V - V.
C) F - V - F.
D) F - F - F.
2- As necessidades primárias do ser humano deram origem aos meios de transportes que conhecemos hoje e, consequentemente, aos três elementos.Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses elementos:
A) Aéreos, terrestres e aquaviários.
B) Carros, motos e bicicletas. 
· C) Infraestrutura, veículos e operações.
D) Ferroviário, dutoviário e terrestre.
3- O feminismo é um conceito múltiplo, ele possui uma dimensão política, que se refere aos movimentos de luta por direitos, e uma dimensão acadêmica, que se refere aos estudos da condição feminina. Sobre o principal objetivo do movimento feminista, assinale a alternativa CORRETA:
A) Foi alcançar as mesmas identidades dos homens.
· B) Foi alcançar a equidade entre homens e mulheres.
C) Foi alcançar a igualdade entre homens e mulheres.
D) Foi alcançar a superioridade para com os homens.
4- O conceito de feminismo possui uma perspectiva política, que se refere ao movimento social em prol de políticas de reconhecimento e uma perspectiva acadêmica, que se refere aos estudos feministas.Com relação ao conceito de feminismo e à atuação do movimento feminista, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os estudos feministas têm como objetivo denunciar as desigualdades biológicas entre homens e mulheres, no sentido de garantir direitos apenas para as mulheres.
B) O movimento feminista está dividido historicamente em duas"ondas", sendo que a primeira onda se refere ao feminismo do século XVIII e tem como referências países como França e Holanda.
C) O movimento feminista está dividido historicamente em quatro "ondas", sendo que a primeira onda se refere ao feminismo do século XV e tem como referências países com Espanha e Holanda.
· D) O feminismo é um movimento social e um campo de conhecimento que tem como objetivo defender a igualdade entre homens e mulheres, seja do ponto de vista jurídico, político ou econômico.
5- O termo multiculturalismo é relativamente recente e sua utilização ocorreu pela primeira vez na Inglaterra, entre as décadas de 1960 e 1970. Tomando como base o caso dos Estados Unidos, o multiculturalismo surge como movimento organizado na década de 1960, a partir dos primeiros movimentos sociais.Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse primeiros movimentos:
A) Movimentos indígenas, feministas e de gênero.
B) Movimentos contra os indígenas, homossexuais e negros.
C) Racismo, escravidão, movimentos contra os homossexuais.
· D) Movimento negro, feminista, hippie, ambientalista, entre outros.
6- Nos últimos anos, o Brasil assistiu o aumento significativo da criação de conselhos de políticas sociais setoriais que trazem uma marca de democratização da gestão Pública. Sobre os desafios dessa instância participativa, assinale a alternativa CORRETA:
A) Ter cada vez mais conselhos consultivos, na medida em que guardam em sua composição diferentes segmentos populacionais, e excluir a responsabilização do Estado.
B) Ampliar a participação dos membros governamentais, sobretudo na função de presidentes dos referidos conselhos, e torná-los corresponsáveis pela operação das suas deliberações.
C) Modificar suas leis, sucumbindo a modalidade de conselhos por políticas públicas setoriais e criar conselhos de desenvolvimento social e econômico.
· D) Superar a participação dos conselhos apenas como espaços de melhoria gerencial do Estado e reconstruir os princípios de uma sociedade mais democrática com a responsabilização do Estado.
7- O direito é um fenômeno inerente às sociedades humanas, exclusivo a elas e relacionado a sua própria formação. Toda sociedade humana, das culturas arcaicas às mais avançadas tecnologicamente, possui estruturas normativas que impõem padrões, regras e valores aos seus membros e que constituem instrumentos de controle social, ou seja, regulam os comportamentos individuais e coletivos a fim de assegurar uma certa ordem social. Com relação aos direitos civis, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os direitos civis são uma forma de controle social, impedindo que os cidadãos possam atuar livremente.
B) Os direitos civis são relativos ao voto e à participação política.
· C) Os direitos civis visam garantir a livre circulação, a liberdade de expressão, de opinião, ideológica, de credo e outras liberdades individuais.
D) Os direitos civis são baseados na defesa à dignidade humana, na segurança alimentar e no acesso a elementos necessários à subsistência.
8- “Todos nós possuímos princípios e valores que foram e são constituídos por nossa sociedade. E, com relação a esses valores, cada um de nós possui uma visão do que é certo e errado, do que é o bem e o mal” (PIERITZ, 2012, p. 57). Os valores humanos são elementos constitutivos do ser humano. Com base nessa afirmação, considerando exemplos de virtudes e valores humanos, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: PIERITZ, Vera Lúcia Hoffmann. Relações humanas e sociais. Indaial: Uniasselvi, 2012.
A) Liberdade, Inteligência, Poder e Riqueza.
B) Esperteza, Ambição, Ousadia e Ordem.
· C) Amizade, Ordem, Liberdade e Paciência.
D) Amizade, Paciência, Justiça e Amor.
9- O livre-arbítrio faz parte de um atributo dos valores humanos. Qual atributo é esse?
A) Universalidade.
B) Socialidade.
· C) Liberdade.
D) Consciência.
10- As políticas públicas são de responsabilidade do Estado, com base em organismos políticos e entidades da sociedade civil, que derivam de normatizações, ou seja, estabelece-se um processo de tomada de decisões – nossa legislação. Desse modo, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Implementação. II- Tomada de decisão. III- Identificação do problema. ( ) Adoção da política, em que as partes decidem em consenso. ( ) Deixa de ser intenções e passam a intervir na realidade. ( ) Identificação ou levantamento do problema a ser foco das políticas públicas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - III - II.
B) II - III - I.
C) II - III - I.
· D) II - I - III.

Outros materiais