Buscar

(LEE23) Contexto Histórico-Filosófico da Educação - Avaliação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A+A-A
Acadêmico: Vinicius Alexandre de Oliveira Gomes (2953681)
Disciplina: Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648895)(peso.:1,50)
Prova Objetiva: 25562166
1.	Por antiguidade oriental, muitos historiadores compreendem um tempo e um espaço geográfico ocupado por civilizações, como os egípcios, persas, fenícios e mesopotâmicos. Sobre a educação na antiguidade oriental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A influência hebraica para a civilização ocidental é incomensurável, por ser ela a base para as religiões monoteístas judaica, cristã e islâmica.
( V ) Os mesopotâmicos desenvolveram um tipo de escrita denominada escrita cuneiforme.
( V ) A palavra mesopotâmia quer dizer "terra entre rios".
( F ) O faraó era a principal autoridade política mesopotâmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - V - V - F.
	b) F - V - F - F.
	c) F - F - V - V.
	d) V - F - F - V.
 
 
2.	Na maior parte das sociedades tribais, o modelo de educação que se estabelece é o de educação difusa, no qual os conhecimentos são repassados de pai para filho. Para contribuir com a fixação das regras sociais, muitas tribos utilizam os chamados ritos de passagem para demarcar certos momentos da vida de seus integrantes. Nesse sentido, como pode ser compreendido um rito de passagem?
	a) Como um método de ensino ritualístico, feito por meio da educação formal, na qual as crianças aprendiam os conhecimentos previstos nos currículos dos povos nativos.
	b) Como a demonstração de muita paciência com respeito aos ritmos e ao nascimento das crianças, pois estas eram vistas como plenas de direitos e livres.
	c) Como uma maneira de indicar a passagem do jovem para a vida adulta, momento a partir do qual ele gozará a plenitude de seus direitos.
	d) Como um tipo de rito que está vinculado aos aspectos psicológicos e espirituais, mas não aos físicos, da evolução da criança no processo educacional.
3.	Com poderes espirituais, econômicos e políticos, as autoridades da Igreja Católica tornaram-se personagens importantes nas sociedades medievais. Isso podia ser sentido tanto na vida pública quanto na privada, como no trabalho (que era abençoado pelos padres) e no lazer (já que a maioria das festas tinha um motivo religioso). Sobre o desenvolvimento da educação no Império Ocidental, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Renascença do Quattrocento refere-se ao período em que para fortalecer e unificar o Império Franco, Carlos Magno realizou uma reforma na educação, caracterizando-se como uma espécie de renascimento das letras e das artes.
	b) Escolas Monásticas representam que a educação também se desenvolveu através dos monges, que tinham uma vida consagrada a Deus, ao estudo e à meditação.
	c) A Educação Patrística era o pensamento cristão europeu na Idade Média e representa o último período do pensamento hegemônico da Igreja em toda a Europa.
	d) A Escolástica teve caráter apologético e combateu o paganismo e as heresias que circulavam nos primeiros séculos do cristianismo.
4.	Do ponto de vista do desenvolvimento da educação na Grécia Antiga, podemos dizer que Atenas foi uma cidade-estado que contribuiu de forma significativa, tanto para o período quanto para os dias atuais. Alguns autores defendem que a escola ateniense foi uma das primeiras a forjar a formação do homem ocidental. Com relação às características da educação ateniense, analise as seguintes sentenças:
I- A finalidade da educação era concebida com o intuito de promover o desenvolvimento do corpo e da mente.
II- Assim que aprendiam a ler, os primeiros estudos dos jovens atenienses eram os versos dos antigos poetas, dos quais Cícero era o principal para a compreensão dos bons exemplos.
III- Os meninos eram formalmente educados desde dos oito aos dezesseis anos em várias disciplinas, que enfatizavam os princípios da moderação e do equilíbrio.
IV- A partir da idade de dezesseis aos vinte anos, os meninos eram submetidos ao treinamento militar, as meninas eram educadas em casa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
5.	Sociedades ágrafas ou sem escrita ainda existem em vários lugares do planeta. É evidente que houve um decréscimo destas sociedades devido ao processo de encontro de culturas, programas de alfabetização, desenvolvimento de tecnologias educacionais, entre outros fatores que tornaram possível o desenvolvimento da escrita de diversas línguas nativas e a alfabetização destes grupos. De qualquer modo, quando falamos de sociedades ágrafas, podemos distinguir certas características que estas têm em comum. Sobre estas características, analise as sentenças a seguir:
