Buscar

306160 - Lógica2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 306160 - Lógica
Questão 1: Um dos princípios fundamentais da Lógica, o princípio do terceiro excluído, afirma que toda proposição possui valor lógico verdadeiro ou valor lógico falso. No caso das proposições compostas, o valor lógico da combinação, depende exclusivamente dos valores lógicos das proposições simples que a compõem. Sabendo-se que o valor lógico da proposição composta: "Se Carlos trabalha no hospital, então ele é médico" é falso, podemos afirmar que:
A) Carlos é médico.
B) Carlos trabalha no hospital.
C) Carlos trabalha no hospital e não é médico.
D) Carlos não trabalha no hospital e não é médico.
E) Carlos não trabalha no hospital e é médico.
Questão 2: Conforme descrito no livro-texto, proposição é "o conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo". É também afirmado que a proposição é uma expressão declarativa e não pode ter sentido ambíguo, ou seja, só poderá ser verdadeira ou falsa. Uma proposição pode ainda ser simples ou composta. Leia as expressões abaixo:
I. Marcos foi ao parque hoje pela manhã e Maria foi para a academia.
II. O número 15 é maior que o número 30.
III. Feliz aniversário!
IV. O que você vai fazer no fim de semana?
Podemos dizer que são proposições APENAS as expressões:
A) I, III e IV.
B) I e II.
C) II, III e IV.
D) II e IV.
E) I, II, III e IV.
Questão 3: Quando se analisa a validade ou não de um argumento, as premissas são sempre assumidas como verdadeiras. Em Lógica, o importante é a validade do argumento e não se as premissas e conclusões são verdades ou falsidades. Sejam as proposições:
I. Se Marcos acordar cedo, então Pedro irá viajar.
II. Pedro não viajou ou Carlos foi trabalhar.
III. Se Carlos foi trabalhar, então José foi jogar bola.
IV. José não foi jogar bola.
Para as premissas dadas, uma conclusão possível para que este argumento seja válido é:
A) Logo, Pedro foi trabalhar.
B) Logo, José não foi viajar.
C) Logo, Marcos não acordou cedo.
D) Logo, Carlos foi trabalhar.
E) Logo, Pedro viajou.
Questão 4: Conectivos são palavras usadas para formar proposições compostas a partir de proposições simples. Um dos princípios fundamentais da Lógica, o princípio do terceiro excluído, afirma que toda proposição possui valor lógico verdadeiro ou valor lógico falso. Seja p: Maria é cientista e q: Pedro é médico.
Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao uso dos conectivos:
A) Se o valor lógico da proposição p é falso e da proposição q também é falso, então a disjunção entre p e q tem valor falso.
B) Se o valor lógico da proposição p é falso e da proposição q também é falso, então a conjunção entre p e q tem valor falso.
C) Se o valor lógico da proposição p é falso e da proposição q é verdadeiro, então a condicional entre p e q tem valor verdadeiro.
D) Se o valor lógico da proposição p é falso e da proposição q é verdadeiro, então a disjunção entre p e q tem valor falso.
E) Se o valor lógico da proposição p é verdadeiro e da proposição q é verdadeiro, então a conjunção entre p e q tem valor verdadeiro.
Questão 5: Uma relação de implicação lógica é utilizada quando se quer mostrar que a verdade de uma conclusão Q está associada à verdade de uma hipótese P (P ═> Q). Em outras palavras, para que P implique em Q, todo valor lógico verdadeiro de P tem que estar com um valor lógico verdadeiro de Q.
I. pq ═> p q.
II. (p q) ^ p ═> q.
III. (p q) ^ ~q ═> ~p.
IV. p ═> p V q.
Para as expressões acima, são relações de implicação lógica APENAS:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I, II, III e IV.
E) III e IV.
Questão 6: Em lógica dizemos que uma proposição composta P implica em outra proposição composta Q, quando a condicional entre elas for uma tautologia.
Porque a tabela-verdade de uma condicional p q garante que o valor lógico da proposição composta só será falso (F) se p tiver valor lógico (V) e q valor lógico (F).
A) As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda é uma conclusão correta da primeira.
B) As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma conclusão correta da primeira.
C) A primeira afirmação é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D) A primeira afirmação é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
E) As duas afirmações são proposições falsas.
Questão 7: O valor lógico de uma proposição composta é determinado exclusivamente pelo valor lógico das proposições simples que a compõem, com isto, se é conhecido o valor lógico das proposições simples, é possível determinar o valor lógico da proposição composta.
Sejam os valores lógicos das proposições simples: V(p) = V; V(q) = V e V(r) = V, podemos afirmar que o valor lógico da proposição composta " ~ (p V q ) r " é VERDADEIRO?
A) Sim, pois a conjunção de um valor lógico falso com um valor lógico verdadeiro sempre resultará em um valor lógico verdadeiro.
B) Não, pois a negação faz com que a proposição assuma valor falso.
C) Sim, pois todos os valores das proposições são verdadeiros.
D) Não, pois a disjunção de valores lógicos iguais resultará em um valor lógico verdadeiro.
E) Sim, pois a condicional de um valor lógico falso com um valor lógico verdadeiro sempre resultará em um valor lógico verdadeiro.
Questão 8: Para se saber se um argumento é válido ou não válido, dependendo do número de proposições simples que o compõem, pode-se analisar a sua condicional associada através da tabela-verdade. Já para argumentos mais complexos, o uso de regras de inferência é uma alternativa mais viável. A utilização das regras de inferência consiste em uma sequência lógica de inferências e substituições de modo a se obter todos os valores lógicos possíveis.
Na proposição: "Se Ana presta atenção na explicação, então aprende. Ana presta atenção na explicação e estuda. Logo, Ana aprende". Quais regras de inferência são usadas para validar este argumento?
A) 
B) 
C) 
D) 
E) 
Questões discursivas
Questão 1: A adição é um dos cálculos mais utilizados no dia a dia de todos e mesmo sem perceber utilizamos constantemente as propriedades comutativa e associativa para facilitar estes cálculos. Do mesmo modo, também usamos as propriedades das proposições em lógica matemática. Sendo p, q e r proposições simples, prove a propriedade associativa da conjunção entre as três preposições. 
Questão 2: Um argumento é um conjunto de afirmações dadas em uma sequência finita de premissas que têm como consequência uma conclusão. Um argumento é dito válido quando a condicional associada a tal argumento for tautológica. Um argumento válido é denominado correto ou legítimo. Um argumento não válido é chamado de sofisma. Analise o argumento abaixo e verifique se é válido ou um sofisma.
Se Paulo for a faculdade, Luis ficará em casa. Luis não ficou em casa. Logo, Paulo não foi à faculdade.

Continue navegando