Buscar

Modelo para envio da atividade - AOL1(1)

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE: CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU – UNINASSAU/CAMPUS GARANHUNS
CURSO: LETRAS- PORTUGUÊS
DISCIPLINA: SINTAXE DO PORTUGUÊS
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: NEUZA PONTES DE MENDONÇA
NOME DO TUTOR: ROSENAIDE HELENA DA MATA
NOME DA ALUNA: MARIA GABRIELLA SILVA SANTOS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
O principal fundador da corrente estruturalista, chamado também de pai da linguística moderna Ferdinand Saussure foi e é um grande contribuinte dos estudos linguísticos, pois é a parti dele que surgiram várias correntes que são a favor e se opõem as suas ideias sendo fontes de conhecimento em diversas áreas. 
Assim como na filosofia a linguística se difere de acordo com o país em que é estudada pois cada qual a desenvolve como a compreende, porém o estruturalismo tem a linguagem natural como autônoma e analisa seu aspecto social e coletivo da língua que na visão europeia se dá em uma combinação solidária
O estruturalismo abrange diversas áreas e em seu contexto inicial e no geral compete em entender o modo de como uma estrutura se mantém em todos os graus sobre uma base. Saussure defendia que existia uma estrutura comum da linguagem, indiferente do idioma partindo desse pressuposto ele desenvolveu suas famosas dicotomias.
Essas se contrapõem e se completam, não existem se não estiverem juntas pois, perdem seu sentido. Dividindo-se em quatro pares ela se tornam um sistema de sinais complexos cujo objetivo é expressar as ideias. Em sua totalidade linguística o estudo da sintaxe ganhou muito com estudos desse autor pois ao determinar suas relações formais que se interligam por seus constituintes ela mostra que deve haver concordância em ambas sentenças atribuindo-lhe uma estrutura.
É de comum acordo que Saussure mudou todo o contexto de estudos linguísticos trazendo consequências que para alguns estão corretas e para outros fora do eixo, porém suas nomenclaturas e métodos de investigação deram a oportunidade de se aprofundar no assunto e buscar novos resultados iguais ou até mesmo melhorados para a linguística, beneficiando diversos áreas tanto da linguística como psicologia, sociologia entre outros.
As dicotomias de forma articulada ajuda no entendimento da sintaxe nas suas ramificações gramaticais e lexicais, em seus pilares com a análise sintática, a concordância, a regência e a colocação dando a ideia de que existe um infinito de frases e competências inéditas inerente a o homem como ser pensante dotado de cérebro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
PORFíRIO, Francisco. "Estruturalismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/estruturalismo.htm. Acesso em 20 de março de 2022.
seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/217 
SAUSSURE, Ferdinand de. Linguística da língua e linguística da fala. In: SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 34.ed. São Paulo, Cultrix, 2012. p. 50-52
PEZATTI, Erotilde Goretti. O funcionalismo em linguística. In.: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. v. 3. São Paulo: Cortez, 2004, p. 165-218
file:///D:/Downloads/2878-Texto%20do%20artigo-8574-1-10-20140829.pdf
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID6711_19092020110146.pdf 
SAUSSURE
ESTRUTURALISMO
LÍNGUA E FALA
SIGNIFICANTE E SIGNIFICADO
SINTAGMA E PARADIGMA
SINCRONIA E DIACRONIA
COLETIVO
INDIVIDUAL
COMBINAÇÃO
SELEÇÃO
DETERMINADO PERÍODO
TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA
IMAGEM ACÚSTICA
CONCEITO
OBJETO DE ESTUDO DA LINGUÍSTICA UMA SE TORNA ASSISTEMÁTICA, HETEROGÊNEA E CONCRETA A OUTRA SISTEMÁTICA, HOMOGÊNEA E ABSTRATA SENDO PASSIVA DE ANÁLISE INTERNA, NESSE RECORTE SAUSSURE EXCLUÍA A SUBJETIVIDADE DA LINGUAGEM.
FAZ PARTE DE ESTUDO APROFUNDADO EM DETERMINADO PERÍODO SENDO SISTEMÁTICO, GERAL NÃO IMPERATIVO O OUTRO EM OPOSIÇÃO MOSTRA-SE EM SENTIDO ASSISTEMÁTICO E REDUZIDO TRANSFORMADO DEACORDO COM O TEMPO.
O RESULADO DOD DOIS SE CHAMA SIGNO É A PALAVRA E A SUA REPRESENTAÇÃO NO ÂMBITO DA EXPRESSÃO, TENDO DUAS CARACTÉRISTICAS BÁSICASA: A ARBITRARIEDADE E A LINEARIDADE.
RELAÇÃO ONDE UM EIXO DA COMUNICAÇÃO COLOCADO EM ORDEM E O SEGUNDO ESCOLHE OS ELEMENTOS LINGUÍSTICOS UTILIZADOS PARA FIGURAREM O ENUNCIADO.

Continue navegando