I- As trocas econômicas não dependem do uso de símbolos econômicos, como as moedas, são naturais. 
II- As divisões de classes, que se tornou comum entre as mais diversas sociedades ocidentais e orientais, são ausentes nestas sociedades.
III- A divisão do trabalho, em grande parte, é sexual, algumas tarefas pertencendo às mulheres e outras aos homens.
IV- As sociedades ágrafas são sociedades estritamente nômades, ou seja, ocorre a ausência de agricultura, por isso pratica-se a coleta de frutos e raízes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença II está correta.
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
6.	Na Antiguidade, Atenas foi considerada a capital da educação, tamanha a importância desta escola de pensamento para as sociedades da época. Sobre os principais objetivos da educação ateniense, analise as sentenças a seguir:
I- Preparar os homens para serem bons cidadãos era o principal objetivo da educação ateniense.
II- A escola ateniense baseava-se em uma formação militar disciplinadora.
III- A escola ateniense foi uma das primeiras a forjar a formação do homem ocidental.
IV- A escola ateniense preocupava-se em preparar o cidadão para seus futuros deveres de combatente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	b) Somente a sentença II está correta.
	c) Somente a sentença IV está correta.
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
7.	Considerado uma das mais ricas formas de expressão da Arte, o teatro, na Antiguidade, incluía espetáculos de mímica, música, dança e recitação de poesias. Conta-se que seu início se deu em território ateniense, espalhando-se, porém, muito rapidamente por toda a região da Grécia. A respeito do teatro, assinale a alternativa CORRETA:
	a) O teatro, na antiguidade grega, teve duas grandes vertentes, que ficaram conhecidas como drama e comédia.
	b) O Teatro de Dionísio era considerado uma das principais casas de espetáculo, neste lugar apresentavam-se as tragédias e as comédias.
	c) Diz-se que os rituais religiosos que deram origem às tragédias e comédias eram realizados em honra à Atena, deusa da sabedoria e das artes.
	d) Sendo uma apresentação ao público, em construções ao ar livre, em termos culturais, o teatro teve poucos aspectos significativos, na Grécia.
8.	A "ágora" foi um espaço comum na Grécia Antiga, principalmente nas cidades influenciadas pelo florescimento cultural de Atenas. A "ágora", como espaço virtual, representa na atualidade um local de troca de ideias e divulgação de novos conhecimentos. Entretanto, é também um espaço para reforçar ou questionar aspectos sociais, políticos e econômicos. Sobre o conceito de "ágora", assinale a alternativa CORRETA:
	a) Espaço para talentosos e esportistas.
	b) Espaço privado de interação elitizada.
	c) Espaço unicamente comercial e financeiro.
	d) Espaço público de interação.
9.	A Pré-história pode ser classificada em três períodos: o Paleolítico, o Mesolítico e o Neolítico. Para identificarmos cada um desses períodos é necessário conhecer suas principais características. Sobre essa divisão tripartite doperíodo pré-histórico, analise as sentenças a seguir:
I- O período Neolítico é anterior ao domínio do fogo, os homens eram nômades.
II- O Mesolítico é um período intermediário, caracterizado pelo domínio humano do fogo.
III- O período Paleolítico tem como principal característica o processo de sedentarização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença II está correta.
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	d) Somente a sentença I está correta.
10.	A história, enquanto ciência humana, tem como uma das suas ferramentas analíticas as periodizações. A Antiga Grécia é dividida com os denominados períodos Pré-homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Por que os historiadores definem um dos períodos gregos como homérico?
	a) Porque as principais fontes históricas sobre o período foram escritas por Homero, autor dos livros "O Cavalo de Troia" e os "Trabalhos de Hércules".
	b) Porque as principais fontes de informação sobre o período foram conseguidas através dos escritos de Homero, expostos nos livros Ilíada e Odisseia.
	c) Porque os principais relatos sobre tal período foram escritos pela estadista Odisseia, a esposa de Odisseu.
	d) Porque os principais relatos sobre o período foram conseguidos através de Sócrates, que conseguiu de forma hermética decifrar a "Pedra de Roseta".
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas

Continue navegando