Buscar

Atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Não se pode afirmar que a matemática desenvolve o raciocínio, mas é possível dizer que contribui para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo. Piaget (1981) afirma que é a constituição das operações que permite a construção do número, do espaço, do tempo e da velocidade, que transforma a pré-lógica intuitiva e egocêntrica do sensório-motor em coordenação racional, ao mesmo tempo dedutiva e experimental.  
 
Fonte: NOGUEIRA, C. M. I.; BELLINI, L. M.; PAVANELLO, R.M. O ensino de matemática e das ciências naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética. Curitiba: CRV, 2013. 
 
 
Observe a figura abaixo: 
 
 
Descreva, levando-se em conta o conhecimento físico, lógico matemático e o senso comum, pelo menos uma visão da figura que pode ser identificada em cada um dos pontos de vista citados (físico, lógico matemático e senso comum).​
 
Segundo Piaget, há três tipos de conhecimento o físico, o social e o lógico matemático. É impossível separar totalmente os três tipos de conhecimento, pois eles sempre se apresentam juntos. 
O conhecimento físico é obtido pela observação dos objetos. Analisando a figura, podemos dizer que é um hexagrama que tem uma forma geométrica com o formato de uma estrela de seis pontas, composta por dois triângulos equiláteros sobrepostos em posições opostas. E pode ser interpretada com a formação de uma estrela por dois triângulos dispostos em posições opostas.
O conhecimento lógico matemático é composto por hexágono no centro, do lado externo seis triângulos equiláteros, formando pontas. A figura pode ser vista de forma individual, pois a diferença é criada na mente de cada um. Ela pode ser utilizada em diversas resoluções de alguns problemas e exercícios matemáticos. Esses exercícios são frequentemente usados no âmbito escolar, para que os alunos desenvolvam determinadas aptidões como o origami e os tangrans, que ajudam os alunos na coordenação motora, no raciocínio lógico e nas atividades cognitivas.
O senso comum é uma imagem bem conhecida como a estrela ou escudo de David, essa imagem também é utilizada como um símbolo religioso que é usado pelos judeus e seus adeptos. 
Piaget ainda afirma que o ensino deveria formar o raciocínio, conduzindo à compreensão e não è memorização, desenvolvendo um espírito criativo e não repetitivo. O professor deveria criar situações que levem o discente a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento psicogenético, através de trabalhos práticos individuais ou em grupo, de diálogo entre colegas ou com o professor.

Continue navegando