Buscar

Exercicios - Escoamentos compressíveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sabe-se que os escoamentos compressíveis podem ser classificados como escoamento isentrópico. Com base em conceitos básicos sobre o escoamento isentrópico, analise as alternativas e marque a que contém a principal característica desse tipo de escoamento.
B. É um escoamento em que não há atrito.
Além dos escoamentos isentrópicos, os escoamentos compressíveis também podem ser classificados como supersônicos. Com base em conceitos básicos, analise as alternativas e marque a que contém a definição correta sobre o número de Mach desse tipo de escoamento.
C. Os escoamentos supersônicos apresentam número Mach superior a 0,3 e inferior a 3.
Sabemos que os escoamentos compressíveis podem ser classificados também como de Fanno, que recebeu esse nome em homenagem ao engenheiro Gino Fano. Com base em conceitos básicos, analise as alternativas e marque a que contém a definição de linha de Fanno.
D. Para determinada vazão em massa e uma entalpia de estagnação, o gráfico da entalpia em função da entropia para todos os estados possíveis, subsônicos ou supersônicos é denominado linha de Fanno.
Em diagramas h-s, existem as linhas de Fanno e linhas de Rayleigh que são traçadas conforme características de um escoamento compressível. Com base em conceitos básicos, analise as alternativas e marque a que contém a definição de linha de Rayleigh.
E. É feita por meio da combinação das relações de conservação de massa e de momento linear em uma única equação e, fazendo um gráfico no diagrama h-s, temos uma curva chamada linha de Rayleigh.
Existem choques normais em escoamentos de Fanno e de Raleigh que são escoamentos compressíveis visualizados por meio de diagramas de h-s. Com base em características durante o escoamento, marque a alternativa correta sobre ondas de choques.
B. As ondas de choque são ondas de grande amplitude que existem em um gás.

Outros materiais