Buscar

Sociologia do Crime AD2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Anderson Sebastião Ferreira Rodrigues
Matrícula: 192131501-82
Curso: Segurança Pública
 Questão 01
 A intersecção entre raça, classe social, pertencimento territorial e perfil etário tem sido determinante na produção dos critérios de suspeição na prática policial do Rio de Janeiro. Jovens negros, pobres e moradores de favelas configuram o público alvo das abordagens policiais.
 Em tese, qualquer pessoa que circule pelas ruas da cidade está sujeita a ser parada e revistada numa abordagem policial. Mas na prática só alguns serão escolhidos e sabe-se que essa escolha não é aleatória, e sim assentada em critérios prévios de suspeição. A pesquisa quantitativa e qualitativa cujos resultados são expostos neste artigo ouviu moradores e policiais da cidade do Rio de Janeiro com dois propósitos: primeiro, conhecer a incidência de abordagens policiais em segmentos diversos da população carioca e compreender como essas experiências afetavam percepções e opiniões a respeito do trabalho policial. Segundo, identificar critérios de construção da suspeita por parte dos policiais militares e verificar a possível influência de filtros sociais e raciais na definição das pessoas com maior probabilidade de ser paradas e revistadas pela polícia. Numa e noutra vertente da pesquisa, a combinação entre idade (jovens), gênero (homens), cor (negros) e classe (pobres) – sobre determinada pela moradia em favela – apareceu como a de mais alta identificação com o que seria o típico “elemento suspeito”, no jargão policial, ou “freio de camburão”, na gíria dos jovens de periferia.
 Conclui-se, por fim, que o racismo institucional ainda existe de forma gritante na instituição, devendo este ser combatido de forma rígida pelo Estado.

Outros materiais