Buscar

Resenha sobre a Palestra Rússia e Ucrânia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Palestra Rússia - Ucrânia: Palestrante Profª Dra.: Luiza Januário.
No dia 17 de março de 2022, assisti a palestra Rússia – Ucrânia ministrada pela Profª Dra. Luíza Januário. Inicialmente nos trouxe um breve resumo sobre o contexto histórico no qual Rússia e Ucrânia estão inseridos, que tem início no século IX e vai até o período da Guerra Fria. Perpassou sobre as questões geopolíticas, mostrando como a localização da Ucrânia é estratégica, vindo a ser rota de passagem para o gás natural russo, entre outros itens. A palestrante explanou sobre as reais motivações de Wladimir Putin para atacar a Ucrânia, tal ataque consiste na obtenção de mais poder. Embora, a Rússia seja o maior país do mundo, não detém mais poder que os Estados Unidos da América, isso faz com que Putin queira munir-se de mais poder, com a intenção de provar ao mundo que a Rússia é o mais poderoso entre todos os países.
A invasão da Ucrânia pela Rússia, ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2022, fato este que deixou o mundo inteiro chocado por tamanha crueldade. Temos visto inúmeras manifestações de violação dos direitos humanos cometidos por parte dos soldados russos, orquestrados por Wladimir Putin, que se opõe a qualquer proposta sensata de paz. Essa guerra tem vitimado milhares de inocentes, inúmeras pessoas tiveram que fugir do país, outras infelizmente não tiveram a sorte de sair da zona de guerra com vida. O ataque que já dura semana já ceifou várias vidas, em sua maioria civis ucranianos. A população mundial assiste com imensa consternação o massacre do povo ucraniano e vê os demais países do mundo fazendo sanções a Rússia que de nada tem valido, nada efetivamente foi capaz de parar Putin e não vemos um real esforço para pará-lo, deixando nítido que maior que a preocupação com o povo ucraniano é o medo do desabastecimento de combustível que a Rússia pode causar no mundo, ou seja, a preocupação com a vida humana está abaixo dos interesses próprios de cada país.
Considero extremamente relevante a palestra disponibilizada, essencialmente importante para que possamos minimamente compreender os fatores determinantes, para que tamanha tragédia acometesse a Ucrânia. Faz parte de nossa formação profissional a busca por conhecimento, temos que estar atentos a tudo que acontece no mundo, para que possamos refletir e repassar o conhecimento obtido. Assim o faremos como pedagogos.

Continue navegando