Buscar

Sociologia do crime e violência AD1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Anderson Sebastião Ferreira Rodrigues
Matrícula: 192131501-82
Curso: Segurança Pública
Questão 01
 Não são poucos os fatores envolvidos à cerca da violência enquanto construção social. A violência tem se tornado algo tão rotineiro que até as crianças estão aprendendo cada vez mais novas a se proteger, sejam de balas perdidas, sejam da violência de alguns policiais, sejam de abuso de adultos.
 Em tempos de guerra a violência era pra defender as ideias e interesses de um determinado país, mas com o passar dos tempos vemos exatamente no Brasil, cenas de guerra em Estados, a literal guerra entre o Estado e as facções criminosas. 
 Violência é a agressão ao indivíduo, oriunda de um conflito, por partes de grupos sociais aleatórios, pois o que é violento pra uma sociedade, para outra é perfeitamente natural. Conflitos podem não ser violentos, resolvendo-se de forma até pacífica por meio de mediações, criando a sensação de evolução da mesma que não precisou de uma guerra pra resolver uma situação conflitante. 
 A sociologia vê a violência como algo extremo, além da força, é a percepção do limite de da perturbação que varia cultural e historicamente. A ação exagerada no uso da força corporal ou num uso de armamento, gera efeitos negativos no campo pessoal ou da coletividade. 
 Hoje vemos que o uso da força por parte dos braços do Estado, são severamente criticadas por cientistas sociais, pois causam efeitos catastróficos a sociedade, inviabilizando a resolução de conflitos de forma centrada e pacífica.
 Constata-se, por fim, que o uso excessivo da violência em território nacional, tem apenas uma função, controlar a sociedade através do medo.

Outros materiais