Buscar

Prova de Geomorfologia Continental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Geomorfologia Continental
APX1
Aluna: Thaynara Luzia Martins Noel Matricula: 19112140138
Polo: Natividade RJ
1. Discuta os modelos evolutivos do relevo da superfície terrestre apontando as principais contribuições teóricas da geomorfologia, comparando as ideias de DAVIS E PENK e apontando sua importância para a geomorfologia continental. No texto aponte as diferenças entre os dois modelos em relação ao conceito de Nível de Base da erosão.
Ao longo da história, modelos para a evolução do relevo superficial têm surgido e são controversos. Na organização da geomorfologia, o raciocínio aprovado, é que a crosta tem seu processo evolutivo e de alteração, por meio das influências internas. Por exemplo: toda pressão na interação do núcleo e manto, irá causar choques sísmicos e todas as mudanças causadas pelo movimento tectônico. Além deu seus fatores de mudança, fatores externos como a chuva também podem fazer com que a forma de seu relevo externo mude. Davis definiu a fase da erosão como componente da mesma coisa. A amostra que ele sugeriu tem a concepção de evolução das formas de relevo contidas na biologia, ele também usou a matemática. Penk, que se opôs as ideias de Davis, considerou os conceitos de erosão e soerguimento, como ações conjuntas. Como disse silva, Penk desempenhou um papel proeminente no clima e na geomorfologia. 
1. Qual a importância da abordagem sistêmica na geomorfologia? Quais os principais tipos de sistemas utilizados na geomorfologia e quais suas principais caraterísticas?
A importância da abordagem sistêmica na geomorfologia, possibilita a observação de sistemas geomorfológicos em sua totalidade, que desempenham um papel no relevo de rios e encostas. A geografia desempenha um papel importante na compreensão da relação dessa interação que permeia todas as partes do espaço terrestre.
1. Escreva um texto sobre os diferentes tipos de Movimentos de Massa que ocorrem nas encostas, apontando as características especificas de cada tipo e destacando os efeitos desses fenômenos na dinâmica das vertentes.
Os movimentos de massa se categorizam em quatro tipos: rastejamento, escorregamento ou deslizamento, as corridas de massa e as quedas e rolamentos. 
O rastejamento se caracteriza pelos movimentos exageradamente lentos (poucos centímetros anualmente). Dá-se pela movimentação como um todo, do manto de alteração de uma vertente: onde o deslocamento e a abertura de fendas nas partes inferiores das rochas classificado com aquele movimento de massa gradual e persistente de som superficial, afeta grandes áreas e não apresenta uma superfície de ruptura muito bem definida. Como aumento da velocidade pude se transformar em um escorregamento. A existência de rastejo numa área pode ser notada pela inclinação de árvores, cercas ou postes. O deslizamento por sua vez atinge moderadamente o manto de transformação de uma vertente, tendo marcos bem definidos em profundez e do lado, além de serem velozes, sendo capaz de notar a diferença entre a matéria que desliza e a matéria regular. 
Acontecem muito rapidamente. O deslizamento é a espécie de movimento de massa mais habitual, em razão a sua veemência e velocidade é possível ocasionar perdas de materiais e até várias mortes. As quedas ou rolamento de blocos, são movimentos extremamente rápidos, onde há o desprendimento de blocos rochosos ou lascas de rochas aflorantes em vertente, que caem devido à ação da gravidade, sem a presença de uma superfície de deslizamento, na forma de queda livre. As quedas de blocos, ficam condicionadas de forma direta à presença de afloramentos rochosos nas vertentes de forte declive. Os episódios de quedas de blocos, são potencializadas pelas amplitudes térmicas e encharcamento da rocha, através dos faturamentos. 
1. Quais são as principais diferenças entre os processos erosivos laminares e lineares? Como essas distintas formas de erosão estão associadas aos fluxos de água nas encostas? Porque a erosão linear é também denominada erosão acelerada? 
A erosão laminar é caracterizada pelo movimento uniforme das partículas. Uma pequena camada de solo superficial, geralmente caindo de maneira uniforme. Essa erosão é tipicamente causada por chuvas prolongadas, formando assim agua com crosta, e até mesmo saturada no solo, que geram escoamento. Quanto maior a turbulência e quanto maior a vazão maior a possibilidade de erosão laminar. Já a erosão linear, é caracterizada pela ação do escoamento hídrico superficial concentrado. Existem três tipos: sulcos, ravinas e voçorocas. O impacto da erosão linear é mais perceptível. O impacto da erosão linear é mais intenso e rápido, e por esse motivo, é também chamado de erosão acelerada.

Continue navegando